Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Boas noites de sono podem ser chave do sucesso no trabalho

Segundo especialista em Medicina do Sono, noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal

noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal
noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal (Divulgação)

É cada vez mais evidente que uma boa noite de sono causa efeitos muito positivos no organismo, refletindo diretamente na disposição e produtividade apresentadas ao desempenhar as atividades do dia a dia.

De acordo com o Dr. Gleison Marinho Guimarães, médico especialista em pneumologia com residência pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – SBPT, produtivas são aquelas pessoas que fazem seu tempo render mais e, para isso, dormir bem é fundamental. “Quando alguém não dorme o suficiente ou de forma adequada, é comum que no dia seguinte essa pessoa esteja em um estado maior de fadiga, principalmente porque não houve o descanso necessário e o corpo ainda precisa se recuperar. Com isso, esse indivíduo não tem a mesma capacidade de executar suas atividades pessoais e profissionais, podendo cometer erros que não cometeria se estivesse completamente descansado. Por outro lado, uma noite de sono bem aproveitada é primordial para elevar o rendimento de qualquer pessoa, melhorando a produtividade e os resultados apresentados”, pontua.

Bons líderes precisam de bom sono

No caso de um cargo de liderança, por exemplo, a importância do sono é ainda maior. “Líderes e gestores, geralmente, acumulam funções de impacto em uma companhia. Portanto, descansar bem é fundamental para ter a disposição de comandar uma equipe no dia seguinte. Os colaboradores de uma empresa costumam ser contagiados por seus líderes, tanto positiva quanto negativamente”, declara Dr. Gleison Marinho.

Para o especialista em Medicina do Sono, existem algumas dicas que podem estabelecer uma rotina de sono inteligente, capaz de aumentar a produtividade e a disposição no ambiente de trabalho. “Primeiramente, é fundamental entender as necessidades do próprio corpo. Se prender ao clássico conceito de dormir oito horas por dia é um bom pontapé inicial, mas esse não deve ser o único indicador levado em consideração. A necessidade de sono varia de acordo com cada pessoa, por isso é importante que cada um entenda o seu próprio organismo. Alguns se sentem bem dormindo apenas seis horas por dia, enquanto outros precisam de até 10 horas para estarem com toda a disposição necessária no dia seguinte. É importante ter algum autoconhecimento nesse sentido antes de introduzir regras sobre o próprio sono”, pontua.

A importância de uma rotina

Estabelecer uma rotina de sono também pode ser um passo importante neste sentido. “É muito difícil manter a disciplina e ir para a cama sempre no mesmo horário. No entanto, se levarmos em consideração que temos um horário fixo para acordarmos durante a semana, é recomendável ter o mesmo rigor sobre o momento certo de ir descansar. Se o horário definido for 22 horas, por exemplo, será necessário adequar os compromissos noturnos a essa rotina, mitigando as chances de dormir em um horário completamente fora do que foi estabelecido”, relata o médico formado pela UFRJ.

O especialista acredita que criar um ambiente propício ao sono também pode ser um passo valioso em busca de noites bem dormidas. “Deve-se desenvolver um ambiente que inspire tranquilidade e permita que o sono seja, realmente, um combatente do cansaço. Evite a possibilidade de claridade entrando no cômodo, seja pelas janelas, telas de televisão e até mesmo o celular, e esteja atento em relação a cama e os travesseiros, que devem oferecer o máximo de conforto para que o cérebro compreenda esse ambiente como um lugar de repouso, entrando com mais facilidade em um estado que favoreça um sono pleno e restaurador”, finaliza.

Você já participou do Prêmio Tudo Pop? Vamos lá?
O Tudo Pop está comemorando 5 anos no ar, e para celebrar estamos realizando o Prêmio Tudo Pop melhores do Ano.
A escolha dos premiados é totalmente online e interativa, você internauta é o nosso jurado e vai poder escolher os melhores do ano! Participe e indique seus eleitos.

Quero participar do Prêmio Tudo Pop!

Também vimos Saúde nestas notícias e fotos

Censo do sexo: como anda a qualidade da vida sexual do brasileiro?. 87% dos brasileiros afirmam já terem sentido ansiedade ou pressão sexual . Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Queda de cabelo: o que está por trás?. Qualidade do sono, além de outros fatores, são fundamentais para a saúde capilar. Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Brasil ganha massagem para chamar de sua: Brazilian Massage. Buddha Spa implementa terapia na rede e possibilita a adoção do novo protocolo utilização nacional e internacionalmente . Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Como aumentar a produção de colágeno e manter uma pele firme e saudável. Esteticista dermaticista explica medidas e tratamentos ideais . Então veja maissobre Saúde nessa notícia.

Larissa Manoela revela doença e desabafa: “Não é fácil ser mulher”. Atriz revelou nas redes diagnóstico de endometriose. Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Quais as chances e riscos de engravidar após os 50. A atriz Claudia Raia anunciou nova gravidez aos 55. Então veja mais sobre Saúde nessa notícia.

Written By

Sou ávida por Shows e Realities (BBB, Fazenda, De Férias com o Ex, Largados e Pelados, The Voice, etc) e uso isso para informar quem não tem tempo para ver tudo que rola na telinha. Amo carnaval e bloquinhos.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Famosos

Cantora revela alguns esquecimentos, que a tem deixado triste

Famosos

Cantor está internado em hospital com embolia pulmonar

Saúde

Mileide Guedes estava desaparecida desde a madrugada de sábado (2)

Famosos

Cada sessão do tratamento que usa microagulhamento e radiofrequência custa 5,5 mil reais

Bombando

Marissa Dubois é norte-americana e trabalha como modelo e influenciadora digital.

Bombando

Camila Lewin, que é médica, também explica o perigo dos anabolizantes