Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Star Wars: Religião, Mitologia, Marvel e Filmes B são inspiração para saga

Nova série sobre Obi-Wan Kenobi deve estrear em 2022 no Disney+ (Divulgação/Disney)
Nova série sobre Obi-Wan Kenobi deve estrear em 2022 no Disney+ (Divulgação/Disney)

George Lucas é um dos cineastas mais renomados em todo o mundo, sendo reconhecido principalmente por seus filmes da saga Star Wars. Assim, é natural que muitos se questionem sobre as inspirações do diretor para a criação deste universo, que se tornou um verdadeiro fenômeno da cultura pop.

Para começar, é importante ressaltar que Lucas se considera um grande fã dos chamados “seriais” cinematográficos, filmes de baixo orçamento que eram exibidos em capítulos semanais nos cinemas nos anos 1930 e 1940. Esses filmes, muitas vezes de aventura e ficção científica, têm uma enorme influência no estilo cinematográfico de Lucas e, consequentemente, em Star Wars.

Outra grande inspiração do diretor foi a mitologia, principalmente as sagas épicas gregas e nórdicas. Lucas sempre foi fascinado pelas histórias heroicas e pela jornada do herói, que se tornaram elementos centrais da trama de Star Wars. Ele também estudou diversas religiões para criar a Força, a energia mística que permeia o universo da saga.

Além disso, é possível identificar diversas referências a outras obras de ficção científica em Star Wars. O design dos sabres de luz, por exemplo, é uma homenagem aos raios “laser” dos filmes de Flash Gordon, enquanto as roupas de Darth Vader foram inspiradas no visual dos vilões dos seriados de “seriais”.

A saga Star Wars é um dos maiores fenômenos da cultura geek
A saga Star Wars é um dos maiores fenômenos da cultura geek (Divulgação)

Ainda dentro da ficção científica, Lucas também se inspirou em obras literárias como “Duna“, de Frank Herbert, e a trilogia “Fundação“, de Isaac Asimov. Ele também citou “A Guerra dos Mundos“, de H.G. Wells, como uma de suas principais influências, especialmente em relação às cenas de batalha e ao clima de tensão.

Outro elemento fundamental em Star Wars é a “Força”, uma energia mística que permeia todo o universo e é usada por Jedi e Sith como fonte de poder. Para criá-la, Lucas estudou diversas religiões, especialmente budismo e taoismo, que apresentam conceitos semelhantes de energia universal e equilíbrio.

Trailer revela Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi em novo filme Star Wars (Disney/Reprodução)
Trailer revela Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi em novo filme Star Wars (Disney/Reprodução)

Além disso, Lucas também se inspirou em diversos filmes clássicos de Hollywood, como “Tubarão“, de Steven Spielberg, para criar a tensão em algumas cenas de batalha. Ele também citou “The Wizard of Oz” como uma importante influência para a caracterização de alguns personagens, como o Mestre Yoda.

Falando em personagens, é impossível não mencionar os robôs R2-D2 e C-3PO, que se tornaram ícones da cultura pop. A inspiração para criá-los veio de uma peça do autor tcheco Karel Čapek, chamada “Rossum’s Universal Robots”, que introduziu a palavra “robô” na língua inglesa.

Cena de Star Wars, o despertar da força
Cena de Star Wars, o despertar da força

Outros personagens importantes, como a Princesa Leia e Han Solo, foram desenvolvidos a partir de tipos clássicos do cinema como a damisela em perigo e o anti-herói. Já o vilão Darth Vader é uma combinação de diversos elementos, como a figura do samurai, o visual dos vilões de seriados antigos e até a máscara do personagem Dr. Doom, dos quadrinhos da Marvel.

Por fim, é importante mencionar que Lucas também se inspirou em acontecimentos históricos para criar o universo de Star Wars. A batalha de Yavin, por exemplo, foi baseada na Batalha de Midway, uma das mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Já o Império Galáctico foi inspirado nos regimes totalitários da história, como o Terceiro Reich e a União Soviética.

George Lucas, criador do universo de Star Wars, é hoje a celebridade mais rica dos EUA (Divulgação)
George Lucas, criador do universo de Star Wars, é hoje a celebridade mais rica dos EUA (Divulgação)

Em resumo, o universo de Star Wars é uma mistura de diversas influências, que vão desde a ficção científica e a mitologia até filmes clássicos de Hollywood e acontecimentos históricos. George Lucas soube combinar essas inspirações de forma única e criativa, resultando em uma saga de grande sucesso e que continua encantando gerações.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Cinema

Kirby, Joseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach estão entre as novidades

Cinema

Ator utilizou um GIF do filme Shrek para responder sua seguidora

Cinema

Ator saiu da organização depois de ser condenado pela Justiça

Séries

A série documental “Marvel Studios: Avante” apresenta o processo criativo das produções do MCU

Séries

Echo traz a personagem título em confronto com Demolidor e Rei do Crime

Famosos

Ator foi flagrado usado aliança em público pela primeira vez

Tudo Sobre

Thor foi criado por Stan Lee baseado na lenda nórdica do Deus do Trovão

Tudo Sobre

Robert Downey Jr deu vida a Tony Stark, o Homem-de-Ferro da Marvel