Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Morre a lenda rock Jerry Lee Lewis

Cantor morreu os Estados Unidos aos 87 anos

Jerry Lee Lewis, ícone do rock, morreu aos 87 anos (Montagem/Instagram)
Jerry Lee Lewis, ícone do rock, morreu aos 87 anos (Montagem/Instagram)

O cantor Jerry Lee Lewis morreu nesta sexta-feria (28) aos 87 anos, de causas naturais, disse seu agente, Zach Farnum, à CNN. Dos três artistas brancos mais importantes do rock’n’roll nos anos 1950, Jerry Lee Lewis foi o que teve vida mais longa e estrelato mais breve. Jerry Lee desafiou o sistema, e este o atirou ao ostracismo em apenas um ano -o pianista e cantor nunca mais recuperou a popularidade atingida em 1957.

O fato mais determinante na carreira de Jerry Lee não foi a selvageria de sua performance no palco nem a altíssima energia sexual de sua música -ele ficou indelevelmente marcado ao se casar, em 1957, com uma prima de 13 anos. A indústria do entretenimento respondeu com um boicote ao músico. Na década seguinte, ele sobreviveria como intérprete de country music; apenas nos anos 1980 sua imagem seria resgatada para se tornar ídolo “cult” de uma nova geração de roqueiros.

Jerry Lee nasceu em uma família pobre de Ferriday, Louisiana -no cinturão bíblico do sul dos Estados Unidos, onde a igreja protestante desempenha um papel de destaque nas relações sociais e políticas. Autodidata, tocava e cantava na igreja local desde a infância. Ganhou o primeiro piano aos 10 anos, graças a um empréstimo, contraído pelo pai, em que a casa dos Lewis era a garantia. Aos 14, estreou no show business, apresentando-se na inauguração de uma concessionária de carros local. O garoto era influenciado pela música caipira que tocava então no rádio –Hank Williams, Jimmie Rodgers e Ray Price, entre outros.

Em 1956, Jerry Lee estava em Memphis, Tennessee, onde a lendária gravadora Sun recrutava artistas que misturavam o som negro do rythm and blues com o country and western. Seu primeiro compacto para o selo foi um cover de “Crazy Arms” -uma balada em estilo sertanejo norte-americano cujo narrador lamenta a perda de seu amor para outro homem.

O single vendeu 300 mil cópias, o que fez de Jerry Lee um astro regional. No final do ano, enquanto trabalhava como músico de estúdio para Carl Perkins, a sessão foi “invadida” por Elvis Presley e Johnny Cash -o resultado da “jam session” transformou-se no disco “The Million Dollar Quartet”, lançado somente em 1981.

O sucesso de “Crazy Arms” foi seguido de uma turnê em que o jovem músico desenvolveu sua postura amalucada no palco -chutava para longe o banquinho do piano e tocava em pé, martelando as teclas violentamente. Nascia “The Killer” (“O Matador”), epíteto que acompanhou Jerry Lee ao longo de sua carreira.

No ano seguinte, 1957, o matador se tornou a grande cartada do empresário Sam Phillips, dono da gravadora Sun, que havia recentemente perdido Elvis para a RCA. A aposta começou a dar certo em abril, quando Jerry Lee lançou “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”, que atingiu o topo de parada de R&B da revista “Billboard”. Tratava-se de um blues gravado originalmente pela cantora negra Big Maybelle “-nas mãos de Jerry Lee, tornou-se um rock acelerado em que o piano frenético do “Killer” desenvolvia todo seu potencial.

Os dois compactos seguintes, “Great Balls of Fire” e “Breathless”, iam na mesma toada e definiram a transformação de Jerry Lee -em poucos meses, ele passou de caipira xucro a astro internacional.

Foi justamente num giro pelo exterior que veio a queda, tão rápida, drástica e espetacular quanto a ascensão. Em maio de 1958, ele foi recebido no aeroporto de Heathrow, em Londres, por um séquito de repórteres interessados não em música, mas em fofocas para os tabloides que os empregavam. Um desses jornalistas era Paul Tanfield, do “Daily Mail”, que perguntou a Lewis a idade da jovem esposa que o acompanhava. “Quinze”, mentiu o roqueiro. Myra Gale Brown tinha 13 anos, nove a menos que o marido, seu primo-irmão.

O escândalo foi para a capa de todos os tabloides britânicos. A turnê foi cancelada. Nos Estados Unidos, os discos de Jerry Lee foram banidos das estações de rádio. O cachê do artista caiu e US$ 10 mil para US$ 250 por apresentação.

Após dez anos de investidas frustradas para furar o bloqueio imposto pela indústria do pop, Lewis mudou de estratégia em 1968 -tornou-se um intérprete de country music. Até 1977, colocou 17 músicas entre as dez mais tocadas nas rádios especializadas nesse segmento.

Também vimos música nestas notícias e fotos

Henrique & Juliano levam Surreal para Belo Horizonte. O projeto da dupla mais ouvida do país desembarca na capital mineira em 10 de dezembro, no Mineirão. Veja mais sobre música nessa notícia.

Baby do Brasil e Pepeu Gomes apresentam show da turnê “140 Graus” em BH. Apresentação acontece no dia 11 de novembro, comemorando os 70 anos de idade dos artistas . Veja mais sobre música nessa notícia.

Beyoncé confirma turnê para “meados de 2023”. Turnê ganha músicas novas do seu disco “RENAISSANCE”. Veja mais sobre música nessa notícia.

Francinne, cantora de k-pop, desembarca na Ásia Oriental. Coreia do Sul será a nova casa da cantora nos próximos meses. Veja mais sobre música nessa notícia.

Ingressos para o Lolla Day do sábado esgotam em menos de 12 horas. Neste dia acontece o tão esperado show do Blink-182 no Brasil. Veja mais sobre música nessa notícia.

Capital Inicial resgata “Noite e Dia”, balada Lado B, com arranjo de cordas. Grupo revisitou a faixa no projeto “Capital Inicial 4.0”, agora com um novo arranjo. Veja mais sobre música nessa notícia.

Prêmio Multishow 2022 celebra os fãs e agita o Twitter. Premiação entrou para os Assuntos do Momento. Jão e Glória Groove foram os artistas mais mencionados. Veja mais sobre música nessa notícia.

Festival Novabrasil celebra cultura popular brasileira. Um final de semana de muita música e celebração ao cancioneiro nacional, assim pode ser definido o reencontro do Festival Novabrasil com o seu público. A edição “Chega de Saudade” reuniu mais de 15 mil pessoas entre os dias 15 e 16 de outubro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Passando pelo samba de Jorge Aragão, […]. Veja mais sobre música nessa notícia.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Esporte

Maior nome da história do futebol alemão nos deixou nesta segunda (8)

Esporte

Corpo do Velho Lobo foi enterrado no Cemitério São João Batista

Esporte

Presidente do Brasil enalteceu o papel do ídolo do futebol mundial

Esporte

Velho Lobo poderá receber as últimas homenagens dos amantes do futebol

Esporte

Velho Lobo conquistou quatro títulos de Copa do Mundo em sua história

Esporte

Velho Lobo se tornou uma das maiores figuras da história do futebol mundial

Famosos

Cantor sertanejo faleceu aos 41 anos durante cirurgia no coração

Famosos

Cantor sertanejo faleceu aos 41 anos durante cirurgia no coração