carnaval   / Verde e Rosa

Mangueira é a campeã do carnaval 2019 no Rio de Janeiro

Escola contou um pouco da história da resistência negra e índia na avenida

Bruno Silva Publicado quarta 6 março, 2019

Escola contou um pouco da história da resistência negra e índia na avenida
A Mangueira encerrou o belíssimo desfile ostentando suas tradicionais cores verde e rosa - Reprodução TV Globo

O carnaval de 2019 no grupo especial do Rio de Janeiro já tem a sua escola campeã. A Estação Primeira de Mangueira foi declarada a grande campeã do carnaval da Marquês de Sapucaí depois de desbancar por apenas três décimos a Viradouro na contagem final da apuração.

A escola desfilou um belissimo enredo sobre heróis da resistência negra e índia, com o tema "História pra  ninar gente grande" sob a batuta do carnavalesco Leandro Vieira e mostrando muita competência, samba e beleza em 24 alas.

Após a declaração do título a festa na quadra da Escola tomou conta da noite. Ao vivo em entrevista para a TV Globo, Vieira comemorou o êxito da Magueira, uma das mais queridas e tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro:

"A Mangueira merece esta festa. A Mangueira é uma escola que faz carnaval para representar uma comunidade importante. Esses homens e essas mulheres aqui são os heróis do meu enredo, que merecem sempre ser exaltados. Aqui mora o que tem de melhor nesse país. E o que tem de melhor nesse país faz essa festa que o mundo todo aplaude", contou Vieira emocionado. O carnavalesco aproveitou o momento e mandou um recado para as autoridades do Brasil:

"É um recado político para o país todo, que tem que entender que isso aqui é importante. É um recado político também para o presidente mostrar que o carnaval é isso aqui. O carnaval é a festa do povo. O carnaval é cultura popular. O carnaval não é o que ele acha que é. O carnaval é isso. E ele deveria mostrar para o mundo o carnaval da Mangueira. O carnaval da arte, o carnaval da luta, o carnaval do povo, o carnaval da cultura popular."

 

Último acesso: 07 Apr 2020 - 03:43:06 (1047691).