Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Ator Milton Gonçalves morre aos 88 anos

Ator lutava contra as sequelas de um AVC

O ator Milton Gonçalves, que morreu nesta segunda-feira aos 88 anos (Divulgação)
O ator Milton Gonçalves, que morreu nesta segunda-feira aos 88 anos (Divulgação)

Morreu hoje o ator Milton Gonçalves, aos 88 anos. A informação foi confirmada pela família dele para a Globo.

Segundo familiares, Milton morreu em casa por volta de 12h30, por consequência de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC. Splash entrou em contato com Alda Gonçalves, filha do ator. Em nome da família, ela agradeceu o carinho do público com o pai.

“Agradecemos ao público que gostava dele o carinho e a força positiva que todo mundo teve com a gente. Que todo mundo tenha a certeza absoluta de que ele foi em paz, com muita tranquilidade, ao lado da família. Foi encontrar minha mãe e fazer muita arte lá em cima”, afirmou.

O ator teve o AVC em fevereiro de 2020, enquanto participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Carreira

Nascido em 9 de dezembro de 1933, em Monte Santo (MG), Milton Gonçalves tem uma longa trajetória como ator e diretor. Antes de iniciar sua carreira artística, porém, foi aprendiz de sapateiro, de alfaiate e de gráfico.

Contratado pela TV Globo em 1965, ele formou o primeiro elenco de atores da emissora, fez mais de 40 novelas é lembrado por personagens marcantes da televisão brasileira, como o Professor Leão do infantilVila Sésamo” (1972), o Zelão das Asas, de “O Bem-Amado” (1973), e o médico Percival, de “Pecado Capital” (1975).

Como ator, participou de outras produções, como “Roque Santeiro” (1985), “Tenda dos Milagres” (1985), “As Noivas de Copacabana” (1992), “Agosto” (1993), “Chiquinha Gonzaga” (1999) e mais.

Milton esteve também nas duas versões de “Sinhá Moça”: na original (1986) e no remake (2006), pelo qual foi indicado ao Emmy Internacional como melhor ator. Na cerimônia do evento, ele apresentou o prêmio de melhor programa infantil/adolescente ao lado da atriz Susan Sarandon — essa foi a primeira vez que um brasileiro apresentou um Emmy Internacional.

Já como diretor, sua primeira experiência aconteceu na novela “Irmãos Coragem” (1970), de Janete Clair. Ele também dirigiu os primeiros capítulos da novela “Selva de Pedra” (1972) e “Escrava Isaura” (1976), uma das novelas mais vistas no mundo.

Seu último trabalho na TV Globo foi na minissérie “Se eu Fechar os Olhos Agora“, de 2019. Milton Gonçalves interpretou o menino Paulo na fase adulta. Atualmente, ele está no ar com a reprise de “A Favorita” no “Vale a Pena Ver de Novo“.

Política

Militante do movimento negro, Milton Gonçalves chegou a tentar a carreira política e candidatou-se pelo PMDB a governador do estado do Rio de Janeiro, em 1994. No fim do primeiro turno, porém, o ator teve somente pouco mais de 4% dos votos.

Em entrevista de 2019, ele disse sentir falta de representatividade no governo brasileiro e lamentou não ter mais representantes no país em que mais de 50% é de negros e pardos.

O artista também ocupou outros cargos públicos como a Superintendência Regional da RadioBrás Setor Sul entre 1985 e 1986, membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, do Conselho de Artes do Paço Imperial do Rio de janeiro e do Conselho Cultural da Fundação Palmares.

Em 2019, Milton também se viu em meio a uma polêmica quando processou o também ator Paulo Betti por racismo, diante de uma fala considerada “infeliz” e que fazia “distinção entre brancos e negros” durante a disputa pela presidência do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) em junho do mesmo ano.

Homenagem no Carnaval 2022

Neste ano, a Acadêmicos de Santa Cruz, da Série Ouro do Rio de Janeiro, levou a trajetória de Milton Gonçalves para a Marques de Sapucaí.

O enredo fez um paralelo entre a história do ator e diretor e os orixás. Apesar da homenagem, a escola de samba foi rebaixada.

“A Santa Cruz é liberdade Preto rei! Preto é rei Nesse Rio de Oxossi fiz o meu gongá Preto rei! Preto é rei Saravá Milton Gonçalves na coroa de Oxalá” diz um trecho do samba.

Written By

Escrevo sobre bastidores dos famosos e o que estão aprontando. Seleciono o melhor das agências de notícias e produzo resumos 'topzeira' para quem tem pouco tempo pra se informar. Mineiro e fanático pelo Galo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Famosos

Assessoria da cantora confirmou a morte mas causa ainda é desconhecida

Famosos

Ludmila Ferber tratava um câncer de pulmão desde 2018

Famosos

Francisco Camargo estava internado no hospital desde o dia 14 com um problema sério no intestino

Televisão

Ator foi encontrado morto em sua casa no Rio de Janeiro neste domingo (1)

Cinema

Morte do ator que eternizou papeis como o de James Bond foi confirmada pela família

Televisão

Atriz participou de grandes novelas como 'Malu Mulher', 'Barriga de Aluguel' e 'Mulheres Apaixonadas'

Música

Walter Paulino da Costa era mais conhecido como Léu e fez dupla com irmão Liu

Música

Acidente aconteceu na madrugada da última terça-feira (30)