Morre o gênio João Gilberto, inventor da Bossa Nova

O cantor foi um dos maiores gênios da MPB e faz parte da história da música brasileira

Bruno Silva Publicado sábado 6 julho, 2019

O cantor foi um dos maiores gênios da MPB e faz parte da história da música brasileira
João Gilberto tinha 88 anos e viveu os últimos anos de vida recluso - Divulgação
Gostou dessa? Clica aqui

O mundo da música perdeu um dos seus maiores mitos. O cantor e compositor João Gilberto morreu neste sábado (6) aos 88 anos de idade. A informação foi confirmada por seu filho João Marcelo nas redes sociais.

“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da independência. Agradeço minha família por estar aqui por ele”, escreveu o filho do cantor em um post neste sábado.

Contar a história da vida de João Gilberto é contar parte da história da música brasileira. Nascido na Bahia, o cantor logo cedo descobriu o violão e a paixão o levou a ser um mestre do instrumento e criar um movimento que levou o Brasil para o mundo inteiro. O juazeirense foi um dos inventores do movimento "Bossa Nova" com parceiros como Tom Jobim, um dos seus maiores pares, e outros tantos grandes músicos. O jeito único de tocar o violão e usar a voz de maneira suave se interpondo ao violão genialmente tocado levaram João Gilberto a ser conhecido no mundo inteiro e atingir um status de mito ainda em vida.

Nos últimos anos de sua vida, o cantor viveu recluso em seu apartamento no Rio de Janeiro. Ele morreu em casa e a causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. João enfrentava problemas de saúde nos últimos meses.

Além de João Marcelo, João Gilberto deixa outros dois filhos, Bebel e Luisa.

 

Último acesso: 21 Sep 2020 - 06:04:43 (1050315).