Connect with us

Hi, what are you looking for?

Netflix

“1899” – Nova série da Netflix é cheia de mistérios; saiba mais

Série alemã é obra dos mesmos produtores de “Dark”

"1899" traz uma história cheia de mistério e já gera teorias dos fãs (Divulgação)
"1899" traz uma história cheia de mistério e já gera teorias dos fãs (Divulgação)

Português é um dos dez idiomas falados pelos personagens na série dos produtores do sucesso alemão “Dark”.1899 é cheio de mistérios. Já a série anterior de Baran bo Odar e Jantje Friese, Dark, o primeiro sucesso alemão da Netflix, deixou os fãs enlouquecendo por três temporadas. E o fator mistério também é destaque na nova série do casal de produtores. Filmada em grande parte num estúdio virtual de Potsdam, no leste da Alemanha, ela será lançada na Netflix nesta quinta-feira (17/11).

No final do século 19, um grupo viaja da Europa para o Novo Mundo no navio de imigrantes Kerberos. A viagem toma um rumo sinistro quando eles encontram o Prometheus, um navio que desaparecera alguns meses antes sem deixar rastro.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O que acontecera com o Prometheus? Onde estão seus quase 1.500 ocupantes? O que estão escondendo os passageiros do Kerberos e, não menos importante, seu capitão?

Todas essas são perguntas cujas respostas demoram a chegar. Mesmo para os atores, alguns pontos permaneceram ocultos durante as filmagens: “Bo e Jantje conversaram comigo sobre muitos tópicos, muitos lados da minha personagem, Maura Franklin, e seu subconsciente”, conta a atriz principal, Emily Beecham. “Mas eu sempre tinha mais perguntas.”

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Somos fãs absolutos da sequência de abertura”, diz Odar, que dirigiu todos os oito episódios da primeira temporada. A introdução de 1899 tem de tudo: animações de navios, rostos e momentos decisivos da vida dos personagens fluem entre si ao som da música White Rabbit, da banda Jefferson Airplane.

“Uma abertura é uma promessa que prende o espectador”, diz Odar. 1899 deixa claro desde o início que nada é o que parece à primeira vista. Ao mesmo tempo, há uma mensagem importante para o resto da série na introdução, diz o diretor: “Olhe de perto, senão você vai perder alguma coisa.”

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fuga do próprio passado

Não demora muito para a morte chegar ao Kerberos. A ela, juntam-se alucinações (ou seriam lembranças?), fenômenos climáticos inexplicáveis ​​e um sentimento crescente entre os passageiros de que teria sido melhor se o Prometheus tivesse sido deixado à própria sorte no Atlântico.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A série é uma jornada “misteriosa, fascinante, realmente cativante”, diz o ator Andreas Pietschmann, que os fãs de Dark ainda conhecem como Jonas Kahnwald. Em 1899, ele interpreta Eyk Larsen, o capitão veterano do Kerberos que está processando um trauma grave.

E nisso ele não está sozinho: todos o que estão a bordo do Kerberos, não importa de que país venham e em que classe viajem, estão unidos por um passado sombrio. Seja crime ou perda trágica, “as personagens vêm de um momento muito difícil de suas vidas”, conta Miguel Bernardeau, que encarna o rico viajante Ángel. “Elas estão fugindo do seu passado.”

Advertisement. Scroll to continue reading.

Mas fugir, como logo fica claro em 1899, é inútil. Com o aparecimento do Prometheus, os segredos dos passageiros do Kerberos gradualmente vêm à tona. “Até os pássaros têm sua própria prisão”, observa um deles no episódio 2, enquanto olha as gaivotas voando em círculos. “Eles não podem escapar de quem são. E nem nós.”

Aventura em dez idiomas, inclusive português

Advertisement. Scroll to continue reading.

Uma característica única de 1899 é a variedade de idiomas. Gente de todo o mundo se reúne no navio de emigrantes, representada por um elenco internacional que em grande parte fala na língua materna. Quem assistir à série no idioma original com legendas, ouvirá alemão, inglês, espanhol, português, francês, polonês, dinamarquês, norueguês, cantonês e japonês.

