Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Estamos tirando água da Terra e afetando os polos

A água que tiramos do subsolo está afetando o eixo da Terra

Cena do filme de ficção Moonfall, onde a Lua e os campos magnéticos da Terra param de funcionar (Divulgação)
Cena do filme de ficção Moonfall, onde a Lua e os campos magnéticos da Terra param de funcionar (Divulgação)

Já imaginou as consequências se os polos norte e sul fossem deslocados? Talvez você não saiba, mas se o polo magnético da Terra for deslocado, isso pode ter várias consequências significativas. Uma das principais implicações é a alteração na orientação das bússolas e sistemas de navegação que dependem do campo magnético terrestre para determinar direções. Isso pode causar confusão e dificuldades na navegação tanto para uso pessoal quanto para aplicações militares e comerciais. Além disso, o deslocamento do polo magnético pode afetar a magnetosfera da Terra, que desempenha um papel crucial na proteção contra a radiação solar e cósmica, podendo levar a mudanças nos padrões climáticos, aumentar a exposição a radiações nocivas e interferir com as comunicações via satélite. No entanto, vale ressaltar que o deslocamento do polo magnético é um processo natural que ocorre ao longo de milhares de anos e não é uma ocorrência iminente ou catastrófica.

Apenas os geofísicos talvez estejam cientes da importância dos reservatórios subterrâneos na manutenção do equilíbrio da Terra. O geofísico Ki-Weon Seo, da Universidade Nacional de Seul, descobriu que os seres humanos extraíram tanta água subterrânea debaixo de nossos pés que isso alterou a inclinação do eixo da Terra. Essa mudança foi significativa o suficiente para realocar fisicamente o Polo Norte geográfico. A massa de gelo polar está se deslocando cerca de 4,36 centímetros por ano. O professor Seo calculou que extraímos mais de dois trilhões de toneladas de água subterrânea entre 1993 e 2010, causando um desequilíbrio na Terra. Seo acrescentou que o bombeamento de água subterrânea fez com que o nível do mar subisse 6,24 milímetros.

O professor Seo explicou como a água subterrânea afeta a gravidade da Terra. Ele disse: “Qualquer massa em movimento na superfície da Terra pode mudar o eixo de rotação”. Os cientistas descobriram recentemente como a água subterrânea pode alterar o eixo da Terra. Anteriormente, acreditava-se que as mudanças impulsionadas pela água eram causadas pelo derretimento de geleiras e calotas polares. Seo e seus colegas ficaram perplexos sobre como isso poderia causar uma inclinação tão significativa. Eles concluíram que a exaustão da água subterrânea também era um fator. Grande parte da extração de água subterrânea ocorre devido à irrigação, especialmente no noroeste da Índia e no oeste da América do Norte. Outro pesquisador afirmou: “A própria forma como o planeta oscila é impactada por nossas atividades”.

Algumas curiosidades adicionais:

(1) A extração de água subterrânea afetou tanto a inclinação do eixo da Terra que o Polo Norte geográfico foi deslocado fisicamente.

(2) O bombeamento de água subterrânea para a superfície da terra causou um aumento de 6,24 milímetros no nível do mar.

(3) Os cientistas agora reconhecem que a exaustão da água subterrânea é um fator importante nas mudanças no eixo da Terra, juntamente com o derretimento de geleiras e calotas polares.

(4) A extração de água subterrânea para irrigação, especialmente em regiões como o noroeste da Índia e o oeste da América do Norte, é uma das principais causas desse desequilíbrio.

Essas descobertas destacam como as atividades humanas podem ter um impacto significativo no equilíbrio e na estabilidade do nosso planeta.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Mundo

99942 Apophis está sendo acompanhado "de perto" pela NASA

Mundo

Corpo celeste descoberto em 1812 ganhou esse apelido por uma explosão que o deformou e lhe deu "chifres"

Mundo

Dante Lauretta é o investigador principal da missão OSIRIS-REx da NASA

Mundo

Agência americana estuda formas de mitigar os potenciais impactos na Terra

Tecnologia

Cenário que se desenha para o futuro da Terra é sombrio e preocupante

Mundo

O asteroide Bennu é uma das grandes preocupações da NASA

Curiosidades

Neste artigo, apresentaremos as 10 maiores evidências de existência de OVNIs e Aliens, segundo pesquisadores e especialistas no assunto