Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Vulnerabilidade do Rank Math colocou 2 milhões de sites WordPress em risco

Um dos mais populares plugins de SEO foi brecha usada por malware

Vulnerabilidade no plugin Rank Math ajudou a prejudicar 2 milhões de sites Wordpress
Vulnerabilidade no plugin Rank Math ajudou a prejudicar 2 milhões de sites Wordpress (Divulgação)

Vulnerabilidade do Rank Math afeta milhões de sites! O Rank Math é um plugin popular de SEO instalado em mais de 2 milhões de sites WordPress. Assim, possui uma variedade incrível de funções que incluem rastreamento de palavras-chave, integração de dados estruturados Schema.org, integração com o Google Search Console e Analytics, um gerenciador de redirecionamento e outras características que o tornam desnecessário usar outros plugins para SEO técnico ou on-page.

Uma funcionalidade popular apreciada pelos usuários é que ele é um plugin modular. De tal forma que significa que os usuários podem escolher quais recursos desejam e desativar aqueles que não desejam. Assim, pode ajudar a tornar um site ainda mais rápido.

Muitos recorrem ao Rank Math como alternativa ao Yoast. Uma comparação entre os dois mostra que o Rank Math é menor (61,1 mil linhas de código versus 97,1 mil do Yoast) e consome menos recursos do servidor (+0,35 MB de memória versus +1,62 MB do Yoast).

Cross-Site Scripting Armazenado Autenticado

Pesquisadores de segurança do WordPress do Wordfence publicaram um aviso de uma vulnerabilidade no plugin Rank Math SEO. Vale destacar que pode resultar em uma vulnerabilidade de Cross-Site Scripting (XSS) armazenada.

Uma vulnerabilidade de XSS armazenada permite que um invasor faça upload de scripts maliciosos e ataque navegadores, o que pode resultar no roubo de cookies de sessão. Como resultado, permite o acesso não autorizado ao site e a comprometimento de dados sensíveis.

Insuficiente Sanitização de Entrada e Escape de Saída

A fonte da vulnerabilidade ocorre devido à sanitização de entrada e escape de saída insuficientes. Assim, essas são razões comuns para vulnerabilidades de XSS que ocorrem em áreas de plugins que permitem que os usuários façam upload ou insiram dados.

Sanitizar os dados de entrada é como filtrar tipos indesejados de entrada, como scripts ou HTML, onde apenas se esperam apenas entradas de texto. Além disso, o escape de saída é um processo que valida o que é produzido pelo site para bloquear saídas indesejadas, como scripts maliciosos, de alcançarem um navegador de site.

O Wordfence alertou:

“O plugin Rank Math SEO com Ferramentas de SEO com IA para WordPress é vulnerável a Cross-Site Scripting armazenada via atributos do bloco HowTo em todas as versões até, e incluindo, 1.0.214 devido à sanitização de entrada e escape de saída insuficientes em atributos fornecidos pelo usuário.Isso torna possível para atacantes autenticados, com acesso de nível de contribuidor e acima, injetar scripts da web arbitrários em páginas que serão executados sempre que um usuário acessar uma página injetada.”

O registro de alterações da atualização do Rank Math reconhece de forma responsável o que foi alterado em seu plugin e o motivo da atualização. Essa transparência permite que os usuários do plugin entendam a importância de uma determinada atualização e tomem uma decisão informada sobre a urgência da atualização.

O registro de alterações identifica a vulnerabilidade corrigida:

Aprimorado: Reforçada a segurança do bloco HowTo do plugin para prevenir possíveis explorações por usuários com acesso à edição de postagens. Obrigado ao [WordFence] (https://www.wordfence.com/) por revelá-lo de forma responsável

Leia o aviso oficial do Wordfence:

Rank Math SEO com Ferramentas de SEO com IA <= 1.0.214 – Cross-Site Scripting armazenada autenticada (Contribuidor+) via atributos do bloco HowTo

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Tecnologia

A agência de segurança cibernética dos EUA descobriu bug crítico de injeção de SQL

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Tecnologia

Chamada de "Sign1" a campanha causou redirecionamentos indesejados e anúncios pop-up para os visitantes

Inteligência Artificial

SentinelOne é provedor de segurança cibernética com inteligência artificial

Tecnologia

Quando se trata de otimização para mecanismos de busca (SEO) pela primeira vez, é tentador focar em um ou dois fatores de classificação, especialmente...

Tecnologia

Aumento da segurança é o principal objetivo do momento

Tecnologia

Link que circula no WhatsApp promete álbum da copa com figurinhas grátis

Famosos

Ministro recebeu ligação do seu próprio número e estranhou a chamada