Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Quando a decisão afeta todo mundo, ela deve ficar em mãos humanas

Na emblemáticas animação WALL-E o comandante McCrea luta contra o piloto automático da futurista nave Axiom

O comandante McCrea luta contra o piloto automático da nave Axiom, na animação WALL-E (Reprodução)
O comandante McCrea luta contra o piloto automático da nave Axiom, na animação WALL-E (Reprodução)
IA promete ocupar o lugar de muitos seres humanos
Tecnologia

IA: assistente realiza “trabalho de 700 funcionários” e choca web

IA decifrou o segredo do pergaminho
Tecnologia

IA consegue decifrar parte de pergaminho e revela fofoca milenar

Em uma das cenas mais emblemáticas da animação WALL-E (2008), o comandante McCrea luta contra o piloto automático da futurista nave Axiom, cuja inteligência artificial havia decidido que permanecer vagando indefinidamente pelo espaço seria o melhor para seus passageiros. Já o comandante entendia que deveriam voltar à Terra depois de sete séculos, para repovoar o planeta.

Temos muito a aprender com essa cena. Dados nos ajudam enormemente a tomar boas decisões, mas eles não são suficientes. Em muitos casos, a melhor escolha depende do uso de nossas emoções, de nossa humanidade.

A inteligência artificial se baseia em padrões passados para traçar estratégias inéditas, mas ela é incapaz de alterá-los. Por isso, o piloto automático estava disposto até a liquidar seu comandante, pois trabalhava com a informação e uma diretiva de que a Terra era um local insalubre, da época em que a Axiom iniciou sua jornada. McCrea, por sua vez, diante de evidência de que o planeta teria se revitalizado, decidiu que valia a pena arriscar o regresso.

A presença da inteligência artificial vem crescendo geometricamente em nossas vidas. Muitas empresas buscam o desenvolvimento da “inteligência artificial geral”, aquela que não se limitará a desempenhar uma função específica, sendo capaz de “pensar livremente” sobre qualquer tema, como a mente humana. Seus gestores tentam convencer governantes e a população de vários países que esses sistemas seriam a melhor opção para melhorar a vida, “corrigindo imperfeições” de componentes da sociedade, como serviços públicos e instituições.

Se isso se concretizar, correremos sério risco de ver máquinas tomando decisões ruins, apesar de fundamentadas em informações corretas, a exemplo do piloto automático da Axiom. Quando uma escolha afeta a vida de todo mundo, é necessário muito mais que dados: precisamos de sentimentos e de subjetividade, para ver além da frieza dos algoritmos.

Vale lembrar que, na mesma animação, a Terra se tornou um lugar insalubre graças ao consumo desenfreado a partir de campanhas da megacorporação Buy-n-Large, que, em nome de “vender mais para fazer o bem a todos”, provavelmente foram criadas por algoritmos. Devemos evitar ao máximo que uma empresa tão poderosa assim exista, apesar de já termos várias candidatas ao cargo entre as gigantes de tecnologia.

Que fique claro: não combato a inteligência artificial! Pelo contrário, sou um entusiasta da tecnologia, que abre incríveis possibilidades para a humanidade nas mais diversas áreas. Apenas não podemos entregar todas as nossas decisões a máquinas.

Em outro contexto, mas perfeitamente aplicável aqui, o suíço Carl Jung, fundador da psicologia analítica, disse: “conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Por isso, nossa crescente colaboração com as máquinas rende incríveis frutos, mas precisamos continuar controlando o timão da vida com nossa humanidade.

Para entender melhor esses movimentos do avanço da tecnologia em nossa sociedade, convido você a assistir ao vídeo da minha Pílula de Cultura Digital dessa semana.

Fale comigoVocê busca media training ou social media training? Precisa de ajuda para escrever posts e artigos ou gravar vídeos incríveis para sua carreira ou negócio aparecer bem nas redes sociais? Mande uma mensagem pra mim e vamos bater um papo! Venha aprender comigo a construir sua reputação!

Jornalista, LinkedIn Top Voice, mestre em tecnologia e consultor de transformação digital. Atuo no mundo digital desde os primórdios da internet, participando da criação do UOL, AOL Brasil e Abril Digital. Geek e corinthiano.

Advertisement

Recomendadas

Tecnologia

Chatbot no atendimento ao cliente pode cortar 700 empregados

Big Brother Brasil

Motorista de aplicativo não conseguiu reconhecer a visita na casa

Esporte

Astro da NBA teve atuação histórica diante do maior rival

Novelas

Mocinha esconderá o assassinato em um primeiro momento

Tecnologia

Empresa rejeitou a sugestão para que um relatório fosse organizado

Novelas

Novelas

Rapper levou o clima de amor da novela para a vida real

Novelas

Garoto terá conversa séria com José Inocêncio depois do que viu

Novelas

Rapper vai dar vida a um matador e promete muitas cenas agitadas

Novelas

Garoto ficará incomodado com o romance entre Mariana e José Inocêncio

Novelas

Atriz fez texto emocionante para se despedir da personagem

Veja outras relacionadas

Tecnologia

Chatbot no atendimento ao cliente pode cortar 700 empregados

Tecnologia

Empresa rejeitou a sugestão para que um relatório fosse organizado

Tecnologia

Marca se coloca como uma das mais criativas e inovadoras

Tecnologia

Norma prevê possibilidade de cassação do candidato que utilizar o recurso

Tecnologia

Empresa revelou as medidas para manter o domínio de mercado

Tecnologia

Cidades do interior vêm contando com o auxílio de recursos tecnológicos

Tecnologia

Aumento da segurança é o principal objetivo do momento

Tecnologia

Ideia é implantar um centro de engenharia da empresa na cidade