Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Dia Mundial do Turismo: Explore, Descubra e Celebre a data

No dia do turismo uma lista da dez maravilhas modernas do mundo

A ópera de Sidney ao entardecer (Foto: Rosino/CC-3.0)
A ópera de Sidney ao entardecer (Foto: Rosino/CC-3.0)

Hoje, 27 de setembro, é um dia especial para todos aqueles que têm uma paixão por explorar novos lugares, culturas e experiências incríveis. É o Dia Mundial do Turismo, uma ocasião que nos convida a celebrar o incrível mundo que nos rodeia e a riqueza de diversidade que ele oferece. Vamos explorar o que torna este dia tão especial e, em seguida, embarcar em uma emocionante jornada pelas maravilhas modernas do mundo.

A Origem do Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo foi criado para celebrar e promover o turismo como uma força poderosa para a compreensão mútua, paz e desenvolvimento. Esta iniciativa foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980, e desde então, tem sido comemorada todos os anos em 27 de setembro.

O objetivo é destacar o papel fundamental do turismo na construção de um mundo mais tolerante, conectado e sustentável. Cada ano, o Dia Mundial do Turismo foca em um tema específico, desde a importância da diversidade cultural até a promoção do turismo rural, passando pelo turismo comunitário e muito mais.

Celebrando a Diversidade do Nosso Planeta

O turismo nos permite explorar, aprender e apreciar a riqueza de nosso planeta. É uma oportunidade de experimentar novos sabores, abraçar diferentes tradições e criar memórias que durarão para sempre. Além disso, o turismo também desempenha um papel vital na economia global, oferecendo empregos e oportunidades para as comunidades locais em todo o mundo.

Descubra as Maravilhas Modernas do Mundo

Neste Dia Mundial do Turismo, que tal planejar uma aventura incrível? Uma ótima maneira de celebrar é explorar algumas das maravilhas modernas do mundo. Aqui estão algumas sugestões emocionantes:

A Grande Muralha da China: Esta maravilha antiga e colossal é um testemunho da engenhosidade humana e oferece vistas espetaculares. A Grande Muralha da China é uma proeza monumental da engenharia e um tesouro histórico do mundo. Estendendo-se por milhares de quilômetros através do norte da China, esta impressionante estrutura foi construída ao longo de séculos para proteger o império chinês de invasões. Com suas torres de vigia, passagens sinuosas e uma presença imponente no topo das colinas e montanhas, a Grande Muralha cativa a imaginação de todos que a visitam. Além de seu valor histórico, oferece vistas espetaculares da paisagem chinesa e é um lembrete duradouro da engenhosidade e perseverança humanas na busca pela defesa e unidade.

A grande muralha da China (Foto: Severin.stalder, CC BY-SA 3.0)
A grande muralha da China (Foto: Severin Stalder, CC BY-SA 3.0)

O Cristo Redentor, Brasil: Este ícone do Rio de Janeiro abençoa a cidade com sua presença majestosa, proporcionando vistas deslumbrantes. O Cristo Redentor, localizado no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, é uma imponente estátua que se tornou um ícone global e um símbolo do Brasil. Com seus braços abertos, a estátua de Jesus Cristo abençoa a cidade maravilhosa e oferece vistas deslumbrantes da baía do Rio e das praias de Copacabana e Ipanema. Além de seu significado religioso, o Cristo Redentor é uma obra-prima da arquitetura e um testemunho do talento dos artistas brasileiros. É um local de peregrinação espiritual e também um destino turístico imperdível para quem visita o Rio de Janeiro, proporcionando uma experiência que combina fé, cultura e beleza natural em um só lugar.

Vista aérea do Cristo Redentor (Foto: Chensiyuan - Creative Commons)
Vista aérea do Cristo Redentor (Foto: Chensiyuan – Creative Commons)

Machu Pichu, Peru: Esta cidade inca perdida nas montanhas é uma obra-prima arqueológica que vai te transportar para o passado. Machu Picchu, situada nas majestosas montanhas dos Andes peruanos, é uma das maravilhas arqueológicas mais icônicas do mundo. Esta cidade inca perdida, que remonta ao século XV, é um testemunho da engenhosidade e habilidade arquitetônica da civilização inca. Cercada por uma paisagem deslumbrante de picos montanhosos, Machu Picchu é famosa por suas intrincadas estruturas de pedra, terraços agrícolas e vistas panorâmicas que tiram o fôlego. Uma visita a este sítio arqueológico é uma viagem no tempo, proporcionando uma compreensão fascinante da rica história e cultura dos incas, enquanto você se maravilha com sua beleza atemporal.

