Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Bomba atômica de Hiroshima: 78 anos desde a trágica explosão

Lembrando da primeira explosão atômica sobre civis e esperando por um mundo sem armas nucleares

O famoso domo de Hiroshima, que quase foi desintegrado pela explosão nuclear (Reprodução/Wikipedia)
O famoso domo de Hiroshima, que quase foi desintegrado pela explosão nuclear (Reprodução/Wikipedia)

No dia 6 de agosto de 1945, há exatos 78 anos, um momento sombrio na história mundial marcou para sempre a cidade de Hiroshima. Hoje, exatamente 78 anos após a devastadora explosão da bomba atômica, a cidade se reúne para lembrar as vítimas daquele fatídico dia e para renovar a esperança por um mundo livre de armas nucleares e conflitos armados.

O “Hiroshima A-bomb Dome”, também conhecido como Genbaku Dome, resistiu à explosão e permanece como um símbolo tangível da destruição e da resiliência da cidade, foi iluminada em um tributo emocionante às vítimas da tragédia. Às 8h15 da manhã, exatamente no horário em que a bomba foi lançada em 1945, uma cerimônia de lembrança foi realizada, com líderes locais, sobreviventes, cidadãos e visitantes de todo o mundo se unindo para honrar a memória das vítimas.

O evento de lembrança não é apenas uma oportunidade para homenagear os que perderam a vida e sofreram as consequências da explosão, mas também serve como um apelo poderoso por um mundo mais pacífico e seguro. A mensagem central deste aniversário é clara: lembrar Hiroshima é essencial para manter viva a memória das atrocidades da guerra e para nutrir a esperança de que a humanidade possa aprender com os erros do passado e trabalhar em direção a um futuro melhor.

O prefeito de Hiroshima, em seu discurso, enfatizou a necessidade de eliminar as armas nucleares e promover a paz mundial. Ele disse: “Hoje, olhamos para trás com tristeza, mas também olhamos para o futuro com esperança. Esperança de que possamos construir um mundo onde as diferenças sejam resolvidas por meio do diálogo e da negociação, em vez da destruição impiedosa que testemunhamos aqui há 78 anos.”

Os EUA construíram o maior avião bombardeiro da história, com a missão de carregar e lançar a bomba nuclear de Hiroshima (Reprodução/Wikipedia)

A lembrança de Hiroshima não é apenas sobre olhar para trás, mas também sobre olhar adiante. É um lembrete de que a paz é um objetivo alcançável, desde que a humanidade trabalhe unida para superar diferenças e conflitos sem recorrer à violência destrutiva. Cada ano que passa traz a oportunidade de renovar o compromisso com a paz e de agir coletivamente em direção a um mundo onde as armas nucleares não tenham lugar e onde a coexistência pacífica seja a norma.

Enquanto as pessoas se reuniam para lembrar a tragédia de Hiroshima, muitos acenderam velas e ofereceram preces em memória das vítimas. A lembrança desses eventos sombrios nos lembra da importância de trabalhar juntos para um mundo mais seguro, mais justo e mais pacífico. À medida que refletimos sobre o passado, nutrimos a esperança de um futuro em que a paz prevaleça sobre o conflito e em que a humanidade possa verdadeiramente viver em harmonia.

O cogumelo de fumaça, sobre uma das maiores cidades da Ásia, foi uma cena que encobria milhares de mortes quase instantâneas de civis e inocentes, uma tragédia e um marco vergonhoso na história americana.
Written By

Leitor voraz de tudo sobre esportes e cinema. Escrevo sobre cena musical, shows, tecnologia e cinema. Viciado em 007, Missão Impossível e Universo Marvel desde os '80. Amo futebol no estádio e torcer pelo meu Vascão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Esporte

Jogador precisou esclarecer o vídeo compartilhado nas redes sociais

Mundo

Nostradamus previu guerras terríveis para 2023

Famosos

Ex-atriz pornô ficou famosa no Brasil durante a CPI da covid

Famosos

Atriz detalha susto quando estava visitando Tel-Aviv no início do conflito

Tecnologia

Nos ataques dos últimos dias o domo de ferro interceptou 90% dos mísseis lançados contra o país

Mundo

As autoridades contaram 260 jovens mortos e o número ainda deve subir

Netflix

'Born in Gaza' mostra a vida de crianças nascida na área de conflito entre Israel e Palestina

Netflix

"Fauda" apresenta uma abordagem intensa e realista do conflito entre Israel e Palestina