Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Como o WhatsApp mudou o jeito de vermos filmes e ouvirmos música

Estamos perdendo a capacidade de contemplar e apreciar o belo e o útil?

Cenas em que o capitão Kirk encontra a nave Enterprise pela primeira vez nos filmes de 1979 (acima) e de 2009 (Foto: Reprodução)
Cenas em que o capitão Kirk encontra a nave Enterprise pela primeira vez nos filmes de 1979 (acima) e de 2009 (Foto: Reprodução)

Como amante do cinema, gosto de observar nos filmes os valores e o estilo da sociedade da época em que foram feitos. Mesmo na ficção científica, eles retratam um suposto futuro seguindo os padrões de quando foram criados.

As plataformas de streaming guardam tesouros para ver a evolução disso ao longo do tempo. É interessante notar, nos seus primeiros filmes, James Bond, o espião mais tecnológico do mundo, usando telefones públicos, pois não havia nada parecido a um celular. Sem falar nos seus comportamentos, comuns então, mas reprováveis hoje.

Uma coisa que sempre me chama a atenção nesse exercício é o ritmo dos filmes. Os roteiros precisam refletir a velocidade do seu tempo. Por isso, assistir a um filme dos anos 1980 hoje pode ser uma experiência torturante para muitos. Não pela história ser ruim, mas porque algumas cenas podem parecer extremamente longas para um mundo em que WhatsApps e TikToks aceleram nossas vidas a um nível quase insuportável. Mesmo que não usemos esses produtos especificamente, o meio digital transformou todos nós.

Isso afeta não apenas a maneira como consumimos filmes, músicas e outros conteúdos, mas também a maneira como são produzidos. Roteiristas e compositores precisam fazer essas mudanças ou correm o risco de ficar sem público.

Um exemplo é a cena em que o capitão Kirk encontra pela primeira vez nos filmes a icônica nave Enterprise, na franquia “Star Trek”, algo muito importante para os fãs. No filme de 1979, o ator William Shatner, pôde fazer isso de maneira contemplativa em uma cena de quase cinco minutos (na foto, acima). Já na versão de 2009, Chris Pine tem menos de um minuto para fazer o mesmo de forma bem mais acelerada e intensa (clique nos links para assistir às cenas).

As músicas também sofrem com a “aceleração da vida”. Introduções melodiosas e solos instrumentais desaparecem para que o ouvinte chegue ao clímax logo. As faixas ficam limitadas a três minutos, para evitar que se passe para outra música antes de seu fim. Se isso acontece, os algoritmos podem entender que a música não é tão interessante, tocando-a menos daí em diante.

Os recursos digitais nos transformaram em pessoas ansiosas e podem prejudicar nossa compreensão. Não funcionamos no ritmo de computadores e smartphones e nosso cérebro precisa de tempo para absorver, processar e armazenar as informações.

Estamos perdendo a capacidade de contemplar e apreciar o belo e até o útil. Acelerar músicas para que acabem logo pode estar na moda, mas faz sentido?

A tecnologia nos torna mais produtivos: isso é inegável e bem-vindo. Mas não pode matar aquilo que nos diferencia das máquinas, que é nossa capacidade de olhar a natureza em seu tempo desacelerado e aprender algo assim.

Na sua opinião, como saber que estamos “passando do ponto” nessa “aceleração da vida”?

Para entender melhor esses riscos patrocinados pelas plataformas digitais, convido você a assistir ao vídeo da minha Pílula de Cultura Digital dessa semana.

Fale comigo: Você busca media training ou social media training? Precisa de ajuda para escrever posts e artigos ou gravar vídeos incríveis para sua carreira ou negócio aparecer bem nas redes sociais? Mande uma mensagem pra mim e vamos bater um papo! Venha aprender comigo a construir sua reputação!

Jornalista, LinkedIn Top Voice, mestre em tecnologia e consultor de transformação digital. Atuo no mundo digital desde os primórdios da internet, participando da criação do UOL, AOL Brasil e Abril Digital. Geek e corinthiano.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Tecnologia

Multinacional americana sofreu cyber ataque devastador

Tecnologia

A agência de segurança cibernética dos EUA descobriu bug crítico de injeção de SQL

Inteligência Artificial

Michio Kaku aponta a era quântica como determinante para o futuro

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Tecnologia

Problema afetou milhares de usários do aplicativo de fotos e vídeos

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial pode liderar um mercado com valor de 1 trilhão de dólares

Inteligência Artificial

Pesquisadores utilizaram um modelo de neurônios artificiais

Tecnologia

Washington prevê financiamento bilionário para alimentar o boom da IA