Vista aérea do pico de Machu Pichu (Chensiyuan/CC)
Vista aérea do pico de Machu Pichu (Chensiyuan/CC)

Petra, Jordânia: Conhecida como a “Cidade Rosa“, Petra é uma cidade escavada em pedra que exala mistério e beleza. Petra, a “Cidade Rosa” da Jordânia, é um tesouro arqueológico escondido entre desfiladeiros de arenito que continua a fascinar o mundo com sua beleza misteriosa. Esculpida há mais de dois mil anos pelos antigos nabateus, Petra é famosa por suas deslumbrantes fachadas esculpidas na rocha, incluindo a icônica fachada do Tesouro (Al-Khazneh), que se destaca como um ícone do Oriente Médio. Ao percorrer os estreitos desfiladeiros e explorar as ruínas bem preservadas desta cidade antiga, os visitantes são transportados para um passado distante e intrigante, onde história, arquitetura e paisagem se entrelaçam para criar uma experiência verdadeiramente única e inesquecível.

Ruínas de Petra na Jordânia (Foto: Michael Gunther/CC)
Ruínas de Petra na Jordânia (Foto: Michael Gunther/CC)

O Coliseu, Itália: Este anfiteatro romano é um símbolo da grandiosidade do Império Romano e é uma visita obrigatória em Roma.

O Coliseu, localizado no coração de Roma, é um testemunho imponente da grandiosidade do Império Romano. Este anfiteatro monumental, construído no século I d.C., era o palco de espetáculos épicos, incluindo lutas de gladiadores e eventos esportivos, que atraíam multidões entusiasmadas. Hoje, o Coliseu é um dos locais mais visitados do mundo, um marco icônico que nos conecta ao esplendor e à rica história de Roma Antiga.

Roma, a Cidade Eterna, é um destino de viagem verdadeiramente inigualável. Com mais de 2.500 anos de história, Roma é um museu a céu aberto, onde monumentos antigos, igrejas renascentistas e praças charmosas coexistem harmoniosamente. A cidade é um testemunho da evolução da civilização ocidental, com sua influência política, cultural e religiosa que ecoa através dos séculos. Além dos locais históricos, a culinária romana é um deleite para os sentidos, e a hospitalidade italiana calorosa torna Roma um lugar onde o passado e o presente se encontram em uma fusão cativante.

Visão panorâmica do interior do Coliseu (Foto: Wikcommons)
Visão panorâmica do interior do Coliseu (Foto: Wikcommons)

A Estátua da Liberdade, EUA: Um ícone da liberdade e da democracia, esta estátua é uma visão emocionante na cidade de Nova York. A Estátua da Liberdade, localizada na Ilha da Liberdade na cidade de Nova York, é um ícone duradouro da liberdade e da democracia. Um presente da França para os Estados Unidos em 1886, esta colossal estátua personifica a amizade entre as duas nações e serve como um farol de esperança e inspiração para milhões de pessoas que chegaram a estas costas em busca de uma vida melhor. Com sua tocha erguida e coroa de sete pontas representando os sete continentes, a Estátua da Liberdade é um símbolo da promessa americana de liberdade, oportunidade e igualdade para todos. Ela permanece como uma lembrança vívida dos ideais que os Estados Unidos representam e continua a receber visitantes do mundo inteiro em busca de inspiração e significado.

A Grande Pirâmide de Gizé, Egito: Um dos monumentos mais icônicos da humanidade, com um fascínio que persiste por milênios.

Gizé, localizada nos arredores do Cairo, no Egito, é uma região mundialmente famosa por ser o lar das icônicas Pirâmides de Gizé, incluindo a Grande Pirâmide de Quéops, que é uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e uma das estruturas mais reconhecíveis da história da humanidade.

As Pirâmides de Gizé, construídas há mais de 4.500 anos, são um testemunho da engenhosidade e habilidade dos antigos egípcios. Elas serviram como túmulos para os faraós e estão repletas de mistérios e enigmas que continuam a intrigar arqueólogos e pesquisadores até hoje.

Além das pirâmides, Gizé abriga a majestosa Esfinge, uma colossal estátua com a cabeça de um faraó e o corpo de um leão, que tem guardado as pirâmides por milênios. A Esfinge é uma figura misteriosa e enigmática que desafia a compreensão e a imaginação de quem a contempla.

