Connect with us

Hi, what are you looking for?

Brasil

Mercado revisa para cima a projeção de crescimento em 2023

Estimativa para a inflação no ano permanece inalterada em 4,86%

Focus: Mercado financeiro eleva projeção da inflação de crescimento em 2023 (Foto: Divulgação/Bacen)
Focus: Mercado financeiro eleva projeção da inflação de crescimento em 2023 (Foto: Divulgação/Bacen)

Os participantes do mercado financeiro revisaram para cima suas estimativas de crescimento da economia para o atual ano, passando de 2,89% para 2,92%. Essa atualização foi comunicada no relatório “Focus” pelo Banco Central, datado de segunda-feira (25). Esse relatório envolveu a consulta a mais de 100 instituições financeiras ao longo da semana anterior.

Em relação a 2024, a previsão de crescimento econômico permaneceu estável em 1,50%. Essa revisão para cima nas projeções econômicas aconteceu em resposta ao anúncio de um crescimento de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano, superando as expectativas dos analistas.

No que diz respeito à inflação para o presente ano, os analistas do mercado financeiro mantiveram sua estimativa em 4,86% na última semana. No entanto, é importante notar que a estimativa para a inflação de 2023 ainda permanece acima do limite superior da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para controlar a alta dos preços, o Banco Central está direcionando sua política monetária para a meta do próximo ano e para a meta de 12 meses no início de 2025.

A meta central de inflação para o ano corrente é de 3,25%, sendo formalmente cumprida se a taxa oscilar entre 1,75% e 4,75%. De acordo com os dados do Banco Central, o mercado financeiro manteve sua estimativa para a inflação de 2024 em 3,86%.

Se as projeções do mercado se concretizarem, será o terceiro ano consecutivo em que a inflação excede a meta estabelecida, o que significa que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) permanecerá acima do limite estipulado pelo governo. No ano de 2022, a inflação alcançou 5,79%. A alta da inflação tem um impacto negativo no poder de compra das pessoas, especialmente para aquelas com renda mais baixa, pois os preços dos produtos aumentam sem um aumento correspondente nos salários.

Além disso, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou uma redução da taxa básica de juros, a Selic, de 13,25% para 12,75%, o que representa o menor patamar em 16 meses. Essa é a segunda queda consecutiva na taxa, com uma redução de 0,5 ponto percentual. Em agosto, o Banco Central já havia reduzido a taxa, marcando a primeira queda em três anos, de 13,75% para 13,25%. Antes disso, a última redução havia ocorrido em agosto de 2020.

Para o final de 2023, o mercado manteve a projeção de 11,75% para a Selic. Quanto ao encerramento de 2024, a estimativa do mercado para a taxa básica de juros permaneceu inalterada em 9% ao ano. O relatório também não alterou as previsões de entrada de investimentos estrangeiros diretos no Brasil, mantendo-as em US$ 80 bilhões tanto para o ano atual quanto para 2024.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Tecnologia

Projeto deve interligar sistemas de bancos de vários países

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial pode liderar um mercado com valor de 1 trilhão de dólares

Inteligência Artificial

Luis Silva, CEO da Cloudwalk, revelou o sucesso da aplicação de IA na operação

Tecnologia

Pesquisa de uma agência de Marketing de Influência mostra realidade do mercado

Mundo

Estudo da Universidade da Austrália do Sul mostra como o trabalho remoto influenciou a vida das pessoas

Economia

Proprietários organizavam ação coletiva contra gestora do Allianz Parque

Economia

Especialistas não consideram isto um bom sinal

Economia

Daniel Vorcaro, Mauricio Quadrado e Augusto Lima compraram 80% do projeto, que inclui hotel, restaurantes e torre residencial