Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Alerta Global: Pesquisa prevê fim do homem e todos mamíferos na Terra

Cenário que se desenha para o futuro da Terra é sombrio e preocupante

Cena do filme perdido em Marte de Ridley Scott e estrelado por Matt Damon (Foto: Reprodução)
Cena do filme perdido em Marte de Ridley Scott e estrelado por Matt Damon (Foto: Reprodução)

O cenário que se desenha para o futuro da Terra é sombrio e preocupante. Em 2023, estamos testemunhando um aumento surpreendente nas temperaturas, ondas de calor insuportáveis e eventos climáticos extremos, o que nos leva a refletir sobre a previsão assustadora feita pela ciência sobre o aquecimento global.

O painel de cientistas independentes da ONU encarregado de monitorar o aquecimento global desempenha um papel fundamental no fornecimento de avaliações rigorosas e imparciais sobre as mudanças climáticas. Composto por especialistas de todo o mundo, este painel realiza análises abrangentes dos dados científicos disponíveis, produzindo relatórios que ajudam a compreender as implicações das mudanças climáticas e a orientar ações globais. Suas previsões são essenciais para a conscientização pública e para informar políticas que visam mitigar os impactos negativos do aquecimento global, contribuindo para a busca de soluções urgentes para um dos desafios mais prementes de nosso tempo.

O que é particularmente alarmante é que esses fenômenos estão ocorrendo muito antes do que os cientistas previam, ameaçando a sobrevivência da humanidade em uma escala global. O aumento vertiginoso das temperaturas, conhecido como estresse térmico, é a principal causa desse pesadelo. A maior parte do planeta está caminhando para temperaturas acima de 40 graus Celsius, tornando-se praticamente inabitável para a maioria dos mamíferos, incluindo os seres humanos.

O estudo recente, publicado na Nature Geoscience, prevê um cenário desolador. Nos próximos 250 milhões de anos, se o ritmo atual de destruição continuar, a Terra estará irreconhecível. Um supercontinente, chamado de “Pangea Ultima” deve se formar, provocando alterações catastróficas em nosso clima, ecossistemas e geologia. A desertificação de áreas distantes dos oceanos, aumento da atividade vulcânica e níveis elevados de radiação são apenas algumas das consequências devastadoras que enfrentaremos.

O aumento da radiação solar, resultado das mudanças climáticas, amplificará ainda mais o aquecimento. Com o Sol se tornando 2,5% mais luminoso, apenas 8% do planeta permanecerá habitável, uma drástica redução em relação aos atuais 66%. A escassez de alimentos será um desafio iminente, à medida que muitas espécies vegetais comestíveis serão dizimadas.

Apesar do cenário sombrio, a história nos ensina que a vida tem uma incrível capacidade de se adaptar. Algumas espécies sobreviverão e podem se tornar dominantes, como ocorreu no passado com os répteis e, mais recentemente, com os mamíferos. A humanidade, se enfrentar esse futuro sombrio, terá que se adaptar a ambientes hostis, tornando-se mais especializada em sobreviver em desertos e explorar novos meios de garantir sua sobrevivência.

Este estudo serve como um alerta contundente de que nossas ações hoje moldam o futuro do planeta. O aquecimento global é uma ameaça real e iminente, e é imperativo que adotemos medidas significativas para conter as mudanças climáticas. Caso contrário, estaremos condenando as futuras gerações a um mundo de calor extremo, radiação e escassez, um cenário que nenhum de nós deseja legar como herança. É hora de agir com urgência e responsabilidade para evitar que esse pesadelo se torne nossa realidade.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Mundo

Conclusão vem de mais de 30 anos de observações via satélite

Mundo

Atividade industrial acelerou nos Estados Unidos e outras super potências

Mundo

Nova técnica foi batizada de "clareamento marinho de nuvens"

Mundo

Continente gelado enfrenta uma série de ondas de calor sem precedentes

Mundo

Temperaturas foram 0,25 graus Celsius mais altas que no ano anterior

Mundo

O calor dos oceanos é motivo de preocupação da comunidade científica

Mundo

Patógenos congelados há milhões de anos podem estar escondidos no permafrost da Rússia

Brasil

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia destaca os riscos à saúde