Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Estados Unidos testou hoje alerta do fim do mundo

Sinal forte foi enviado para todos os celulares, além de rede nacional de rádio e televisão, provocando pânico

Estados Unidos testou hoje seu Sistema de Alertas de Emergência e Alertas de Emergência Sem Fio e provocou pânico
Estados Unidos testou hoje seu Sistema de Alertas de Emergência e Alertas de Emergência Sem Fio e provocou pânico (DIvulgação)

O governo dos Estados Unidos promoveu uma preocupante avaliação nacional do Sistema de Alertas de Emergência e Alertas de Emergência Sem Fio, como parte de um esforço contínuo para assegurar a eficácia dos sistemas de alerta em situações críticas.

Nesse teste de 4 de outubro, a intenção era clara: garantir que esses sistemas permaneçam meios confiáveis para notificar o público sobre emergências, especialmente aquelas de alcance nacional. A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês) dos EUA, em colaboração com a Comissão Federal de Comunicações, divulgou um comunicado enfatizando a importância desse evento.

Cena de "Impacto Profundo", um dos vários filmes sobre a destruição do planeta
Cena de “Impacto Profundo”, um dos vários filmes que retrara uma possível destruição do planeta Terra – Foto: Divulgação

Como funciona o alerta

A mensagem de texto gratuita, enviada em inglês ou espanhol, de acordo com as configurações de idioma do dispositivo, foi acompanhada por um tom e vibração distintos e muito fortes, projetados para tornar o alerta acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência. A transmissão do teste ocorreu através das torres de celular durante aproximadamente 30 minutos, iniciando às 14h20 no horário da costa leste dos EUA, abrangendo todos os telefones sem fio compatíveis dentro do alcance das torres de celular ativas e de provedores de serviços sem fio participantes.

Além disso, todas as estações de rádio e televisão também veicularam um alerta de emergência de teste simultaneamente, com uma mensagem de cerca de um minuto: “Este é um teste nacional do Sistema de Alertas de Emergência, emitido pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, que cobrirá os Estados Unidos das 14h20 às 14h50, no horário do leste dos EUA. Isto é apenas um teste. Nenhuma ação é exigida do público.” A seriedade desse teste ressalta a importância de uma preparação para emergências críticas em qualquer momento.

Pegos de surpresa

O repórter correspondente da Band News Eduardo Barão, que vive em Nova York, se assustou e relatou a experiência, dizendo que se fosse cardíaco, teria tido “um treco”. Isto porque, mesmo sabendo com antecedência do alerta, tomou um grande susto ao receber o sinal 2 minutos antes do horário marcado. Enquanto o alerta que invadiu rádios e televisões chegou 3 minutos depois do horário marcado. Sendo assim, o teste teve uma falha, pois o alerta por SMS e por celular (zumbido alto e estridente dos celulares) aconteceu com uma diferença de 5 minutos do alerta na rede nacional de rádio e televisão.

Além disso, segundo brasileiros e americanos que moram nos Estados Unidos e se manifestaram nas redes sociais, muitos foram pegos de surpresa com o zumbido do celular e ficaram em estado de pânico. De tal forma que durou alguns minutos até a chegada do SMS explicando que se tratava de um teste.

Outros testes com falha já causaram pânico no passado

No histórico recente, ocorreram diversos erros alarmantes nos níveis estaduais relacionados ao Sistema de Alerta de Emergência e ao Sistema Nacional de Alertas de Emergência Sem Fio nos Estados Unidos.

Talvez o incidente mais notório tenha sido um grave erro em 2018, no Havaí, que desencadeou uma breve, porém intensa onda de pânico em todo o estado.

Na manhã de 13 de janeiro de 2018, um funcionário do departamento de gerenciamento de emergências do Havaí pressionou, por engano, o botão incorreto nas instalações de operações de emergência, resultando no envio de um alerta falso sobre uma suposta ameaça de míssil balístico. Esse erro levou à demissão do funcionário responsável, segundo as autoridades estaduais.

Written By

Editor-chefe do TP, bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão e CARAS. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendadas

Famosos

Influenciadora platinou as madeixas e viralizou nas redes sociais

Bombando

Filha de Neymar viajou pela primeira vez para fora do Brasil

Cinema

Longa segue sendo assistido por milhões de pessoas nos cinemas

Música

Pagodeiro está aproveitando os dias de descanso em Roma, na Itália

Tecnologia

Cursos oferecem capacitações presenciais e 100% remotas aos alunos

Novelas

Novelas

Rapper vai dar vida a um matador e promete muitas cenas agitadas

Novelas

Garoto ficará incomodado com o romance entre Mariana e José Inocêncio

Novelas

Atriz fez texto emocionante para se despedir da personagem

Novelas

Juliana Paes foi uma das poucas atrizes que continuaram na segunda fase

Novelas

Fazendeiro vai visitar a noiva antes do casamento entre eles

Veja outras relacionadas

Bombando

Jogadora de vôlei segue curtindo os dias especiais nos Estados Unidos

Famosos

Influenciadora gerou polêmica ao assistir 'espetáculo' de baleias

Cinema

Bilheteria do filme não atingiu o nível esperado para o lançamento

Esporte

Ginasta deu detalhes sobre o período difícil quando era criança

Atualidades

Feriado do Dia de Ação de Graças é um dos mais tradicionais dos Estados Unidos

Mundo

Caso de Mary Kay Letourneau e Vili Fualaau chocou o mundo

Mundo

Militar alega que governo tem restos mortais “não humanos”

Tecnologia

IA Vidente e descobertas científicas alarmantes preveem fim do mundo