Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Mudança climática está destruindo legado de gerações anteriores

Atividade industrial acelerou nos Estados Unidos e outras super potências

O aquecimento global está destruindo legado de outras gerações
O aquecimento global está destruindo legado de outras gerações (Divulgação)

Mudança climática destruindo legado! Antes que o republicano Richard Nixon criasse a Agência de Proteção Ambiental, os Estados Unidos eram um lugar muito diferente. Veículos enferrujados enchiam lotes vazios e bairros. Praias públicas estavam cheias de lixo. Fábricas expeliam toxinas no ar impunemente.

Até 1970, havia poucos mecanismos legais ou regulatórios para responsabilizar os poluidores. E antes que uma fábrica fosse construída ou resíduos fossem despejados em qualquer local, não havia um verdadeiro processo de revisão. Além disso, se os poluidores tivessem dinheiro, poderiam aparecer e deixar sua bagunça quase em qualquer lugar que quisessem.

Poucas pessoas vivas hoje podem se lembrar desse tempo. Aqueles que podem estão na faixa dos 60, 70 anos ou mais. Ademais, o que até mesmo eles podem esquecer depois de meio século é que antes de começarmos a levar a qualidade de nossa terra, água e ar a sério, a América era um lugar sujo.

Infelizmente, ainda existem lugares neste país onde os americanos ainda estão esperando para serem protegidos pelo governo contra resíduos industriais. Pessoas no meu estado natal, Louisiana, são rotineiramente expostas a terras contaminadas, água contaminada e ar cáustico. Seja aqui ou em Flint, Michigan, ou East Palestine, Ohio, ou West Virginia, parece sempre que as pessoas que vivem nos ambientes mais tóxicos são sempre das comunidades de menor renda.

Quando se trata de poluição do ar, no entanto, nenhum de nós nos Estados Unidos está seguro. As plantas petroquímicas podem estar rotineiramente localizadas ao lado de bairros pobres. Mas as mudanças climáticas e os incêndios florestais expansivos que estão causando não se importam com nosso status social ou nossos códigos postais.

Mudança climática revertendo décadas de progresso

As mudanças climáticas estão revertendo décadas de progresso que os Estados Unidos fizeram em relação ao ar limpo. Isto porque estão vindo com incêndios florestais desenfreados – agora uma ocorrência comum – escurecendo os céus em cidades e vilas em toda a América do Norte. Pesquisas compartilhadas pela First Street Foundation e relatadas por vários meios de comunicação mostram que duas das formas mais perigosas de poluição do ar, matéria particulada e ozônio ao nível do solo, estão novamente infiltrando nossas comunidades. São as mesmas toxinas dos escapamentos de veículos a diesel antigos e das chaminés que passamos décadas tentando erradicar.

Desde o final de fevereiro, um mês que costumávamos considerar parte do inverno, o Incêndio Smokehouse Creek no Texas consumiu mais de um milhão de acres de terra. Até Lubbock, as pessoas receberamo alerta sobre o risco de inalação de fumaça e matéria particulada pelas notícias locais. Isto porque os moradores da região sentiram o cheiro de fumaça dos incêndios dentro de suas casas, mesmo com as portas e janelas fechadas.

Incêndios florestais

Quase não há limite para o quão longe a fumaça, a matéria particulada e o ozônio podem viajar. Viver em uma cidade centenas ou mesmo milhares de milhas de distância de um incêndio não é garantia de ar limpo e saudável. No verão passado, os incêndios florestais no Canadá escureceram os céus em Nova York, Chicago e até Washington, D.C. Ao longo dos próximos 30 anos, um chocante 125 milhões de americanos devem estar em risco de exposição a níveis tóxicos de poluição do ar por partículas.

Ao contrário de conflitos regionais e desastres naturais localizados, não há como escapar das calamidades causadas pelas mudanças climáticas, especialmente quando o ar que respiramos está em jogo. Quanto mais quente o clima, em média, mais intensas serão as tempestades, mais prolongadas serão as secas e mais frequentes serão os incêndios.

O perigo dos combustíveis fósseis

Não se engane: há apenas uma maneira de mitigar os piores impactos das mudanças climáticas, e isso é parar de aquecer o clima com mais emissões de combustíveis fósseis. Não podemos reverter o dano já causado, mas estamos selando nosso destino quanto mais continuamos a nos assar em nosso próprio planeta.

Felizmente, a administração atual deu um passo na direção certa. No início do ano, a Secretária Granholm fez o grande anúncio de que a administração interromperia qualquer aprovação de futuros terminais de exportação de gás (LNGs em termos da indústria). Esses terminais, embora saudados pela indústria de combustíveis fósseis como uma alternativa “mais verde” ou um combustível de “transição”, são responsáveis por emissões massivas de metano e outros gases de efeito estufa. No curto prazo, as instalações existentes continuarão a acelerar sua produção, mas a nova decisão da administração prova que eles estão sérios em seguir na direção certa.

Ainda assim, pausar as exportações de gás dos EUA não é suficiente. Estamos em uma crise e devemos tomar medidas drásticas para nos afastarmos dos combustíveis fósseis.

Se as palavras de um general aposentado e especialista em desastres não forem persuasivas o suficiente, considere as imagens dos céus de Nova York durante os incêndios florestais do verão passado. As mudanças climáticas estão acontecendo agora e nos ameaçam a todos.

(Texto publicado por LTG. Russel L. Honoré)


LTG. Russel L. Honoré é um ex-comandante aposentado do Exército dos Estados Unidos que liderou a Força-Tarefa Katrina após a devastação de Nova Orleans. Ele é agora líder do Exército Verde, uma organização dedicada a encontrar soluções para a poluição.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Inteligência Artificial

Ferramenta inclui alertas integrados ao Google Search e ao Google Maps

Mundo

Conclusão vem de mais de 30 anos de observações via satélite

Mundo

Nova técnica foi batizada de "clareamento marinho de nuvens"

Mundo

Continente gelado enfrenta uma série de ondas de calor sem precedentes

Mundo

Temperaturas foram 0,25 graus Celsius mais altas que no ano anterior

Mundo

O calor dos oceanos é motivo de preocupação da comunidade científica

Mundo

Patógenos congelados há milhões de anos podem estar escondidos no permafrost da Rússia

Brasil

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia destaca os riscos à saúde