Alguns dos viajantes conseguem se comunicar em inglês. Mas há muitos momentos em que alguém compartilha seus desejos ou medos mais profundos, sabendo muito bem que a outra pessoa não entende.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Foi ótimo escrever cenas em que as personagens falam sem que ninguém as entenda, e ainda assim conseguem se abrir totalmente”, diz Friese, que escreveu o roteiro de todos os oito episódios da primeira temporada. “Cria-se um espaço de liberdade quando se diz algo, e o outro não entende, mas ainda assim capta com sua presença. É um pouco assim como uma assistência espiritual.”

Nas versões dubladas, com todos os personagens falando a mesma língua, esse efeito especial se perde completamente. Mesmo alguns diálogos reescritos não conseguem compensar isso. Então: nada de versão dublada, legendas ligadas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Amor sem palavras

Apesar da barreira do idioma, há relacionamentos românticos a bordo do navio. Maciej Musiał interpreta Olek, um operário polonês que trabalha na sala de máquinas do Kerberos e se apaixona por uma passageira que não fala sua língua.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Precisamos nos comunicar em outro nível”, diz Musiał sobre a aproximação dos dois. “Se você não entende a outra pessoa, você olha com mais atenção. Isso cria uma conexão ainda mais profunda, porque está totalmente concentrado no outro”

Seja Alemanha, Polônia ou Espanha, em última análise é irrelevante de qual país os viajantes vêm. Aos poucos, eles percebem que o que se tem em comum como seres humanos é muito mais importante do que o que nos separa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Bernardeau resume com propriedade: “Acho que a conexão entre nós é muito mais profunda do que só o idioma.”

A primeira temporada de 1899 estreia em 17 de novembro de 2022 na Netflix.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Também vimos Netflix nestas notícias e fotos

Tainá Müller revela as diferenças entre sua personagem e sua vida real. Verônica leva uma vida agitada e perigosa, enquanto a artista opta por viver de forma mais tranquila e sustentável. Veja mais sobre Netflix nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Netflix confirma 2a temporada de Sandaman; veja o trailer. Neil Gaiman, criador da obra, confirmou a novidade. Veja mais sobre Netflix nessa notícia.

A série da Netflix que tem tirado o sono dos telespectadores. Série “Bem-vindos à Vizinhança” é criação da mente de Ryan Murphy. Veja mais sobre Netflix nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Saiu! Trailer da nova temporada de “The Crown” com Diana; assista. Quinta temporada aborda morte e funeral da Princesa do povo . Veja mais sobre Netflix nessa notícia.

Netflix anuncia estreia do documentário sobre Racionais MC’s. “Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo” mostra trajetória do mais influente grupo de rap do país. Veja mais sobre Netflix nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Matilda: O Musical” ganha trailer; assista. Musical baseado no sucesso do cinema estreia no Natal na Netflix. Veja mais sobre Netflix nessa notícia.

Lindsay Lohan volta ao cinema em comédia romântica. Atriz está em “Quedinha de Natal”, anunciado pela Netflix. Veja mais sobre Netflix nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ana de Armas teve “encontro espiritual” com Marilyn Monroe. Atriz estrela “Blonde”, filme da Netflix sobre a diva loira que estreou na Netflix . Veja mais sobre Netflix nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Televisão

Internautas criticaram forte a postura do narrador com a comentarista nas transmissões

Televisão

Apresentadora não aguentou ao rever cena hilária com jogador de Gana

Música

Vendas para o último show iniciaram a partir das 12h desta quinta-feira (01/12)

Famosos

Cantor confirmou que vai registrar participação com a ex no "The Masked Singer"

Famosos

Atriz ostenta beleza e visual com cabelos cacheados e ganha elogios

Netflix

Casal abriu sua intimidade para produção que promete abalar Família Real

Especial para você

Netflix

Casal abriu sua intimidade para produção que promete abalar Família Real

Netflix

Verônica leva uma vida agitada e perigosa, enquanto a artista opta por viver de forma mais tranquila e sustentável

Netflix

Neil Gaiman, criador da obra, confirmou a novidade

Netflix

Série “Bem-vindos à Vizinhança” é criação da mente de Ryan Murphy

Netflix

Quinta temporada aborda morte e funeral da Princesa do povo

Música

"Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo" mostra trajetória do mais influente grupo de rap do país

Netflix

Musical baseado no sucesso do cinema estreia no Natal na Netflix

Cinema

Atriz está em "Quedinha de Natal", anunciado pela Netflix

Advertisement