Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Chamadas telefônicas passarão a ter autenticação anti-fraude

Nova tecnologia está sendo desenvolvida em parceria entre agência reguladora e a ABR Telecom

Anatel trabalha em novo sistema anti-fraude em parceria com a ABR Telecom
Anatel trabalha em novo sistema anti-fraude em parceria com a ABR Telecom(Foto: Canva)

No próximo dia 27 de março, a Anatel e as operadoras de telecomunicações iniciarão o processo de implementação da tecnologia de autenticação de chamadas, visando combater fraudes e uso indevido. Essa tecnologia, conhecida como stir shaken, está sendo desenvolvida em colaboração entre a agência reguladora e a ABR Telecom, com 25 operadoras já aderindo ao projeto.

O objetivo é autenticar chamadas comerciais, provenientes de empresas de telemarketing, cobrança ou relacionamento, garantindo que os usuários recebam chamadas com uma certificação de origem clara e identificação do remetente, permitindo que o usuário decida se deseja atender ou não. Empresas que optarem por não aderir ao stir shaken continuarão obrigadas a utilizar o prefixo 0303 (ou, no futuro, o 0304 para cobranças), como medida para coibir abusos e permitir bloqueios por parte dos usuários.

Entretanto, há um desafio: a adoção em larga escala do sistema depende de uma atualização generalizada dos dispositivos móveis. Isso se deve ao fato de que o sistema stir shaken (utilizando tecnologia da Cleartech) não é totalmente dependente dos recursos dos sistemas operacionais Android (Google) ou iOS (Apple). Alguns fabricantes que utilizam discadores separados dos padrões dos sistemas operacionais podem contornar essa limitação, mas também precisam realizar atualizações de software.

De acordo com Gustavo Santana Borges, superintendente de controle de obrigações da Anatel, a adoção progressiva do stir shaken dependerá das atualizações nos sistemas operacionais dos usuários, sendo necessário o apoio dos fabricantes e a aceitação dos próprios usuários para as atualizações. Borges afirma: “Estamos em contato com o Google, Android e fabricantes representados pela Abinee para acelerar as atualizações, mas isso será um processo gradual”.

Outro desafio significativo da adoção do stir shaken foi a preparação das redes das operadoras para integrarem o sistema de autenticação de chamadas. Borges destaca que, na primeira fase, o foco foi superar os desafios técnicos, mas reconhece que poderiam ter iniciado esforços para convencer os fabricantes dos sistemas operacionais a acelerarem as atualizações, visando uma base maior de dispositivos compatíveis.

A Anatel está finalizando as conversas com a Abinee e realizando levantamentos para determinar a base de usuários que se beneficiarão imediatamente do stir shaken. Borges ressalta que, mesmo em dispositivos incompatíveis, nenhuma chamada será perdida, apenas não será identificada.

Outra etapa crucial do stir shaken depende das operadoras: atrair empresas usuárias para adotarem a plataforma, o que está ligado à viabilidade econômica do modelo de autenticação. A ideia é que grandes usuários de telemarketing ou chamadas de relacionamento adotem a plataforma para aumentar a credibilidade e segurança dos contatos.

A Anatel optou por uma abordagem não regulatória, permitindo que as empresas adotem o stir shaken, com a novidade de as teles poderem cobrar pelo serviço. Para promover a adesão, a Anatel está em conversas com a ABT, Febraban e outros grandes usuários.

Caso os fabricantes de equipamentos não atualizem o software dos dispositivos para suportar o stir shaken conforme desejado pela Anatel, a agência pode considerar medidas mais rigorosas. Borges enfatiza que o objetivo principal é garantir benefícios aos consumidores.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Games

Apple Arcade, divisão de games da companhia, lança 5 novos jogos em abril

Tecnologia

Empresa deu dicas para carregar o aparelho de forma segura

Tecnologia

Fabricante divulgou um guia com dicas preciosas para evitar problemas

Tecnologia

Mensagens de texto e aplicativos falsos costumam espalhar o malware

Tecnologia

Aplicativo da Meta agora permite controlar quem pode adicionar membros em comunidades

Tecnologia

Apple, iPhone, Inovação, Destaque, Tecnologia

Tecnologia

Ascensão e Queda da Nokia: Da Liderança Mundial à Obsolescência

Brasil

Celular ao volante causa milhares de acidentes por ano