Connect with us

Hi, what are you looking for?

Inteligência Artificial

Oportunidade única: a ação de inteligência artificial de Warren Buffet

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

A Apple pode estar preparando uma surpresa no setor de inteligência artificial
A Apple pode estar preparando uma surpresa no setor de inteligência artificial (Divulgação)

Warren Buffet, apesar de evitar por muito tempo o setor de tecnologia, tornou a Apple (NASDAQ: AAPL) a maior posição no conglomerado que ele lidera, a Berkshire Hathaway. Não, o Oráculo de Omaha não investiu na fabricante do iPhone devido à histeria em torno da inteligência artificial (IA). Buffett é dono da Apple desde 2016, muito antes da narrativa da IA começar a se formar.

Mas durante o último ano, muitos dos grandes colegas de tecnologia da Apple, como Microsoft e Alphabet, têm feito progressos notáveis na área de IA. Enquanto o desenvolvedor do Windows e o gigante das buscas na internet fizeram vários anúncios públicos sobre suas ambições em IA, a Apple permaneceu quieta.

Jogar de forma reservada é bastante comum para a Apple – mas desta vez, pareceu um pouco diferente. Com algum ceticismo surgindo de que a Apple possa ter perdido o barco da IA, detalhes recentes sobre os planos da empresa surgiram de um relatório da Bloomberg.

Abaixo, vamos explorar como a Apple pode estar perseguindo a IA e avaliar o que isso poderia significar para um investimento na ação.

Warren Buffet sabe: devagar e sempre vence a corrida

A Microsoft deu início à corrida da IA com um investimento multibilionário na OpenAI, a startup por trás do ChatGPT. Desde o investimento, a Microsoft integrou rapidamente o ChatGPT em seu sistema operacional Windows – especificamente, em aplicativos relacionados ao Microsoft Office e à plataforma de nuvem Azure da empresa.

Alphabet e Amazon rapidamente seguiram o movimento da Microsoft, com cada empresa fazendo investimentos vistosos em um concorrente da OpenAI chamado Anthropic. Isso não foi totalmente surpreendente, dado que Alphabet e Amazon competem em computação em nuvem com a Microsoft.

Mas a Apple, que ficou de fora da revolução da nuvem, permaneceu suspeitosamente quieta durante a frenesi de investimentos em IA.

A Apple está se movendo muito devagar?

Embora a Apple não tenha revelado sua visão de IA publicamente, o analista de Wall Street Dan Ives, da Wedbush Securities, teorizou que a empresa poderia aproveitar as capacidades de IA em sua App Store. No início deste mês, os investidores pelo menos tiveram uma pequena prévia de como a Apple pode estar avançando na IA. A empresa adquiriu uma startup canadense chamada DarwinAI, que desenvolve tecnologia usada para identificar defeitos em dispositivos de hardware durante a fabricação.

Com base na teoria de Ives de que a Apple pode contar com as capacidades de IA para o crescimento futuro na App Store, faz sentido que a empresa reforce suas capacidades de garantia de qualidade em sua linha de dispositivos de hardware – que experimentaram um crescimento diminuto durante o último ano. Após a aquisição da Darwin AI, um relatório publicado pela Bloomberg sugeriu que a Apple está em conversações tanto com a Alphabet quanto com a OpenAI para potencialmente executar seus modelos de IA generativa no iPhone.

Fique de olho em mais detalhes

A Apple trabalhando com a Alphabet ou a OpenAI não era algo que muita gente esperava. A empresa é talvez mais famosa por seu compromisso implacável com a inovação de produtos. Por esse motivo, adotou um sistema fechado, desenvolvendo tecnologia internamente e raramente terceirizando. É por isso que ainda existe uma incredulidade em relação a um possível acordo com a Alphabet ou a OpenAI.

Podemos dizer que este é um cenário de fazer ou morrer para a Apple. Todos os grandes concorrentes de tecnologia da empresa fizeram avanços na área de IA. Isso deixou a Apple em um jogo desvantajoso de recuperação – tudo enquanto o crescimento estagna.

Trabalhar com outras empresas de IA poderia ser apenas uma ilusão. Então, isso é uma parceria que poderia ser uma maneira de a Apple se manter na conversa enquanto a empresa descobre sua estratégia real.

É por isso que podemos ver um investimento na Apple agora como potencialmente uma jogada geracional. É muito difícil apostar contra uma empresa que tem uma história tão prolífica quando se trata de unir software a eletrônicos de consumo. Se a Apple está usando um relacionamento estratégico com outros desenvolvedores de IA como o catalisador para uma descoberta mais significativa no futuro, poderia ser o primeiro capítulo de uma história de retorno muito necessária.

Warren Buffet gosta das ações da Apple

No entanto, com as ações sendo negociadas a 26 vezes o lucro futuro, a ação da Apple está mais cara do que tanto a Alphabet quanto o S&P 500. Então não é muito compreensível por que um investidor pagaria um prêmio sobre o mercado mais amplo e outros jogadores estabelecidos em IA – especialmente para uma empresa que não está crescendo e não parece ter um plano concreto.

Dado o sucesso de longo prazo da Apple, no entanto, vamos dar o benefício da dúvida – por enquanto. Embora melhor ser cauteloso em comprar a ação em sua avaliação atual, existe a curiosidade para saber mais sobre qualquer relacionamento potencial com plataformas concorrentes. Aliás, como sabemos que Warren Buffet conhece “um pouco” do negócio, uma estratégia prudente é ficar atento a quaisquer detalhes adicionais sobre o roteiro de IA da Apple e avaliar a volatilidade da ação após qualquer notícia.

Se sua convicção aumentar com quaisquer desenvolvimentos da Apple relacionados à IA, pode valer a pena comprar ações e manter a longo prazo.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Tecnologia

Jensen Huang explicou sua visão sobre o futuro do processamento de vídeo

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Inteligência Artificial

Empresário lança serviço de inteligência artificial para assinantes Premium

Inteligência Artificial

Estudo apresentou modelo de linguagem de grande escala com acesso a dados demográficos

Inteligência Artificial

Sam Altman investiu milhões em tecnologia de fusão nuclear

Inteligência Artificial

Michio Kaku aponta a era quântica como determinante para o futuro

Inteligência Artificial

Ferramenta inclui alertas integrados ao Google Search e ao Google Maps