Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Zumbis: Cientistas descobrem vírus que podem causar apocalipse

Os vírus congelados que o aquecimento global pode acordar

Cena do filme de ficção científica "Invasão Zumbi" (Foto: Divulgação)
Cena do filme de ficção científica "Invasão Zumbi" (Foto: Divulgação)

Em um cenário sombrio que mais parece ter sido retirado de um filme de ficção científica, cientistas liderados pelo virologista francês Jean-Michel Claverie alertam para uma ameaça que há muito dorme no gelo da Sibéria. Vírus “gigantes”, adormecidos por quase 50 mil anos, podem estar à beira de um despertar sinistro, tudo devido ao aquecimento global e ao derretimento das calotas de gelo. Uma preocupação real que ecoa paralelos com os problemas que o aquecimento global pode trazer.

Esses vírus foram encontrados nas camadas de permafrost da Sibéria, uma parte permanentemente congelada do solo. Alguns deles têm a capacidade de infectar amebas, tornando a situação ainda mais misteriosa e perturbadora. É como se um vírus desconhecido há milênios estivesse prestes a ser ressuscitado.

O que é ainda mais alarmante é que mais de uma dezena de vírus gigantes, visíveis apenas sob um microscópio poderoso, foram identificados. O “Pandoravirus yedoma”, o membro mais antigo da família Pandoraviridae, estava congelado nas profundezas de um lago no leste da Rússia há mais de 48.500 anos. Isso nos faz pensar em um pesadelo que parece ter saído de um filme de “Walking Dead“, com vírus antigos prontos para ressurgir das profundezas.

Os vírus não param por aí, suas origens variam de amostras de lã de mamute pré-histórico a restos intestinais congelados de um lobo siberiano. A ciência provou, pela primeira vez, que esses vírus podem ser extraídos das camadas de gelo siberiano e revividos, um feito impressionante, porém, não isento de preocupações. Para garantir a segurança e evitar qualquer contaminação humana, o estudo se concentrou nos vírus que podem infectar apenas amebas.

Embora Jean-Michel Claverie tenha alertado que o risco à saúde pública foi subestimado, ele também tranquiliza, afirmando que não há motivo para pânico. A probabilidade de exposição humana a esses vírus é baixa, e a região do Ártico é escassamente povoada. Ainda assim, pairam incertezas sobre o que aconteceria se esses vírus, após um sono de milênios, encontrassem seu caminho para um hospedeiro humano ou se fossem expostos às condições atuais.

Em meio a esse cenário de ficção científica, o alerta dos cientistas é uma chamada para a ação, lembrando-nos que o aquecimento global pode não apenas desencadear desastres ambientais, mas também trazer à tona ameaças antigas e desconhecidas. É uma lembrança sombria de que nossas ações podem ter consequências imprevisíveis e que é crucial enfrentar as mudanças climáticas antes que mais “zumbis” do gelo despertem, ameaçando nossa segurança e nosso futuro.

Written By

Escrevo sobre bastidores dos famosos e o que estão aprontando. Seleciono o melhor das agências de notícias e produzo resumos 'topzeira' para quem tem pouco tempo pra se informar. Mineiro e fanático pelo Galo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Mundo

Conclusão vem de mais de 30 anos de observações via satélite

Mundo

Atividade industrial acelerou nos Estados Unidos e outras super potências

Mundo

Nova técnica foi batizada de "clareamento marinho de nuvens"

Mundo

Continente gelado enfrenta uma série de ondas de calor sem precedentes

Mundo

Temperaturas foram 0,25 graus Celsius mais altas que no ano anterior

Mundo

O calor dos oceanos é motivo de preocupação da comunidade científica

Mundo

Patógenos congelados há milhões de anos podem estar escondidos no permafrost da Rússia

Brasil

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia destaca os riscos à saúde