Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Sustentabilidade: Conheça livros que abordam a preservação ambiental para crianças

Isa Colli
A escritora Isa Colli fala sobre sustentabilidade para crianças (Foto: Divulgação)

É natural associar a palavra “sustentabilidade” a preservação e conservação do meio ambiente. No entanto, nem só aí reside o significado desse termo. O próprio dicionário afirma que a sustentabilidade está relacionada a aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

Mas como explicar e prender a atenção de uma criança quando o assunto é tão tênue como o meio ambiente?

A educação é fundamental para a transformação de uma nação e os livros são ferramentas de extrema importância em todo esse processo. Para reafirmar esse poder transformador do livro, a escritora Isa Colli, busca com suas obras, mostrar que é possível apresentar qualquer tipo de assunto para as crianças, e o tema sustentabilidade deve ser ensinado desde cedo aos pequenos.

Para Colli, cuidar do meio ambiente e repensar formas de sermos mais sustentáveis é de grande importância. Isa acredita que é preciso buscar maneiras didáticas e criativas para ensinar nossas crianças, de forma lúdica e cheia de suavidade.

“A literatura para mim tem o poder de transformar o mundo e por isso escrevo. Se construirmos este hábito não só da leitura, como do ensino de como cuidar do planeta, contribuiremos para que eles sejam adultos conscientes, em suas gerações. Desejo que meus livros possam ajudar a tornar o mundo um lugar melhor, mais justo e sustentável”, comenta Isa Colli.

Obras de Isa Colli que falam sobre sustentabilidade

No livro “A Nuvem Floquinho”, Isa, conta a história de uma nuvem ambientalista que ao perceber as consequências das ações humanas para o planeta, se junta a outras nuvens para levar mensagens de conscientização e salvar a natureza.

Outros dois sucessos assinado por Isa é “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia” e “O Rio Grinalda”. O primeiro mostra como as pessoas podem se unir e fazer a sua parte para salvarem o meio ambiente, com foco na Floresta Amazônica. O bioma que vem sofrendo com os severos danos do desmatamento, queimadas, extração ilegal de madeira, criação de grandes hidrelétricas e a mineração. Já o Rio Grinalda fala sobre reciclagem e da importância de haver equilíbrio entre homens e natureza.

“Sustentabilidade é um tema não poderia ficar de fora das conversas com os pequenos. Afinal, eles são, por definição, o futuro do mundo. E investir em uma mentalidade sustentável, hoje, é garantir que ela perpetue boas ações em uma projeção de amanhã melhor para todos”, afirma a escritora.

Sobre Isa Colli

Isa sempre amou escrever, mas começou a carreira literária em 2011, desde então, já são 32 livros infantis lançados, um romance infantojuvenil e um livro de poemas. Todas as suas obras trazem lições importantes, além das obras sobre o meio ambiente, Isa traz para a cena literária infantil, assuntos que abordam sobre a importância da alimentação saudável, como “Luke, o Macaco Atleta” e “Luke e suas andanças pelo Brasil”, tendo também, obras que falam de solidariedade, amor aos animais e imigração.

Em 2018 ela deu um novo passo e fundou a editora Colli Books que conta com livros sobre racismo, bullying, amizade e sonhos. Isa é um talento da literatura e sempre busca levar informação em suas obras e plataformas.

Recentemente conquistou a cadeira 074 da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), além de já ter participado de eventos organizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com a Colli Books, participou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo que pela primeira vez ocorre em formato online devido à pandemia.

Todos os livros da autora Isa Colli podem ser encontrados na https://www.collibooks.com/ e em várias plataformas digitais mundo afora.

Written By

Sou ávida por Shows e Realities (BBB, Fazenda, De Férias com o Ex, Largados e Pelados, The Voice, etc) e uso isso para informar quem não tem tempo para ver tudo que rola na telinha. Amo carnaval e bloquinhos.

Advertisement

Recomendas

Cinema

Ator ganhou o Oscar e teve os valores revelados pela participação no filme

Tecnologia

Bilionário segue de olho na rivalidade com a OpenAI

Tecnologia

Washington prevê financiamento bilionário para alimentar o boom da IA

Esporte

Confronto vai definir o primeiro semifinalista do Paulistão

Últimas

Inteligência Artificial

Previsão é de Silvio Meira, cientista da Universidade Federal de Pernambuco

Criptomoedas

A quantidade de bitcoins perdidos bate na inacreditável casa dos 530 bilhões de dólares

Mundo

O calor dos oceanos é motivo de preocupação da comunidade científica

Mundo

Patógenos congelados há milhões de anos podem estar escondidos no permafrost da Rússia

Brasil

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia destaca os riscos à saúde

Mais notícias relacionadas

Cultura

Anúncio foi feito nesta quinta (5) pela Academia Sueca, em Estocolmo

Atualidades

O rapper Emicida participa "da Arte e Identidade – I Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil" com transmissão online