Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cinema

Game of Thrones é uma cópia de Senhor dos Anéis? Confira

Tolkien e RR Martin são mestres da literatura têm uma relação complexa

Game of Thrones e Senhor dos Aneis estão profundamente ligados
Game of Thrones e Senhor dos Aneis estão profundamente ligados

Prepare-se para embarcar em uma viagem épica pelo universo da fantasia, onde dois dos maiores escritores de todos os tempos se encontram: George R. R. Martin e J.R.R. Tolkien. Esses dois mestres da literatura têm uma relação complexa, que influenciou profundamente suas obras e cativou milhões de fãs ao redor do mundo. Nesta matéria animada, vamos explorar as semelhanças e diferenças entre Martin e Tolkien, e como seus mundos imaginários nos transportam para aventuras emocionantes e inesquecíveis.

ian-holm-de-‘senhor-dos-aneis’-morre-aos-88-anos
Ian Holm de Senhor dos Anéis

Influências
George R. R. Martin é o autor da aclamada série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que inspirou a famosa série de TV “Game of Thrones”. Martin é o primeiro a admitir que ele foi profundamente influenciado por J.R.R. Tolkien e “O Senhor dos Anéis”. Ele elogia a genialidade de Tolkien e reconhece a dívida que ele e outros autores de fantasia têm com o mestre britânico. No entanto, Martin também destaca as diferenças em sua abordagem narrativa e os questionamentos que ele levanta sobre as histórias apresentadas por Tolkien.

game-of-thrones-lidera-as-indicacoes-ao-emmy-2018
Game of Thrones

Nomes e Personagens
Uma das maneiras de explorar as influências mútuas entre Martin e Tolkien é através dos nomes dos personagens. Martin, às vezes, utiliza nomes conhecidos apenas por diversão, como os três gerações de Tullys em “Fire & Blood” que são nomeados em homenagem aos Muppets. No entanto, há um nome que possui uma ligação mais significativa: Samwell Tarly. Esse nome é uma clara homenagem a Samwise Gamgee de “O Senhor dos Anéis”. Embora os personagens de superfície sejam diferentes, ambos desempenham papéis semelhantes em suas respectivas histórias, tornando-se figuras heroicas fundamentais.

Livros dentro dos Livros
Tanto Martin quanto Tolkien têm o hábito de criar livros fictícios dentro de suas obras. Martin faz uma brilhante imitação de livros de história em “Fire & Blood”, apresentando fontes primárias contraditórias e opiniões do “autor”. Ele até chama esse livro de “The GRRMarillion”, em alusão ao “The Silmarillion” de Tolkien. Ambos os livros são histórias imaginárias que remontam a um tempo anterior ao enredo principal, mergulhando-nos em um rico universo mitológico.

House of The Dragon deve ser campeã de fantasias do Dia das Bruxas
House of The Dragon deve ser campeã de fantasias do Dia das Bruxas (Divulgação)

Temas Recorrentes
Tanto Martin quanto Tolkien exploram temas semelhantes em suas histórias, mesmo tendo vivido experiências pessoais diferentes. Ambos escrevem sobre os horrores da guerra e os efeitos traumáticos que ela causa em seus personagens. Martin, conhecido por suas descrições mais gráficas de batalhas e ferimentos, aborda o trauma de forma intensa. Tolkien, por sua vez, mergulha nas cicatrizes emocionais deixadas pela guerra nas mentes e corações de seus personagens. Ambos os autores nos mostram os desafios de lidar com o trauma e a busca pela identidade em meio ao caos.

O Retorno dos Reis
Outro aspecto que conecta Martin e Tolkien é a história do retorno de um rei. Em meio a intrigas políticas e guerras mesquinhas, ambos os escritores nos apresentam a um herói que é o verdadeiro rei, embora ele mesmo ainda não saiba disso. Essa narrativa está presente tanto em “O Senhor dos Anéis” quanto em “As Crônicas de Gelo e Fogo”, onde personagens como Jon Snow e Daenerys Targaryen têm um destino especial a cumprir. A busca pelo “rei legítimo” e o papel mágico desempenhado por ele no destino do reino são temas cativantes que nos envolvem e nos fazem torcer pelos heróis.

House of the Dragons estreia neste domingo (21) na HBO Max
House of the Dragons estreia neste domingo (21) na HBO Max (Foto: Divulgação)

A relação entre George R. R. Martin e J.R.R. Tolkien é fascinante e complexa. Ambos são mestres da fantasia que criaram mundos vibrantes e personagens inesquecíveis. Suas influências mútuas, os temas recorrentes e as histórias emocionantes nos transportam para aventuras épicas, repletas de magia, guerra e redenção.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Netflix

"O Problema dos 3 Corpos" é baseada em uma das maiores obras de ficção científica recentes

Séries

A segunda temporada chega cheia de novidades eletrizantes

Famosos

Segundo fontes próximas ao casal, um é mais caseiro, e o outro mais festeiro

Televisão

Assessoria confirmou a morte do ator Darren Kent após longa batalha de saúde

Séries

"Grifo" é uma série épica com emoção, suspense e fantasia, seja. transportado para um universo de tirar o fôlego

Cinema

Atriz que viveu Daenerys Targaryen em GoT está no elenco de "Invasão Secreta"

Séries

Milly Alcock vive a princesa Rhaenyra na série que já arrebata fãs pelo mundo

Televisão

Estreia hoje 'House of Dragon', para deleite dos milhões de fãs de Game of Thrones