Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Cientistas querem combater mudança climática “turbinando” as nuvens

Nova técnica foi batizada de “clareamento marinho de nuvens”

Cientistas apresentara nesta semana uma nova ideia para combater as mudanças climáticas
Cientistas apresentara nesta semana uma nova ideia para combater as mudanças climáticas (Divulgação)

Mudança climática ainda é um desafio da nossa geração. Assim, cientistas continuam estudando maneiras criativas de reduzir o aquecimento global.Assim, nesta quarta-feira destacaram mais uma possibilidade: Tornar as nuvens sobre os oceanos mais espessas e brilhantes.

Isso envolveria uma frota de navios, que cruzaria vastas extensões dos oceanos do mundo. Então eles navegariam borrifando água do mar para cima das nuvens para torná-las mais espessas. Como resultado, resfriando a atmosfera abaixo, numa tentativa de frear a mudança climática.

Essa técnica de geoengenharia – cujo uso generalizado está apenas em estágio teórico neste momento – é chamada de “clareamento marinho de nuvens” (MCB), de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). Aliás, Não é algo novo: a ideia está por volta há cerca de 30 anos.

O que é novo é um estudo publicado nesta quarta-feira (20) na revista Science Advances. Isto porque ele apresenta o quão viável essa técnica é e também propõe um programa de pesquisa que inclui estudos laboratoriais, experimentos de campo e modelagem de nuvens.

“O interesse no MCB está aumentando, mas os formuladores de políticas atualmente não têm as informações de que precisam para tomar decisões sobre se e quando o MCB deve ser implantado”, disse o autor principal do estudo, Graham Feingold, pesquisador do Laboratório de Ciências Químicas da NOAA, em um comunicado.

O objetivo do novo estudo “é fazer um balanço do que sabemos e onde estão as lacunas de conhecimento”, disse Feingold ao USA TODAY.

Como funciona o MCB?

Como funciona o clareamento marinho de nuvens? O objetivo do MCB é tornar as nuvens de baixo nível sobre o oceano mais reflexivas e duradouras. De tal forma que se faz injetando-as com pequenas partículas de sal geradas pela pulverização de água do mar no ar.

Diagrama representa como funciona a técnica de clareamento marinho de nuvens (MCB) – Foto: Divulgação

Teoricamente, de acordo com a NOAA, o vapor de água se acumularia na superfície dessas partículas de sal, criando gotículas de nuvem adicionais que refletiriam mais luz solar de volta para o espaço, resfriando o globo.

Todo o processo é bastante desafiador, segundo Feingold:

“Teríamos que colocar partículas do tamanho certo em nuvens receptivas nos momentos certos do dia e das estações, e em áreas grandes o suficiente para sombrear grandes áreas do oceano. É um grande desafio”

O MCB é uma solução realista para combater as mudanças climáticas? “Ainda é cedo para dizer”, disse Feingold. “Desafios precisam ser superados.” Ele disse que, embora seja possível clarear nuvens localmente – o processo existe e funciona – pode ser escalado para um nível global?

Mudança climática e a grande responsabilidade dos gases

Talvez o mais importante, sombrear artificialmente o planeta não faria nada para reduzir o principal causador das mudanças climáticas, as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo homem, disse a co-autora Lynn Russell, cientista do clima da Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia, em San Diego.

“A recente aceleração dos impactos do aquecimento global significa que precisamos considerar planos alternativos não ideais apenas para nos dar tempo suficiente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e os encargos existentes”, disse Russell. “Um plano de pesquisa é essencial antes de considerarmos adotar o MCB, e precisamos abordar simultaneamente as questões científicas e as dimensões humanas”.

“Para reduzir as temperaturas globais, nossa maior prioridade deve ser remover o dióxido de carbono da atmosfera”, disse Feingold. “O MCB pode ajudar a aliviar os piores impactos das mudanças climáticas.”

O que poderia dar errado? Os efeitos colaterais do clareamento marinho de nuvens podem incluir mudanças desconhecidas e potencialmente perigosas nos padrões climáticos. Com o MCB, “os modelos mostram que provavelmente teremos mudanças na circulação atmosférica… também mudanças na temperatura e na precipitação”, disse Feingold ao USA TODAY.

“Com o MCB, alguns se beneficiarão, enquanto outros sofrerão”.

O estudo também não abordou os aspectos sociais, éticos, ecológicos ou de governança do MCB.

Além disso, embora o estudo também não tenha discutido o impacto ambiental dos navios, a sensação geral é “que o impacto desses navios se movendo ao redor do oceano seria insignificante, comparado ao transporte marítimo comercial atual”, disse Feingold.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Inteligência Artificial

Ferramenta inclui alertas integrados ao Google Search e ao Google Maps

Mundo

Conclusão vem de mais de 30 anos de observações via satélite

Mundo

Atividade industrial acelerou nos Estados Unidos e outras super potências

Mundo

Continente gelado enfrenta uma série de ondas de calor sem precedentes

Mundo

Temperaturas foram 0,25 graus Celsius mais altas que no ano anterior

Mundo

O calor dos oceanos é motivo de preocupação da comunidade científica

Mundo

Patógenos congelados há milhões de anos podem estar escondidos no permafrost da Rússia

Brasil

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia destaca os riscos à saúde