Connect with us

Hi, what are you looking for?

Esporte

Palmeiras Duodeca Campeão: Verdão conquistou maior virada de todos os tempos

Cabeça fria e coração quente marcaram a história do Verdão nesta temporada

Palmeiras fez ainda mais história no Brasileirão
Palmeiras fez ainda mais história no Brasileirão (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Na noite da última quarta-feira (6), o Palmeiras colocou seu nome de vez na história do Brasileirão. Ao empatar em 1 a 1 com o Cruzeiro, fora de casa, a equipe partiu para o abraço e conquistou o 12º título da competição. Assim, o Verdão chegou ao quarto troféu conquistado nos últimos oito anos. Endrick marcou o gol do Alviverde. O feito rendeu muita festa para a torcida e ainda sobrou provocação para os rivais.

Juliana Bonde posa de mini saia no campo e ganha palmas de todas as torcidas
Juliana Bonde posa de mini saia no campo e ganha palmas de todas as torcidas (Divulgação)

O lema de Abel Ferreira no Palmeiras é “cabeça fria e coração quente“. Mas ninguém imaginava que o treinador teria que utilizar o famoso slogan que o destacou no futebol brasileiro nesta temporada. Ao fim do primeiro turno, o Alviverde estava na segunda posição da tabela e 13 pontos atrás do então líder Botafogo. Porém, algo o despertou internamente e provocou a maior virada de todos os tempos.

Abel Ferreira indicou que vai ficar no Palmeiras
Abel Ferreira indicou que vai ficar no Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

De lá para cá, o Verdão conquistou 11 vitórias e assumiu a liderança para não largar mais. Obviamente, a derrocada do Botafogo roubou a cena e chocou o mundo. Mas e se o Palmeiras tivesse largado o Brasileirão? Quem dá a resposta é Abel Ferreira, o maior treinador da história do Alviverde. Com grande conexão ao lado do elenco, o dono da “cabeça fria e do coração quente” se encaminhou para mais um título.

Leila Pereira disparou contra John Textor
Leila Pereira disparou contra John Textor (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Digo duas coisas. Tivemos a 14 pontos, ou 13. Disse a eles que, se largassem, eu seria o primeiro a largar. Se eu sentisse que eles largassem, eu largaria. Essa foi a primeira. E a segunda foi o que vos disse: temos uma oportunidade de sair daqui, eu como melhor treinador e vocês como melhores jogadores. São estes momentos que podem nos fazer crescer e retornar ainda melhores, e eles entenderam“, disse Abel.

Palmeiras comemorando com a torcida
Palmeiras comemorando com a torcida (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

PALMEIRAS TEVE QUE LUTAR!

Nos últimos 19 jogos do Brasileirão, o Palmeiras teve que ter muita confiança em seu treinador para concretizar a maior virada de todos os tempos. Mas não foi só isso. No final de setembro e em todo o mês de outubro, o Verdão viveu a pior fase da temporada. Foram quatro derrotas seguidas no Brasileirão, somadas à dura eliminação na Libertadores. Mas de onde vem a força para se reerguer?

Resumo do Brasileirão na última rodada
Resumo do Brasileirão na última rodada (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Mais uma vez, a resposta vem com Abel Ferreira: “Não é uma equipe que conseguem criar rótulos ou só dar um destaque, isso me enche de orgulho. Se este time tirar a camiseta, mesmo assim todos sabem que é o Palmeiras a jogar. Mesmo sem ver o nome. Se tirar a camiseta a todos, ninguém sabe quem é, mas olhando para a forma de jogar dá para dizer que é o Palmeiras. Conseguimos uma identidade“.

veja o vídeo com os momentos mais incriveis do 12⁰ título nacional do Verdão.

A ARRANCADA!

Depois das derrotas diante do Grêmio, do Bragantino, do Santos e do Atlético-MG, até o torcedor mais otimista desistiu do título. Mas a história do Palmeiras e o trabalho de Abel Ferreira não permitem que os gladiadores do uniforme verde e branco sejam desacreditados. A história de 1942, quando o time precisou trocar de nome em meio à guerra e mesmo assim se tornou campeão, é um exemplo.

