Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Maestro João Carlos Martins realiza concerto temático de Star Wars

Repertório cria diálogo entre trilha musical da franquia de filmes e sinfonia de Beethoven

Maestro João Carlos Martins realiza concerto com tema de Star Wars
Maestro João Carlos Martins realiza concerto com tema de Star Wars (© Foto Fernando Mucci/Platinum)

O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP realizam, nos dias 24 e 25 de outubro, o concerto Star Wars, reunindo a cultura pop e a música clássica no mesmo palco. Cada dia conta com uma sessão, às 21h, no Teatro Bradesco. As apresentações integram a Temporada de Concertos 2022 e os ingressos já estão à venda.

O repertório do concerto envolve a clássica Sinfonia nº 1 de Ludwig Van Beethoven, que possui quatro movimentos (Adagio moltoAndante cantabileMenuettoFinale), e a trilha sonora de Star Wars – saga de filmes que é fenômeno mundial da cultura popular. A proposta é estabelecer um diálogo entre a Sinfonia e as músicas-tema dos personagens principais da franquia, como AnakinLukeLeiaYoda e Darth Vader, e entregando uma experiência diferenciada tanto para quem é fã da cultura geek quanto para quem gosta da música erudita.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para prestigiar o concerto, é preciso adquirir os ingressos que têm valores entre R$17 e R$90, dependendo do setor, e estão à venda aqui. O concerto Star Wars faz parte da Temporada de Concertos 2022, que é viabilizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A apresentação é produzida pela Fundação Bachiana com patrocínio do Bradesco. O Teatro Bradesco fica no Bourbon Shopping São Paulo, na rua Palestra Itália, 500 – Loja 263, 3º Piso – Perdizes, São Paulo (SP).

Sobre o maestro 

Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Então, aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Posteriormente, patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. Assim, o maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Como resultado, com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratatan Bizarro Costa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

SERVIÇO
Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP
Temporada de Concertos 2022 – Star Wars
Datas: 24 e 25 de outubro (duas sessões)
Horário: 21h
Ingressos: Clique aqui
Local do evento: Teatro Bradesco – Bourbon Shopping São Paulo, rua Palestra Itália, 500 – Loja 263, 3º Piso – Perdizes, São Paulo (SP) – MAPA AQUI
Informações: (19) 3256-4500 | [email protected]

Também vimos filmes nestas notícias e fotos

Advertisement. Scroll to continue reading.

Hellraiser: confira o teaser do remake e data de lançamento. Um dos maiores clássicos do cinema de terror ganha nova versão. Veja mais sobre filmes nessa notícia.

Anne Heche sofre acidente grave e está em coma. Atriz de 53 anos já participou de vários filmes de sucesso em Hollywood. Veja mais sobre filmes nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Vivi Fernandez diz que cachê de 1 milhão para filmes foi pouco. A musa das pegadinhas do SBT revelou detalhes em entrevista a Mauricio Meirelles. Veja mais sobre filmes nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Famosos

Cantor surpreendeu seguidores ao compartilhar imagens nas redes

Famosos

Cantora nasceu na Inglaterra e é filha de Kosovares

Famosos

Ex-BBB também mandou mensagem de agradecimento e apoio ao craque

Famosos

Artista publicou uma mensagem de repúdio ao incidente em jogo da Copa

Famosos

Cantora surpreendeu público de show que a apoiou e aplaudiu

Famosos

Ator de Travessia compartilhou momento nos stories na sexta (25)

Especial para você

Cinema

“Mundo Estranho” estreou ontem nos cinemas e a equipe comentou sobre as inspirações para o filme

Cinema

Trailer apresenta os personagens principais, Ember e Wade, e revela a Elemental City

Música

"Ninguém Tá Vendo Nada (Felicidade Black VI)" debate sobre racismo

Televisão

Lifetime Christmas Movies traz histórias inspiradoras, que mesclam romance e comédia, além de toda a magia do Natal

Cinema

Ainda sobre o projeto “O Poder É Nosso”, relembre cenas inclusivas do Universo Cinematográfico da Marvel

Música

Cantora que largou direito para se lançar na música comemora carreira

Música

Cantor também alcança primeiro lugar no Deezer, Top 10 nas rádios e Top 1 dos videos mais visto do YouTube Brasil

Música

Segundo cantor, faixa traz uma canção "dançante, suingada, gruvada e gostosa"

Advertisement