Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Pedra do Sol: o misterioso calendário Asteca

Pedra do Sol é uma das mais famosas relíquias deixadas pela antiga civilização Asteca, do México

A Pedra do Sol, também conhecida como Calendário Asteca ou Pedra do Calendário, é uma das mais famosas relíquias deixadas para trás pela antiga civilização asteca. Esse imponente objeto arqueológico possui um valor histórico e cultural inestimável, além de ser uma das representações mais emblemáticas da complexa cosmovisão asteca.

A Pedra do Sol foi esculpida pelos astecas por volta do século XV, e sua origem está relacionada à capital asteca de Tenochtitlán, que hoje corresponde à Cidade do México. Acredita-se que a pedra tenha sido utilizada como um monumento cerimonial, representando o calendário asteca e sua visão sobre o tempo e o cosmos.

A pedra é uma imensa rocha circular, com aproximadamente 3,6 metros de diâmetro e cerca de 25 toneladas de peso. Ela é ricamente decorada com uma série de símbolos e relevos que revelam muitos aspectos da cultura e da mitologia asteca. No centro da pedra, encontra-se uma face divina conhecida como Tonatiuh, o deus sol asteca. A imagem do deus sol é cercada por anéis concêntricos que representam diferentes ciclos de tempo e divindades relacionadas.

A interpretação da Pedra do Sol é complexa e continua sendo objeto de estudo e debate entre os especialistas. Acredita-se que o calendário asteca, representado na pedra, possa ter sido usado para acompanhar e marcar os ciclos solares e lunares, além de eventos astronômicos importantes. A pedra também retrata a história mitológica asteca, com elementos que representam a criação do mundo, batalhas entre deuses e a relação entre tempo e sacrifício humano.

Infelizmente, muito do conhecimento original sobre a Pedra do Sol foi perdido durante a colonização espanhola do México. Os conquistadores consideraram a pedra como um símbolo pagão e, como resultado, ela foi danificada e enterrada. Felizmente, em 1790, a pedra foi redescoberta durante escavações na Cidade do México e posteriormente exibida no Museu Nacional de Antropologia, onde permanece até os dias atuais.

Embora haja muitas teorias sobre o significado preciso da Pedra do Sol, a maioria dos especialistas concorda que ela desempenhou um papel fundamental na cosmologia asteca, refletindo a importância do tempo e da religião em sua sociedade. Além disso, a pedra é um símbolo poderoso da rica herança cultural e artística do povo asteca e continua a ser admirada como uma das mais impressionantes obras de arte pré-colombianas.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Esporte

Seleção brasileira vai encarar os Estados Unidos na grande decisão

Esporte

Jogadora de vôlei curtiu momentos especiais durante os dias de férias

Esporte

Jogadora segue curtindo os momentos longe das quadras de vôlei

Esporte

Seleção brasileira voltou a jogar bem e chegou aos seis pontos na tabela

Mundo

O asteroide Bennu é uma das grandes preocupações da NASA

Mundo

Corpos Alienígenas revelados no México podem ser reais de acordo com testes laboratoriais

Tecnologia

O planeta foi atingido por "jatos solares" e o resultado foi um espetáculo visual nos céus

Bombando

Cantora gerou reações ao compartilhar seus figurinos nas redes