Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Aceita criptomoeda? Por enquanto não, obrigado

Investidores da FTX são as mais recentes vitimas das Criptomoedas

A FTX desmanchou em horas, e agora? (Arte/Reprodução)
A FTX desmanchou em horas, e agora? (Arte/Reprodução)
IA promete ocupar o lugar de muitos seres humanos
Tecnologia

IA: assistente realiza “trabalho de 700 funcionários” e choca web

Microsoft deu detalhes sobre os princípios
Tecnologia

Microsoft traça plano e divulga princípios para competição em IA

Vou aproveitar esse sábado, pós-catástrofe da FTX, pra repetir meu entendimento sobre criptomoedas como existem hoje, totalmente não-reguladas por governos e bancos centrais: elas são uma catástrofe.

Criptomoedas desreguladas são perigosas para os países, são desastrosas para famílias e poupadores, são péssimas para as economias públicas.

É um problema tão sério que deveria ser crime fazer publicidade de criptomoedas e exchanges, da mesma forma que é crime fazer publicidade de jogos de azar, de drogas, de tabaco ou de armas. A razão que defendo a proibição de publicidade de criptoativos é exatamente a mesma pela qual são proibidas as publicidades dos produtos que citei, pois elas são perigosos, são ilegais, e quando de alguma forma podem ter um aspecto positiva (assim como os remédios são uma forma de droga lícita) ainda assim só podem ser consumidas com ajuda e supervisão de um especialista. Por isso no Brasil é proibido a publicidade de remédios, porque podem ser destrutivos usados da forma errada, precisam de um médico indicando e acompanhando o uso.

Não é de hoje que penso isso e discuto o tema (normalmente sou uma voz perdida na multidão, já me acostumei com isso).

A primeira vez que escrevi sobre o assunto aqui nessa rede (e na época já estava totalmente convicto dos riscos das criptomoedas) foi em maio de 2017, faz mais de 5 anos, e desde então não mudei nada minha opinião, só obtive mais elementos confirmando minhas preocupações. Se quiser matar a curiosidade, veja o artigo de 2017 aqui no rodapé.

Não foi com pouca gente que debati sobre o tema, provavelmente um dos melhores interlocutores com quem discuti criptomoedas, e que tive a sorte de conhecer, foi o saudoso professor João Sayad. Um dos maiores economistas brasileiros, especialista em economia monetária, e com uma biografia que dispensa apresentações.

O artigo que escrevi já tem 5 anos, desde então nada mudou na regulamentação que pudesse por ordem no assunto. O terreno continua uma verdadeira terra de ninguém, um velho oeste monetário, e a cada dia somam-se mais evidências empíricas que são uma bomba atômica.

Repito, sem nenhuma dúvida de errar: criptomoedas são um desastre para as economias e para as pessoas que investem nelas sem profundo conhecimento do que estão fazendo.

Vou além, acredito que donos de Exchange de Cripto – que compram, vendem e guardam criptoativos de terceiros – sem a devida autorização do Banco Central poderiam ser presos.

Não se abre um banco ou uma DTVM no Brasil sem a devida autorização do Bacen, da CVM, e de outros órgãos reguladores. Se alguém o fizer é crime, vai preso, está na Lei: “Operar Instituição Financeira sem autorização” (art. 16, da Lei 7492/86)

Espero ansioso o dia em que o Banco Central do Brasil e o Ministério Público Federal começarão a fazer valer a lei, antes que mais gente se afunde.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendadas

Tecnologia

Chatbot no atendimento ao cliente pode cortar 700 empregados

Big Brother Brasil

Motorista de aplicativo não conseguiu reconhecer a visita na casa

Esporte

Astro da NBA teve atuação histórica diante do maior rival

Novelas

Mocinha esconderá o assassinato em um primeiro momento

Tecnologia

Empresa rejeitou a sugestão para que um relatório fosse organizado

Novelas

Novelas

Rapper levou o clima de amor da novela para a vida real

Novelas

Garoto terá conversa séria com José Inocêncio depois do que viu

Novelas

Rapper vai dar vida a um matador e promete muitas cenas agitadas

Novelas

Garoto ficará incomodado com o romance entre Mariana e José Inocêncio

Novelas

Atriz fez texto emocionante para se despedir da personagem

Veja outras relacionadas

Famosos

Apresentadora e influenciadora perdeu quantia milionária

Famosos

Modelo investiu em criptomoedas que eram parte de esquema fraudoso

Famosos

César Kuratomi é acusado de golpe milionário

Tecnologia

Uma das mais preocupantes facetas do Bitcoin é seu uso nos crimes organizados