Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

“Ninguém é insubstituível!” Será mesmo?

Nos primeiros dias da primitiva Internet ajudei a colocar a Folha de S.Paulo na Internet (a imagem mostra sua primeira home page). Ninguém sabia direito o que era aquilo ou no que ia dar.

Primeira home page da Folha de S.Paulo na Internet, lançada em 9 de julho de 1995 (Reprodução)
Primeira home page da Folha de S.Paulo na Internet, lançada em 9 de julho de 1995 (Reprodução)

Em 1995, nos primeiros dias da primitiva Internet comercial, ajudei a colocar a Folha de S.Paulo na Internet (a imagem mostra sua primeira home page). Ninguém sabia direito o que era aquilo ou no que ia dar. Alguns colegas até diziam que não passava de um modismo, que, em pouco tempo, ninguém mais falaria de Internet.

Hoje é fácil ver como eles estavam redondamente errados! Mas, lá atrás, investir no online foi uma tremenda aposta minha!

De lá para cá, a Internet e os smartphones se tornaram essenciais em nossas vidas e mudaram nossa relação com a notícia. Isso aniquilou antigos modelos de negócios e muitos veículos de comunicação quebraram.

Sempre que as pessoas encontram uma alternativa mais vantajosa (no que for), trocam pelo novo. Não importa se consumiam o outro produto havia décadas.

Isso também vale para pessoas: gestores mudam funcionários sem pensar duas vezes, quando isso lhes for conveniente, independentemente das contribuições que já tenham dado. A novidade agora é que, mesmo em cargos de hierarquia mais alta ou em posições criativas, a substituição pode acontecer por um sistema de inteligência artificial.

Você já deve ter ouvido falar que “ninguém é insubstituível”. Isso pode até ser verdade, mas não podemos meter todos os profissionais em um mesmo saco, onde agora também querem colocar a IA.

Um bom profissional não é aquele que sempre chega na hora e realiza suas tarefas com afinco. Existem aqueles que querem ir além de suas atribuições, que enxergam o mundo de maneira ampla, que conseguem unir sua equipe para resultados melhores e que antecipam as mudanças.

Esses têm um valor inestimável, pois veem o que seus colegas não conseguem. Em tempos que muito se discute se a IA roubará nossos empregos, tais profissionais estão muito à frente de qualquer um desses sistemas que, por mais incríveis que sejam, não têm a capacidade de transcender, pois são limitados a padrões que aprenderam com coisas que já aconteceram.

Portanto, apesar de ninguém ser insubstituível, a nossa criatividade nos dá uma vantagem enorme sobre aqueles que se limitam a fazer bem suas tarefas e sobre os robôs.

Para entender melhor o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e como se posicionar diante disso, convido você a assistir ao vídeo da minha Pílula de Cultura Digital dessa semana.

Fale comigoVocê busca media training ou social media training? Precisa de ajuda para escrever posts e artigos ou gravar vídeos incríveis para sua carreira ou negócio aparecer bem nas redes sociais? Mande uma mensagem pra mim e vamos bater um papo! Venha aprender comigo a construir sua reputação!

Jornalista, LinkedIn Top Voice, mestre em tecnologia e consultor de transformação digital. Atuo no mundo digital desde os primórdios da internet, participando da criação do UOL, AOL Brasil e Abril Digital. Geek e corinthiano.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

Na emblemáticas animação WALL-E o comandante McCrea luta contra o piloto automático da futurista nave Axiom

Tecnologia

Muitas vezes, em nome de manter seus bônus, executivos acabam dizendo bobagens

Tecnologia

Estamos perdendo a capacidade de contemplar e apreciar o belo e o útil?

Tecnologia

Pode acontecer com qualquer um, em qualquer mercado: o produto sensacional simplesmente não emplaca!

Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei 14.424/2022 que autoriza as operadoras a instalarem infraestrutura de telecomunicações em áreas urbanas, caso o órgão competente não se...

Atualidades

Empresas de telecomunicações iniciaram implantação do 5G no Brasil

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota alertando sobre a venda da vacinas falsas contra a covid-19 na Internet. A equipe da...