Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cinema

Oscar: Academia faz pedido histórico de desculpa a indígena

Sacheen Littlefeather fez o discurso ao rejeitar o Oscar ganho por Marlon Brando

Sacheen Littlefeather subiu ao palco do Oscar em 1973 para discursar em defesa dos povos nativos americanos(Instagram)
Sacheen Littlefeather subiu ao palco do Oscar em 1973 para discursar em defesa dos povos nativos americanos(Instagram)

Em 1973, Marlon Brando ganhou o Óscar de Melhor Ator pelo seu papel como Vito Corleone em O Padrinho. Mas não foi à cerimônia, nem quis receber a estatueta. Em sua representação, enviou então a atriz e ativista Sacheen Littlefeather, a quem pediu que lesse um discurso que ele escreveu. O boicote ao prêmio visava protestar contra o tratamento dado aos nativos americanos no cinema, frequentemente mostrados de forma negativa e sem muitas oportunidades para se representarem a si próprios nos ecrãs, quanto mais de contarem as suas histórias.

Quase 50 anos depois, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a cerimônia, veio esta segunda-feira anunciar um evento de “conversa, cura e celebração”, agendado para 17 de Setembro, com atuações de artistas nativo-americanos e produção de Bird Runningwater, ex-programador do Sundance Institute. E divulgou que pediu formalmente desculpa à atriz pela forma como foi tratada durante a cerimônia.

Na altura, Littlefeather subiu ao palco depois de Roger Moore e Liv Ullmann anunciarem o vencedor do Óscar de Melhor Ator. Usando um vestido de camurça e mocassins tradicionais, a atriz falou durante apenas um minuto, sem tempo para ler o discurso todo. A sua aparição surpreendeu toda a gente que estava a ver o espetáculo. Numa sala quase totalmente composta por pessoas brancas, foi recebida com aplausos, tendo visto algumas pessoas fazerem um gesto ofensivo para os índios americanos. Falou então do protesto em Wounded Knee, na Dakota do Sul, onde em 1890 teve lugar um histórico massacre, para criticar o tratamento das populações nativas pelo governo dos Estados Unidos.

Nos bastidores, John Wayne, estrela de inúmeros westerns, terá sido impedido por seis seguranças de tirar a atriz de cima do palco à força. Sem chegar a pegar na estatueta, Littlefeather abandonou o palco. Depois do evento, vários rumores circularam sobre ela: que não seria realmente nativo-americana, que era namorada de Brando, entre outros.

A Academia recorda agora, em comunicado disponível no seu site oficial, que por causa desse ato simbólico a atriz viu a sua carreira “boicotada”, tendo sido ainda “atacada e assediada pessoalmente e discriminada ao longo dos últimos 50 anos”. O texto cita também uma carta assinada pelo agora ex-presidente da Academia, David Rubin, e enviada à atriz em Junho. “Os ataques que recebeu (…) foram despropositados e injustificáveis”, lê-se. “O fardo emocional que suportou e o custo [que o protesto representou] para a sua carreira na nossa indústria são irreparáveis. Há muito tempo que a coragem que demonstrou não é reconhecida.”

A reação da atriz também vem citada no comunicado. Começa com o seguinte comentário: “Quanto ao pedido de desculpas da Academia, nós, os índios, somos pessoas muito pacientes – só se passaram 50 anos!”.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Inteligência Artificial

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

Música

Banda ícone do metal sinfônico tem mais de 100 músicas no repertório

Música

Rainha do Pop traz a turnê "Celebration" ao Brasil

Últimas

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Tecnologia

A agência de segurança cibernética dos EUA descobriu bug crítico de injeção de SQL

Criptomoedas

Cathie Wood, da Ark Invest, está otimista em relação ao futuro do Bitcoin

Netflix

"O Problema dos 3 Corpos" é baseada em uma das maiores obras de ficção científica recentes

Mais notícias relacionadas

Cinema

Ator ganhou o Oscar e teve os valores revelados pela participação no filme

Cinema

Ator entregou o prêmio de Cillian Murphy durante o Oscar

Cinema

Diretor de Oppenheimer já chegou ao total de US$ 100 milhões

Cinema

Ator afirmou que o formato do anúncio foi escolhido pela produção do evento

Cinema

Filme dirigido por Christopher Nolan levou sete estatuetas para casa

Cinema

Filme segue em destaque em todas as premiações do cinema mundial

Cinema

Premiação acontece no dia 10 de março e promete muitas emoções

Famosos

Atriz deu uma entrevista reveladora para o portal People