Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Eurovision: 10 revelações do maior espetáculo musical da Europa

Há quase cinco décadas o Eurovision vem lançando grandes mitos da música

Conchita Wurst em apresentação histórica no Eurovision (Foto: Reprodução/BBC TV)
Conchita Wurst em apresentação histórica no Eurovision (Foto: Reprodução/BBC TV)

O Eurovision Song Contest, conhecido simplesmente como Eurovision, é um dos maiores eventos de música do mundo, celebrando a diversidade e o talento musical da Europa. Criado em 1956, o Eurovision surgiu como uma iniciativa para unir os países europeus após a devastação da Segunda Guerra Mundial. Desde então, o concurso tornou-se um fenômeno global, atraindo uma média de mais de 180 milhões de espectadores a cada edição.

As 10 Principais Revelações do Eurovision

Abba (Suécia, 1974): A vitória do Abba com “Waterloo” lançou-os para o estrelato internacional, tornando-os uma das bandas mais icônicas de todos os tempos.

Os suecos do ABBA no Eurovision de 1974 (Foto: Reprodução/BBC TV)
Os suecos do ABBA no Eurovision de 1974 (Foto: Reprodução/BBC TV)

Celine Dion (Suíça, 1988): A participação de Celine Dion no Eurovision alavancou sua carreira, levando-a a se tornar uma das cantoras mais renomadas do mundo.

Julio Iglesias (Espanha, 1970): O Eurovision ajudou a lançar a carreira internacional de Julio Iglesias, um dos artistas latinos mais populares de todos os tempos.

Johnny Logan (Irlanda, 1980 e 1987): Johnny Logan é o único artista a vencer o Eurovision duas vezes como cantor e também como compositor, deixando uma marca indelével no concurso.

Ruslana (Ucrânia, 2004): A performance eletrizante de Ruslana e sua canção “Wild Dances” trouxeram o Eurovision para Kiev e elevaram a visibilidade da Ucrânia.

Lordi (Finlândia, 2006): Com seu visual de monstros e sua música pesada, Lordi conquistou o público com “Hard Rock Hallelujah“, demonstrando a diversidade musical do concurso.

Loreen (Suécia, 2012): Loreen impressionou com sua canção “Euphoria“, que se tornou um hit internacional e redefiniu os padrões de performance no Eurovision.

Conchita Wurst (Áustria, 2014): Conchita Wurst, a drag queen com uma voz poderosa, enviou uma mensagem de tolerância e diversidade ao vencer com “Rise Like a Phoenix”.

Dana International (Israel, 1998): Dana International quebrou barreiras como a primeira artista transgênero a vencer o Eurovision, com a emocionante “Diva”.

Salvador Sobral (Portugal, 2017): Salvador Sobral cativou o mundo com sua interpretação única de “Amar pelos Dois”, conquistando o primeiro lugar e mostrando que a simplicidade também pode brilhar no Eurovision.

Essas revelações do Eurovision são apenas uma pequena amostra do impacto duradouro e da diversidade musical que o concurso oferece, fazendo dele um dos eventos mais assistidos e queridos em todo o mundo.

Nos últimos 10 anos, o Eurovision passou por uma evolução significativa, adaptando-se às tendências musicais contemporâneas e à crescente influência das redes sociais. O concurso continuou a celebrar a diversidade musical da Europa, apresentando uma ampla variedade de gêneros, desde pop e baladas emocionais até músicas eletrônicas inovadoras. A cada edição, o Eurovision tem sido palco de performances cada vez mais elaboradas e espetaculares, com artistas explorando novos horizontes em termos de cenografia, efeitos visuais e coreografia, o que contribuiu para a manutenção de sua relevância cultural e sua posição como um dos programas de entretenimento mais assistidos do mundo.

Além disso, o Eurovision tem se destacado por abraçar temas de inclusão e diversidade, abrindo espaço para artistas que desafiam normas de gênero, identidade e estilo, como Conchita Wurst e Netta. Esses artistas não apenas conquistaram o público, mas também transmitiram mensagens poderosas de aceitação e respeito. O Eurovision continua a ser uma plataforma única para artistas emergentes e consagrados, permitindo que eles alcancem uma audiência global e deixem uma marca indelével na história da música.

Written By

Produtora de conteúdo, especialista em BBB e TV, apaixonada por bastidores. Amo correr nos parques de São Paulo, em especial no Ibirapuera.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Música

Cantora trava uma batalha desde 2022 contra a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR)

Música

As 500 melhores canções pop de todos os tempos segundo a Billboard

Música

Anni-Frid Synni Lyngstad ficou carinhosamente conhecida como Frida do ABBA

Música

Agnetha, a voz suave e marcante do ABBA (Foto: Instagram/Reprodução)

Música

O ABBA é um dos maiores sucessos da música Pop de todos os tempos

Música

Cantora publicou mensagem em seus perfis oficias confirmando o cancelamento

Música

Depois de uma longa espera, o Eurovision voltou

Família Real

Segundo fontes próximas à Duquesa, Kate é uma pianista talentosa e adora tocar piano