Gizé é um destino turístico de renome mundial, atraindo visitantes de todas as partes do globo que vêm para admirar a grandiosidade das pirâmides, explorar a rica história do Antigo Egito e contemplar o enigma que envolve essa antiga maravilha arquitetônica. É um lugar onde o passado se encontra com o presente, e onde a majestade da civilização egípcia perdura através dos séculos.

Necrópole de Gizé com as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos (Foto: RicardoLiberato - CC)
Necrópole de Gizé com as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos (Foto: RicardoLiberato – CC)

A Ópera de Sydney, Austrália: Um feito arquitetônico que oferece uma experiência cultural inesquecível. A Ópera de Sydney é um marco arquitetônico e cultural que embeleza as margens do Porto de Sydney, na Austrália. Projetada pelo renomado arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, esta obra-prima arquitetônica é uma fusão brilhante de forma, função e inovação. Com suas icônicas conchas brancas, a Ópera de Sydney é muito mais do que um local de espetáculos de classe mundial; é um símbolo da criatividade humana e um ponto de encontro para as artes e a cultura. A sua presença majestosa nas águas do porto e a sua acústica notável a tornam uma das casas de ópera mais celebradas do mundo, e um destino imperdível para os amantes da música e da arquitetura.

O Muro de Berlim, Alemanha: Um símbolo de reunificação e um pedaço da história recente. O Muro de Berlim foi uma divisão física e emocional que separou a cidade de Berlim e simbolizou a Guerra Fria por quase três décadas. Construído em 1961, ele representava a divisão entre o bloco oriental comunista e o bloco ocidental democrático. Além de ser uma barreira física, o Muro de Berlim também representava a divisão das famílias e das esperanças de um povo. Sua queda em 1989 marcou o fim da Guerra Fria e trouxe um momento histórico de reunificação e esperança, não apenas para Berlim, mas para o mundo inteiro. Hoje, os fragmentos preservados do Muro de Berlim servem como um lembrete tangível da resiliência humana e da busca universal pela liberdade e unidade.

O Taj Mahal, Índia: Uma prova de amor eterno e um exemplo supremo de arquitetura majestosa. O Taj Mahal, situado às margens do rio Yamuna em Agra, Índia, é uma das maravilhas arquitetônicas mais deslumbrantes e românticas do mundo. Construído pelo imperador mogol Shah Jahan como um tributo à sua amada esposa Mumtaz Mahal, que faleceu durante o parto, o Taj Mahal é uma obra-prima de mármore branco que exala uma beleza etérea. Com suas cúpulas imponentes, minaretes graciosos e intrincados detalhes em pedra, ele se destaca como uma expressão atemporal de amor e devoção. Ao longo dos anos, o Taj Mahal tem atraído visitantes de todo o mundo, que ficam maravilhados com sua elegância e simbolismo. É um local onde a história, a arquitetura e a emoção se entrelaçam, criando uma experiência verdadeiramente cativante.

Monumento arqueológico Taj Mahal na Índia (Foto: Asitjain/Wikimedia Commons)
Monumento arqueológico Taj Mahal na Índia (Foto: Asitjain/Wikimedia Commons)

Neste Dia Mundial do Turismo, aventure-se pelo mundo e celebre a diversidade que o nosso planeta oferece. Lembre-se, o turismo não apenas enriquece nossas vidas, mas também conecta nossos corações e mentes em um esforço conjunto para construir um mundo melhor. Portanto, vá lá fora, explore, descubra e celebre! O mundo está esperando por você.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Netflix

Longa indiano gerou enorme debate por conta de uma das cenas

Esporte

Duelo da sexta rodada promete muita emoção aos amantes do futebol

Curiosidades

Dia Internacional da Não Violência é uma homenagem ao aniversário de Mahatma Gandhi

Mundo

De viagem espacial ä casas flutuantes no mar, são as opções de turismo de super-luxo

Curiosidades

Os Anunakis são uma das figuras mais intrigantes e enigmáticas da história mundial.

Curiosidades

Conan, DNA, Anunakis, sumérios, aliens e as teorias mais surpreendentes sobre a civilização

Atualidades

Confira 7 dicas de hotéis que estão com pacotes especiais para presentear sua mãe

Atualidades

Agência oferece opções incríveis, seguras e mais econômicas para viajantes