Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cinema

J.K. Rowling: A mente genial que criou Harry Potter

A autora contemporânea que deixou uma marca profunda na literatura e no cinema

A autora J.K. Rowling foi criticada nos últimos anos por algumas declarações consideradas transfóbicas (Foto: Debra Hurford Brown/Divulgação)
A autora J.K. Rowling foi criticada nos últimos anos por algumas declarações consideradas transfóbicas (Foto: Debra Hurford Brown/Divulgação)

Nenhuma autora contemporânea deixou uma marca tão profunda no mundo da literatura como Joanne Rowling, mais conhecida como J.K. Rowling. Sua jornada de vida é uma história inspiradora de determinação, imaginação e sucesso, que a transformou em uma das escritoras mais amadas e influentes do século XXI.

Infância e Início da Vida Adulta

Nascida em 31 de julho de 1965 em Yate, Gloucestershire, Inglaterra, J.K. Rowling teve uma infância marcada por desafios. Sua família enfrentou dificuldades financeiras após o divórcio de seus pais. Mesmo assim, ela sempre teve uma paixão ardente pela escrita. Durante seus anos de faculdade na Universidade de Exeter, ela estudou francês e trabalhou em diversos empregos, incluindo o de professora de inglês no exterior.

Alfred Enoch interpretou o bruxo Dino Thomas na saga de Harry Potter
Alfred Enoch interpretou o bruxo Dino Thomas na saga de Harry Potter (Divulgação)

O Nascimento de Harry Potter

O ano de 1997 marcou um ponto de virada na vida de Rowling. Enquanto viajava de trem de Manchester para Londres, a ideia de um jovem bruxo chamado Harry Potter surgiu em sua mente. Esse momento de inspiração deu origem a uma série de sete livros que iria cativar o mundo. “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi publicado em 1997, seguido rapidamente por mais seis volumes.

O Sucesso Estrondoso

A saga de Harry Potter se tornou um fenômeno literário global. Os livros conquistaram leitores de todas as idades e culturas, vendendo mais de 500 milhões de cópias em todo o mundo. Eles também foram adaptados em uma série de filmes igualmente populares.

O Impacto de Harry Potter

Além de seu sucesso comercial, a série Harry Potter abordou temas profundos como amizade, coragem e a luta entre o bem e o mal. J.K. Rowling criou um mundo mágico complexo e rico em detalhes, que serviu como um refúgio para muitos leitores e inspirou uma geração de escritores e artistas.

Michael Gambon ficou muito conhecido pelos jovens após sua participação em Harry Potter como Dumbledore (Foto: Divulgação)
Michael Gambon ficou muito conhecido pelos jovens após sua participação em Harry Potter como Dumbledore (Foto: Divulgação)

Filantropia e Ativismo

Após o sucesso de Harry Potter, Rowling tornou-se uma das autoras mais ricas do mundo, mas também uma das mais generosas. Ela doou grandes quantias para instituições de caridade e fundou a organização sem fins lucrativos “Lumos”, que se dedica a melhorar as vidas de crianças em situações vulneráveis.

Escritora Além de Harry Potter

J.K. Rowling também escreveu sob o pseudônimo de Robert Galbraith, criando a série de romances policiais protagonizados por Cormoran Strike. Esses livros receberam aclamação crítica e demonstraram sua versatilidade literária.

Legado Duradouro

O legado de J.K. Rowling não se limita apenas à literatura; ele transcende para a cultura pop, a filantropia e a luta pelos direitos humanos. Ela é uma figura inspiradora que lembra a todos que a magia da imaginação e a força da determinação podem transformar vidas e moldar o futuro.

J.K. Rowling criou personagens complexos e interessantes para a saga Harry Potter (Reprodução)
J.K. Rowling criou personagens complexos e interessantes para a saga Harry Potter (Reprodução)

J.K. Rowling é mais do que apenas uma autora de renome; ela é uma contadora de histórias que tocou corações e mentes em todo o mundo, deixando um impacto duradouro na literatura e na vida de seus leitores. Sua história é uma verdadeira ode à criatividade, resiliência e generosidade, que continuará a encantar e inspirar gerações futuras.

Written By

Sou ávida por Shows e Realities (BBB, Fazenda, De Férias com o Ex, Largados e Pelados, The Voice, etc) e uso isso para informar quem não tem tempo para ver tudo que rola na telinha. Amo carnaval e bloquinhos.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Cinema

Preparem-se para uma estrondosa revelação de um plágio cósmico e mágico

Cinema

O elenco mágico de Harry Potter era talentoso e diversificado

Cinema

A saga Harry Potter criou um universo mágico que encantou adultos e crianças

Cinema

Michael Gambon ficou muito conhecido pelos jovens após sua participação em Harry Potter como Dumbledore

Cinema

Michael Gambom morreu por complicações em decorrência de uma pneumonia

Curiosidades

Stephen King é um dos mais renomados escritores de ficção e terror de todos os tempos. Sua obra literária rendeu adaptações para o cinema...

Música

Concerto Candlelight acontece no dia 1 de novembro, no teatro B32

Atualidades

Empreendimento será inaugurado no Shopping Parque Cidade