Mas não para por aí! A “Arrancada Histórica” no Brasileirão de 1994 também não é apenas um feito esportivo notável, mas é um exemplo inspirador de como a determinação, o trabalho em equipe e a perseverança podem levar uma equipe à glória, mesmo quando as chances parecem remotas. É um episódio que continua a ser parte integrante do folclore do futebol brasileiro e da rica história do Palmeiras.

Cruzeiro x Palmeiras agita rodada do Brasileirão
Cruzeiro x Palmeiras agita rodada do Brasileirão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Diante de tamanho esforço ao longo da história, Abel Ferreira e seus súditos ligaram o acelerador e partiram rumo ao título do Brasileirão em 2023. Após as derrotas seguidas e a eliminação na Libertadores, o Palmeiras venceu oito jogos, empatou um e perdeu outro. Assim, não tinha quem parasse a locomotiva verde e branca, que só aceitou diminuir o ritmo quando chegou ao destino final: o título!

Palmeiras: Abel Ferreira é o grande nome da campanha histórica
Palmeiras: Abel Ferreira é o grande nome da campanha histórica (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

O JOGO DA TAÇA DO PALMEIRAS!

Além de tudo que já vem sendo falado, o Palmeiras tem um ponto de partida para a confiança no título do Brasileirão. E ele surgiu da maneira mais histórica possível. Perdendo por 3 a 0, a equipe confiou no garoto Endrick, esquecido em muitos momentos da temporada. Assim, a joia do futebol mundial demonstrou o motivo para ser tão badalado e conduziu o Verdão à virada inesquecível para 4 a 3.

REPETIÇÃO DE 1994?

A “Arrancada Histórica” do Palmeiras é um capítulo lendário na história do futebol brasileiro e, em particular, na trajetória vitoriosa do time no Campeonato Brasileiro de 1994. Essa expressão se refere ao incrível desempenho do Alviverde na segunda metade da competição, onde, liderado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, conseguiu uma virada espetacular para conquistar o título nacional.

A edição de 1994 era disputada no formato de pontos corridos, com 24 equipes. Na primeira metade da temporada, o Palmeiras não conseguiu estabelecer uma posição de destaque, lutando para acompanhar os líderes. No entanto, algo notável aconteceu a partir da 17ª rodada, que deu início à “Arrancada Histórica“.

O Palmeiras iniciou uma série de vitórias impressionantes, acumulando um desempenho notável e consistente. O time se destacou pela solidez defensiva, um meio-campo criativo e um ataque letal. Grandes jogadores como Evair, Edmundo, Zinho, César Sampaio e outros desempenharam papéis cruciais na virada, que terminou com o título diante do maior rival, o Corinthians.

RUMO AO TÍTULO!

Como não poderia ser diferente, o Palmeiras soube aproveitar a história e o lema de seu treinador para sonhar com o 12º título no Brasileirão. “Cabeça fria e coração quente“, mas também com uma pitada de acidez transformaram Abel Ferreira no maior treinador da história do clube. Porém, ele não fez nada sozinho. Weverton, Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Endrick conduziram os companheiros em campo.

E o Palmeiras no ardor da partida / Transformando a lealdade em padrão / Sabe sempre levar de vencida / E mostrar que de fato é campeão“, já dizia o hino de um dos maiores times do país. Na dificuldade dos jogos, com a lealdade de seu treinador, soube se recuperar das derrotas e mostrar quem é o campeão.

Completo apaixonado por esportes. Da bola rolando às manobras mais radicais do skate e surfe. Formado em Jornalismo e com experiência em texto, edição e redes sociais, e passagem por sites de esporte. Escreve sobre esportes e traz aquelas novidades dos atletas dentro e fora dos torneios. Nas horas vagas sofre com o Santos FC.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Esporte

Confronto vai definir o último time classificado às semifinais

Esporte

Confronto vai definir o primeiro semifinalista do Paulistão

Esporte

Torneio chega no momento decisivo e com grandes times na disputa

Esporte

Atacante segue sendo vítima na Espanha e vem cobrando medidas

Esporte

Glorioso tinha a vantagem do empate após a vitória no jogo de ida

Economia

Proprietários organizavam ação coletiva contra gestora do Allianz Parque

Esporte

Técnico do Athletico-PR relembrou a condenação na Suíça

Esporte

Gigante da Colina buscou empate e venceu o rival nos pênaltis