Connect with us

Hi, what are you looking for?

Criptomoedas

Aceita criptomoeda? Por enquanto não, obrigado

Investidores da FTX são as mais recentes vitimas das Criptomoedas

A FTX desmanchou em horas, e agora? (Arte/Reprodução)
A FTX desmanchou em horas, e agora? (Arte/Reprodução)

Vou aproveitar esse sábado, pós-catástrofe da FTX, pra repetir meu entendimento sobre criptomoedas como existem hoje, totalmente não-reguladas por governos e bancos centrais: elas são uma catástrofe.

Criptomoedas desreguladas são perigosas para os países, são desastrosas para famílias e poupadores, são péssimas para as economias públicas.

É um problema tão sério que deveria ser crime fazer publicidade de criptomoedas e exchanges, da mesma forma que é crime fazer publicidade de jogos de azar, de drogas, de tabaco ou de armas. A razão que defendo a proibição de publicidade de criptoativos é exatamente a mesma pela qual são proibidas as publicidades dos produtos que citei, pois elas são perigosos, são ilegais, e quando de alguma forma podem ter um aspecto positiva (assim como os remédios são uma forma de droga lícita) ainda assim só podem ser consumidas com ajuda e supervisão de um especialista. Por isso no Brasil é proibido a publicidade de remédios, porque podem ser destrutivos usados da forma errada, precisam de um médico indicando e acompanhando o uso.

Não é de hoje que penso isso e discuto o tema (normalmente sou uma voz perdida na multidão, já me acostumei com isso).

A primeira vez que escrevi sobre o assunto aqui nessa rede (e na época já estava totalmente convicto dos riscos das criptomoedas) foi em maio de 2017, faz mais de 5 anos, e desde então não mudei nada minha opinião, só obtive mais elementos confirmando minhas preocupações. Se quiser matar a curiosidade, veja o artigo de 2017 aqui no rodapé.

Não foi com pouca gente que debati sobre o tema, provavelmente um dos melhores interlocutores com quem discuti criptomoedas, e que tive a sorte de conhecer, foi o saudoso professor João Sayad. Um dos maiores economistas brasileiros, especialista em economia monetária, e com uma biografia que dispensa apresentações.

O artigo que escrevi já tem 5 anos, desde então nada mudou na regulamentação que pudesse por ordem no assunto. O terreno continua uma verdadeira terra de ninguém, um velho oeste monetário, e a cada dia somam-se mais evidências empíricas que são uma bomba atômica.

Repito, sem nenhuma dúvida de errar: criptomoedas são um desastre para as economias e para as pessoas que investem nelas sem profundo conhecimento do que estão fazendo.

Vou além, acredito que donos de Exchange de Cripto – que compram, vendem e guardam criptoativos de terceiros – sem a devida autorização do Banco Central poderiam ser presos.

Não se abre um banco ou uma DTVM no Brasil sem a devida autorização do Bacen, da CVM, e de outros órgãos reguladores. Se alguém o fizer é crime, vai preso, está na Lei: “Operar Instituição Financeira sem autorização” (art. 16, da Lei 7492/86)

Espero ansioso o dia em que o Banco Central do Brasil e o Ministério Público Federal começarão a fazer valer a lei, antes que mais gente se afunde.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Criptomoedas

Cathie Wood, da Ark Invest, está otimista em relação ao futuro do Bitcoin

Tecnologia

Projeto deve interligar sistemas de bancos de vários países

Criptomoedas

São esperados grandes movimentos no mercado após o evento de halving

Criptomoedas

Robert Kiyosaki acredita que o Bitcoin chega a valer 100 mil dólares em 2024

Criptomoedas

Robert Kiyosaki defende investimento na criptomoeda

Criptomoedas

O alerta vem em um momento de correção do mercado

Criptomoedas

Empresa americana lidera a lista com números impressionantes

Inteligência Artificial

SentinelOne é provedor de segurança cibernética com inteligência artificial