Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Boas noites de sono podem ser chave do sucesso no trabalho

Segundo especialista em Medicina do Sono, noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal

noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal
noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal (Divulgação)

É cada vez mais evidente que uma boa noite de sono causa efeitos muito positivos no organismo, refletindo diretamente na disposição e produtividade apresentadas ao desempenhar as atividades do dia a dia.

De acordo com o Dr. Gleison Marinho Guimarães, médico especialista em pneumologia com residência pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – SBPT, produtivas são aquelas pessoas que fazem seu tempo render mais e, para isso, dormir bem é fundamental. “Quando alguém não dorme o suficiente ou de forma adequada, é comum que no dia seguinte essa pessoa esteja em um estado maior de fadiga, principalmente porque não houve o descanso necessário e o corpo ainda precisa se recuperar. Com isso, esse indivíduo não tem a mesma capacidade de executar suas atividades pessoais e profissionais, podendo cometer erros que não cometeria se estivesse completamente descansado. Por outro lado, uma noite de sono bem aproveitada é primordial para elevar o rendimento de qualquer pessoa, melhorando a produtividade e os resultados apresentados”, pontua.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Bons líderes precisam de bom sono

No caso de um cargo de liderança, por exemplo, a importância do sono é ainda maior. “Líderes e gestores, geralmente, acumulam funções de impacto em uma companhia. Portanto, descansar bem é fundamental para ter a disposição de comandar uma equipe no dia seguinte. Os colaboradores de uma empresa costumam ser contagiados por seus líderes, tanto positiva quanto negativamente”, declara Dr. Gleison Marinho.

Para o especialista em Medicina do Sono, existem algumas dicas que podem estabelecer uma rotina de sono inteligente, capaz de aumentar a produtividade e a disposição no ambiente de trabalho. “Primeiramente, é fundamental entender as necessidades do próprio corpo. Se prender ao clássico conceito de dormir oito horas por dia é um bom pontapé inicial, mas esse não deve ser o único indicador levado em consideração. A necessidade de sono varia de acordo com cada pessoa, por isso é importante que cada um entenda o seu próprio organismo. Alguns se sentem bem dormindo apenas seis horas por dia, enquanto outros precisam de até 10 horas para estarem com toda a disposição necessária no dia seguinte. É importante ter algum autoconhecimento nesse sentido antes de introduzir regras sobre o próprio sono”, pontua.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A importância de uma rotina

Estabelecer uma rotina de sono também pode ser um passo importante neste sentido. “É muito difícil manter a disciplina e ir para a cama sempre no mesmo horário. No entanto, se levarmos em consideração que temos um horário fixo para acordarmos durante a semana, é recomendável ter o mesmo rigor sobre o momento certo de ir descansar. Se o horário definido for 22 horas, por exemplo, será necessário adequar os compromissos noturnos a essa rotina, mitigando as chances de dormir em um horário completamente fora do que foi estabelecido”, relata o médico formado pela UFRJ.

O especialista acredita que criar um ambiente propício ao sono também pode ser um passo valioso em busca de noites bem dormidas. “Deve-se desenvolver um ambiente que inspire tranquilidade e permita que o sono seja, realmente, um combatente do cansaço. Evite a possibilidade de claridade entrando no cômodo, seja pelas janelas, telas de televisão e até mesmo o celular, e esteja atento em relação a cama e os travesseiros, que devem oferecer o máximo de conforto para que o cérebro compreenda esse ambiente como um lugar de repouso, entrando com mais facilidade em um estado que favoreça um sono pleno e restaurador”, finaliza.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Você já participou do Prêmio Tudo Pop? Vamos lá?
O Tudo Pop está comemorando 5 anos no ar, e para celebrar estamos realizando o Prêmio Tudo Pop melhores do Ano.
A escolha dos premiados é totalmente online e interativa, você internauta é o nosso jurado e vai poder escolher os melhores do ano! Participe e indique seus eleitos.

Quero participar do Prêmio Tudo Pop!

Também vimos Saúde nestas notícias e fotos

Censo do sexo: como anda a qualidade da vida sexual do brasileiro?. 87% dos brasileiros afirmam já terem sentido ansiedade ou pressão sexual . Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Queda de cabelo: o que está por trás?. Qualidade do sono, além de outros fatores, são fundamentais para a saúde capilar. Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Brasil ganha massagem para chamar de sua: Brazilian Massage. Buddha Spa implementa terapia na rede e possibilita a adoção do novo protocolo utilização nacional e internacionalmente . Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como aumentar a produção de colágeno e manter uma pele firme e saudável. Esteticista dermaticista explica medidas e tratamentos ideais . Então veja maissobre Saúde nessa notícia.

Larissa Manoela revela doença e desabafa: “Não é fácil ser mulher”. Atriz revelou nas redes diagnóstico de endometriose. Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Quais as chances e riscos de engravidar após os 50. A atriz Claudia Raia anunciou nova gravidez aos 55. Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Televisão

Internautas criticaram forte a postura do narrador com a comentarista nas transmissões

Televisão

Apresentadora não aguentou ao rever cena hilária com jogador de Gana

Música

Vendas para o último show iniciaram a partir das 12h desta quinta-feira (01/12)

Famosos

Cantor confirmou que vai registrar participação com a ex no "The Masked Singer"

Famosos

Atriz ostenta beleza e visual com cabelos cacheados e ganha elogios

Netflix

Casal abriu sua intimidade para produção que promete abalar Família Real

Especial para você

Famosos

Cantora surpreendeu público de show que a apoiou e aplaudiu

Famosos

Influenciadora carioca comemora o sucesso nas redes sociais

Bombando

Pesquisa exclusiva revelou os principais fetiches dos brasileiros

Atualidades

Um clássico da coquetelaria que, de tão popular, ganhou uma data comemorativa: 19 de outubro é o Dia Internacional do Gin Tônica

Música

Rolling Stone Music&Run acontece dia 19 de novembro no Memorial da América Latina em São Paulo

Saúde

87% dos brasileiros afirmam já terem sentido ansiedade ou pressão sexual

Saúde

Qualidade do sono, além de outros fatores, são fundamentais para a saúde capilar

Atualidades

Buddha Spa implementa terapia na rede e possibilita a adoção do novo protocolo utilização nacional e internacionalmente

Advertisement