Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cinema

Estréia: ‘Uncharted’ tem ator de Homem-Aranha como caçador de tesouros

Baseado em jogo eletrônico, ‘Uncharted’ tem Tom Holland e Mark Wahlberg em busca de um tesouro

Em 'Uncharted' Tom Holland e Mark Wahlberg buscam pistas sobre um navio cheio de ouro (Sony/Divulgação)
Em 'Uncharted' Tom Holland e Mark Wahlberg buscam pistas sobre um navio cheio de ouro (Sony/Divulgação)

Em dois momentos distintos, num tom divertido, os personagens do filme “UnchartedFora do Mapa” citam Indiana Jones e Jack Sparrow, protagonistas de duas grandes franquias do cinema que misturam ação, humor e um pouco de História em tramas sobre tesouros escondidos.

As citações não surgem por acaso, uma vez que o longa-metragem é baseado num jogo eletrônico de sucesso e carrega todos esses ingredientes e, surpreendentemente, de uma forma muito eficiente, em caminho oposto à maioria das transposições desse universo dos games.

Os roteiristas não só souberam preencher (os inevitáveis) buracos narrativos, especialmente em relação às mudanças de fase dos jogos e à falta de background para as situações, como criaram uma história cheia de charme e personalidade, dosando muito bem ação e comicidade.

Como nas obras comandadas por Indiana Jones, o sucesso desses ingredientes está, fundamentalmente, no que podemos definir como “visão de mundo” dos personagens: apesar do uso de celulares e tecnologia de ponta, são a estratégia e um gosto inato para a aventura que contam.

A geopolítica internacional parece ainda longe dos acontecimentos de “Uncharted”: não há participação de governos ou defensores de uma ou outra ideologia. As viagens para outro país representam a introdução a uma rica e ansiada cultura – nem pior nem melhor do que as demais.

Barcelona surge no que tem de mais irresistível, levando os protagonistas a uma intrigante caminhada pelo subsolo da cidade (semelhante a “Indiana Jones e a Última Cruzada”), cheio de deliciosos segredos envolvendo duas cruzes (que nos remetem ao medalhão de “Caçadores da Arca Perdida”).

Corrida
Em essência, a estrutura dramática parece convergir para uma prazerosa corrida do ouro, numa espécie de competição para ver quem chegará primeiro ao local do tesouro, elemento que serve para criar momentos de bom humor, com direito a constantes traições e reviravoltas.

Assim como nas aventuras do arqueólogo vivido por Harrison Ford, há uma eletrizante cena de abertura, que nos apresenta o personagem principal em meio à ação, durante uma bem realizada luta corporal no ar, entre contêineres e carros que despencam de um avião.

Os efeitos especiais usados na sequência são imperceptíveis, observação que vale para todo o filme: a tecnologia não está em primeiro plano, apesar de ser crucial para a confecção dos instantes mais movimentados. A aposta é mesmo na interação dos personagens.

Tom Holland – atual Homem-Aranha – faz o simpático e ingênuo mocinho, enquanto Mark Wahlberg é o parceiro obcecado pelo ouro de quem desconfiamos até o último minuto. Entre eles está o irmão desaparecido do primeiro, também um caçador de tesouros, cujos detalhes só serão conhecidos na continuação.

Sim, com duas cenas pós-créditos que antecedem as próximas missões da dupla, os produtores deixam claro que não há dúvidas sobre a longevidade da nova franquia, que, após quase quatro décadas de tentativas fracassadas, foi a que mais se aproximou do espírito das aventuras de Indy.

Written By

Escrevo sobre bastidores dos famosos e o que estão aprontando. Seleciono o melhor das agências de notícias e produzo resumos 'topzeira' para quem tem pouco tempo pra se informar. Mineiro e fanático pelo Galo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Games

Jogo de RPG foi o principal nome das categorias do prêmio

Cinema

O segundo filme da franquia com Tom Holland no papel do herói tem Jake Gyllenhaal interpretando o vilão Mysterio

Séries

Intérprete do Homem Aranha estrela nova série impressionante da Apple TV+

Cinema

Filme tem estreia prevista para 29 de março de 2024

Séries

Conheça as séries de herói que estrearam na plataforma

Cinema

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ultrapassou 1 bilhão de dólares em bilheteria mundial

Cinema

Durante estréia de Homem-Aranha, Holland revelou que deseja participar de crossover de Homem-Aranha e Viúva Negra

Cinema

Novo filme da Marvel já é 2° lugar na lista de recordistas