Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Hoje é dia internacional da não-violência em homenagem a Gandhi

Dia Internacional da Não Violência é uma homenagem ao aniversário de Mahatma Gandhi

Gandhi foi um personagem histórico que inspirou um filme ganhador do Oscar (Foto: Reprodução)
Gandhi foi um personagem histórico que inspirou um filme ganhador do Oscar (Foto: Reprodução)

No dia 2 de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Não Violência. Esta data é uma homenagem ao aniversário de Mahatma Gandhi, líder pacifista e defensor dos direitos civis na Índia, que nasceu em 2 de outubro de 1869. Mahatma Gandhi é conhecido por sua filosofia de resistência não violenta, que desempenhou um papel crucial na luta pela independência da Índia do domínio britânico.

O Dia Internacional da Não Violência é uma oportunidade para lembrar o legado de Gandhi e promover a cultura da paz e da não violência em todo o mundo. As comemorações desta data muitas vezes incluem eventos educacionais, culturais e sociais que destacam a importância da resolução pacífica de conflitos e do respeito pelos direitos humanos. É um lembrete de que a não violência é uma poderosa ferramenta para a transformação social e política.

Mahatma Gandhi, cujo nome completo era Mohandas Karamchand Gandhi, foi uma figura histórica ímpar e um dos líderes mais influentes do século XX. Ele nasceu em 2 de outubro de 1869, em Porbandar, na Índia, e faleceu em 30 de janeiro de 1948. Gandhi é conhecido principalmente por seu papel na luta pela independência da Índia do domínio britânico, mas seu legado vai além disso, abrangendo princípios de não violência, resistência pacífica e defesa dos direitos humanos.

Aqui estão alguns aspectos importantes da vida e do legado de Mahatma Gandhi:

Líder da Independência Indiana: Gandhi emergiu como o líder do movimento de independência da Índia, que buscava libertar o país do domínio britânico. Sua abordagem era baseada na não violência, desobediência civil e resistência pacífica. Ele liderou campanhas, como a Marcha do Sal (Salt March) em 1930, que protestava contra os impostos britânicos sobre o sal, e o movimento Quit India em 1942, que buscava a retirada britânica da Índia.

Filosofia da Não Violência (Ahimsa): Gandhi foi um defensor ferrenho da não violência (ahimsa), acreditando que era o caminho para a justiça e a mudança social. Ele ensinou que a não violência não era apenas a ausência de violência física, mas também a ausência de ódio e hostilidade em relação aos outros.

Desobediência Civil: Gandhi defendia a desobediência civil como uma forma de resistência não violenta. Isso envolvia a recusa pacífica em obedecer a leis injustas, buscando chamar a atenção para as injustiças e forçar mudanças políticas.

Jejuns: Gandhi frequentemente usava a técnica do jejum como uma forma de protesto não violento. Seus jejuns eram usados para chamar a atenção para questões como a harmonia religiosa, os direitos dos intocáveis (dalits) e a independência da Índia.

Vestimenta Simples: Gandhi era conhecido por sua vestimenta simples, que incluía um dhoti (vestimenta tradicional indiana) e um xale. Sua escolha de roupas refletia seus princípios de simplicidade e rejeição ao materialismo.

Respeito pela Diversidade Religiosa: Gandhi era um defensor da igualdade religiosa e da convivência pacífica entre as diferentes religiões na Índia. Ele trabalhou para promover a harmonia religiosa e rejeitou qualquer forma de fanatismo religioso.

Legado Duradouro: O legado de Gandhi continua a influenciar líderes e movimentos de resistência não violenta em todo o mundo. Sua filosofia de não violência inspirou figuras como Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela em suas lutas por direitos civis e justiça.

Assassinato Trágico: Gandhi foi tragicamente assassinado em 30 de janeiro de 1948 por um extremista hindu que se opunha a suas políticas de harmonia religiosa. Sua morte foi lamentada não apenas na Índia, mas em todo o mundo.

Mahatma Gandhi é lembrado como um dos grandes líderes da história que defendeu princípios de justiça, igualdade e não violência. Seu legado perdura como um farol de esperança e inspiração para aqueles que buscam mudanças positivas no mundo.

Se você se interessou pela vida de Gandhi, temos uma dica, assista o filme ‘Gandhi’, vencedor de 8 estatuetas do Oscar (inclusive de melhor filme e melhor ator). No filme temos um retrato inspirador da vida do líder indiano que por meio da não violência mostrou ao mundo o poder da resistência pacífica na luta por justiça e liberdade e da não violência.

Written By

Leitor voraz de tudo sobre esportes e cinema. Escrevo sobre cena musical, shows, tecnologia e cinema. Viciado em 007, Missão Impossível e Universo Marvel desde os '80. Amo futebol no estádio e torcer pelo meu Vascão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Cinema

Ator ganhou o Oscar e teve os valores revelados pela participação no filme

Cinema

Ator entregou o prêmio de Cillian Murphy durante o Oscar

Cinema

Diretor de Oppenheimer já chegou ao total de US$ 100 milhões

Cinema

Ator afirmou que o formato do anúncio foi escolhido pela produção do evento

Cinema

Filme dirigido por Christopher Nolan levou sete estatuetas para casa

Cinema

Filme segue em destaque em todas as premiações do cinema mundial

Cinema

Premiação acontece no dia 10 de março e promete muitas emoções

Netflix

Longa indiano gerou enorme debate por conta de uma das cenas