Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Quem é Mihály Csikszentmihályi , homenageado Google nesta sexta (29)

Húngaro-americano é um dos maiores nomes da psicologia mundial

Mihály Csikszentmihályi, psicólogo homenageado pelo Google nesta sexta (29)
Mihály Csikszentmihályi, psicólogo homenageado pelo Google nesta sexta (29) - Foto: Divulgação
Google segue de olho no avanço da tecnologia
Tecnologia

Google se une ao Governo de SP para alavancar tecnologia

China detalhou seu plano
Tecnologia

China monta plano para conter a ciberespionagem industrial

O Doodle do Google celebra hoje, nesta sexta-feira, 29 de setembro, o aniversário do renomado psicólogo húngaro-americano Mihály Csíkszentmihályi, um dos mais importantes pesquisadores globais da psicologia positiva. Essa vertente da psicologia se dedica ao estudo das condições e processos que impulsionam a prosperidade individual e o bem-estar.

Mihály Csíkszentmihályi também é conhecido por cunhar o termo “fluxo” (ou “flow”, em inglês) para descrever um estado de espírito em que alguém se envolve completamente em uma atividade, experimentando uma sensação intensa de bem-estar, foco, prazer e realização.

Embora tenha nos deixado em outubro de 2021, aos 87 anos, em sua casa na cidade de Claremont, Califórnia (EUA), após uma parada cardíaca, sua influência perdura. Neste dia 29 de setembro, ele celebraria o 89º aniversário.

O Google presta uma homenagem especial a esse profissional da saúde mental em sua plataforma de busca, acessível a usuários do Brasil, Estados Unidos, Islândia, Irlanda, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Porto Rico e Hungria.

Mas quem é Mihály Csikszentmihályi?

Nascido em 1934 em Fiume, na época parte da Itália Imperial, Csíkszentmihályi cresceu em uma família humilde, enfrentando desafios financeiros devido à crise econômica provocada pela Segunda Guerra Mundial.

Diante das circunstâncias precárias, ele deixou a escola para sustentar sua família. Por testemunhar o sofrimento durante o período do conflito global, ele se dedicou a compreender a ciência da felicidade, como relatado pelo portal Discovery, do Google.

Para buscar respostas, ele explorou a arte, a filosofia e a religião. Durante essa jornada, Csíkszentmihályi deparou-se com uma palestra do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, que abordava a psiquê traumatizada dos europeus após a guerra e como seus estados mentais os levavam a projetar avistamentos de OVNIs no céu. Essa experiência despertou seu interesse pela psicologia.

Ele então mudou-se para os Estados Unidos aos 22 anos, onde estudou psicologia na Universidade de Chicago. O fascínio pelo fluxo começou durante sua pós-graduação, quando observou pintores completamente imersos em seu trabalho, perdendo a noção do tempo e ignorando as necessidades básicas de sobrevivência, como fome, sede e sono.

Durante suas pesquisas sobre o tema, muitos de seus entrevistados descreveram essas experiências como se estivessem fluindo em uma correnteza de água, originando assim o termo “estado de fluxo”. Em 1965, Csikszentmihályi concluiu seu doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Positivo.

Em 1990, ele lançou o livro “Flow: A Psicologia da Experiência Ótima”, que foi traduzido para mais de 20 idiomas. Líderes empresariais, presidentes e treinadores esportivos elogiaram suas percepções científicas.

Csíkszentmihályi também atuou como professor distinto de Psicologia e Administração na Claremont Graduate University, nos Estados Unidos. Ao longo de sua vida, ele fundou e co-dirigiu o Centro de Pesquisa sobre Qualidade de Vida.

Esse profissional da saúde mental foi membro da Academia Americana de Artes e Ciências e recebeu diversos prêmios prestigiosos, incluindo o Prêmio Clifton Strengths e o Prêmio Széchenyi. Seu legado continua inspirando e beneficiando pessoas em todo o mundo.

Written By

Co-founder do TP, bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendadas

Tecnologia

Chatbot no atendimento ao cliente pode cortar 700 empregados

Big Brother Brasil

Motorista de aplicativo não conseguiu reconhecer a visita na casa

Esporte

Astro da NBA teve atuação histórica diante do maior rival

Novelas

Mocinha esconderá o assassinato em um primeiro momento

Tecnologia

Empresa rejeitou a sugestão para que um relatório fosse organizado

Novelas

Novelas

Rapper levou o clima de amor da novela para a vida real

Novelas

Garoto terá conversa séria com José Inocêncio depois do que viu

Novelas

Rapper vai dar vida a um matador e promete muitas cenas agitadas

Novelas

Garoto ficará incomodado com o romance entre Mariana e José Inocêncio

Novelas

Atriz fez texto emocionante para se despedir da personagem

Veja outras relacionadas

Tecnologia

Ideia é implantar um centro de engenharia da empresa na cidade

Esporte

Plataforma revelou os números ligados ao futebol antes de o ano acabar

Cinema

Obra prima de Martin Scorcese traz Leonardo DiCaprio no papel principal

Tecnologia

Está aberta a batalha das IAs: Google, AWS, OpenAI, Microsoft. Quem ganha?

Tecnologia

Ascensão e Queda da Nokia: Da Liderança Mundial à Obsolescência

Tecnologia

Iniciativa visa atender demanda crescente dos usuários por mais privacidade e controle dos dados

Música

Luan Santana é o latino mais buscado na história do Google

Atualidades

Conteúdo oferecido gratuitamente pelo Google foca na autoestima das mulheres pretas.