Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

“Se esse negócio vender, eu corto meu sa…!”

Muitas vezes, em nome de manter seus bônus, executivos acabam dizendo bobagens

Muitas vezes, em nome de manter seus bônus, executivos acabam dizendo bobagens (Foto: Divulgação)
Muitas vezes, em nome de manter seus bônus, executivos acabam dizendo bobagens (Foto: Divulgação)

Em determinado momento da minha carreira, há muitos anos, fui contratado por uma das maiores empresas brasileiras de seu segmento para ensiná-los a fazer produtos digitais. A proposta era ótima e o desafio estimulante: a companhia havia crescido com um negócio azeitado ao longo de décadas, sendo muito respeitada no mercado. Apenas não sabiam como navegar no mundo dos bytes.

Devidamente empossado e cheio de energia, participei, alguns dias depois, da minha primeira reunião de cúpula. Para meu assombro, ouvi do diretor comercial um comentário sobre meu futuro produto: “se esse negócio vender, eu corto meu saco!”

Confesso que fiquei embasbacado diante de tanta sinceridade empresarial, especialmente de alguém que, a rigor, seria justamente o responsável por tal venda. Por que aquele homem demonstrava uma resistência tão visceral a algo que nunca tinha visto e que, ao que tudo indicava, podia representar o futuro da companhia?

Durante dias, fiquei matutando diante de meu eventual sucesso ameaçar a capacidade reprodutiva do sujeito. Foi quando entendi que o que eu fazia colocava um enorme risco em processos dos produtos tradicionais, amplamente dominados por todas aquelas equipes.

Aquilo vendia como pão quentinho e o referido diretor apenas precisava manter a lenha no forno para garantir seu gordo bônus no fim de ano. A minha presença ali significava, por outro lado, que todos teriam que sair de sua zona de conforto e abraçar o desconhecido.

Depois de mais de um ano de trabalho da minha equipe multidisciplinar com dezenas de pessoas, lançamos o produto. E para minha incredulidade, as vendas não aconteciam! Teria aquele homem antecipado esse fracasso de maneira tão determinante?

Foi quando percebi que a equipe comercial vendia o produto digital como se fosse o tradicional. Oras, ainda que o primeiro pudesse ser considerado a evolução do segundo, ele embutia características e valores diferentes para um público diferente.

A venda não podia ser a mesma! Fizemos então as alterações necessários no processo e –voilà– elas começaram a acontecer.

Fiquei então torcendo para tirar o sujeito no amigo secreto do fim do ano. Já tinha até escolhido o presente, que pode ser visto na foto que ilustra esse artigo.

O medo do desconhecido é um dos principais fatores que impedem a evolução de empresas, podendo colocá-las para fora do mercado. Talvez o exemplo mais emblemático seja o da Kodak, que quase quebrou por não apostar em um produto revolucionário que ela mesma inventou: a fotografia digital. Seus diretores preferiram garantir seus bônus, que vinham das vendas de filmes fotográficos. Resultado: depois de alguns anos, foram extintos como os dinossauros!

A inovação sempre foi necessária. Agora, em um ambiente cada vez mais digital e de fortíssima concorrência, ela se tornou crítica.

A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais acessível, seja pela facilidade de uso, seja nos custos envolvidos. E está disponível a todos que se dispuserem a fazer os movimentos necessários.

Os gestores precisam apenas aprender a correr riscos com inteligência. Ficar parado não é mais uma opção!

Para entender melhor o processo de transformação digital e como a tecnologia está no centro disso, convido você a assistir ao vídeo da minha Pílula de Cultura Digital dessa semana.

Fale comigoVocê busca media training ou social media training? Precisa de ajuda para escrever posts e artigos ou gravar vídeos incríveis para sua carreira ou negócio aparecer bem nas redes sociais? Mande uma mensagem pra mim e vamos bater um papo! Venha aprender comigo a construir sua reputação!

Jornalista, LinkedIn Top Voice, mestre em tecnologia e consultor de transformação digital. Atuo no mundo digital desde os primórdios da internet, participando da criação do UOL, AOL Brasil e Abril Digital. Geek e corinthiano.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Inteligência Artificial

Estudo apresentou modelo de linguagem de grande escala com acesso a dados demográficos

Tecnologia

Emily McDermott, do Canadá, conseguiu faturar 280 mil dólares com o negócio

Tecnologia

Na emblemáticas animação WALL-E o comandante McCrea luta contra o piloto automático da futurista nave Axiom

Tecnologia

Estamos perdendo a capacidade de contemplar e apreciar o belo e o útil?

Tecnologia

Pode acontecer com qualquer um, em qualquer mercado: o produto sensacional simplesmente não emplaca!

Tecnologia

Nos primeiros dias da primitiva Internet ajudei a colocar a Folha de S.Paulo na Internet (a imagem mostra sua primeira home page). Ninguém sabia...

Atualidades

A Apple virou a empresa mais lucrativa do mundo, após o encerramento do seu período fiscal, com receitas de 57,4 bilhões de dólares.

Atualidades

Emissora fez anúncio sobre fim de transmissões da FM em São Paulo nesta terça-feira (12) O Sistema Globo de Rádio anunciou nesta terça-feira (12)...