novelas   / resumo dos capítulos

Abismo da Paixão – Resumo dos Capítulos de 13 a 17 de janeiro de 2020

No capítulo da terça 14/01, Elisa descobre que Florência nunca esteve grávida

Publicado domingo 12 janeiro, 2020

No capítulo da terça 14/01, Elisa descobre que Florência nunca esteve grávida
Elisa desmascara Florência - SBT

Capítulo 100 – Segunda 13/01
Em uma cabana afastada do povoado, Elisa mente para Damião dizendo  que não quer estar com ele por amar Gael e  pede que a deixe ir. Damião lê a carta de Florência e assim descobre que ela nunca esteve grávida, e que tudo que ela fez foi um plano armado por Almerinda. Florência procura Henrique para explicar que nunca esteve grávida, e tudo foi uma invenção que se viu obrigada a seguir por causa das circunstancias, pois Almerinda a pressionava. Ela pede perdão e uma oportunidade para demonstrar a Henrique que o ama. Paulo procura Carmem na fazenda e abusa dela para se vingar das humilhações pelas quais o fez passar. Edmundo avisa Betânia que Sabrina está no povoado. Almerinda pede ajuda a Paloma para encontrar Elisa e Damião. Paloma diz que não sabe de nada. Ramiro se sente mal e pede ajuda a  Edmundo.  Carmem pede a Edmundo que a examine e tenta beijá-lo. Betânia chega e os surpreende. Sabrina se nega a falar com a mãe, já que não pensa em perdoá-la. Ramiro viaja para procurar ajuda médica, já que não suporta mais as fortes dores de cabeça que vem sentindo. Dr. Miguel realiza vários exames e  diz que é impossível submetê-lo a uma cirurgia pois uma intervenção só deixaria as coisas ainda piores, por isso terá que conviver com essas dores pelo resto da vida. Betânia se desespera ao ouvir de Sabrina seu desejo de se tornar voluntária em causas humanitárias na África. Edmundo tenta explicar o que ocorreu com Carmem a Betânia, mas ela pede que ele vá embora, pois não quer saber mais nada dele. Elisa cela o cavalo de Damião e tenta fugir, Damião grita desesperado para que ela não o abandone. Gael diz a Lucio que se vingará de Damião. Lucio diz a Gael que se Elisa o ama, jamais estará com Damião. Carmem, por telefone, diz a Almerinda que a história se repete, e um Arango novamente foge com uma Bouvier, Almerinda desmaia. Paloma diz a Edmundo que irá embora do povoado e deixará Henrique livre. Henrique pede a Paloma que não vá embora, mas ela o aconselha a lutar por Florência  a quem realmente ama. Florência se despede de Paulo para sempre. 

Capítulo 101 – Terça 14/01
Ramiro e Paulo discutem, Paulo diz a Ramiro que irá embora do povoado para sempre, Ramiro contrata capangas para agredirem Paulo. Paloma propõe à avó que deixem o povoado e comecem uma nova vida em algum outro lugar. Ramona diz à neta que ainda que esteja muito distante não deixará de amar Gael. Edmundo aconselha Padre Lupe a internar Almerinda, já que ela não está bem do coração e sem os cuidados necessários sua saúde pode se agravar. Ramiro entrega as passagens falsas a Almerinda. Elisa telefona para Lucio para informar  que está bem e não precisa se preocupar. Gael está furioso e Carmem aproveita para dizer a ele que Elisa e Damião já estão juntos, e se amam muito além do que jamais Elisa o amará algum dia. Elisa percebe que Damião está com muita febre. Elisa descobre que Florência nunca esteve grávida, e que também já assinou seu divórcio com Damião. Damião entrega seu amuleto a Elisa com muita paixão. Gael reclama com Florência, por ela nunca ter sido suficientemente mulher para manter Damião a seu lado. Florência diz que deu o divórcio a Damião porque quem ele nunca deixou de amar Elisa e ela também o ama. Edmundo pede a Henrique que defina seus sentimentos, já que não deseja vê-lo só ou sofrendo por um amor impossível. Betânia fica feliz ao saber que  Henrique não se casará  com Paloma e pede ao filho que convença sua irmã a desistir de se tornar voluntária na África. Ramiro diz a Carmem que entregou passagens falsas a Almerinda, para que não duvide mais que Estefânia é quem era a amante de Rogério. Carmem agradece e dorme com ele. Paulo está na estrada quando encontra uma mulher pedindo ajuda e decide ajudá-la. Nesse momento aparecem alguns homens e o agridem. Eles levam a moto de Paulo. Elisa e Damião discutem porque ele pensa que Elisa se entregou a Gael antes de se casar. Elisa se ofende e pede a Damião que a leve ao povoado, já que só se entregou  ao homem que ama de corpo e alma. 

Capítulo 102 – Quarta 15/01
Ramiro encontra Damião perto do bosque, o acerta com uma pedra e o leva inconsciente para a Fazenda. Padre Lupe se assusta ao ver a situação de Damião e o auxilia rapidamente, Almerinda, mesmo vendo a situação do filho, se alegra com seu regresso. Elisa chega à casa de Lucio, ele e Dolores ficam muito felizes ao vê-la. Carmem e Ramiro se unem para colocar Gael contra Damião, afim de que ele o mate, assim Elisa jamais seria feliz. Ramiro presenteia Carmem com um lindo colar, ela fica feliz e  agradece. Gael encontra Ramiro, e este o aconselha a matar Damião para “limpar” sua honra. Elisa diz a Gael que não pode mais se casar com ele, pois já se entregou a Damião. Gael, frustrado, começa a destruir os móveis na casa onde Elisa viveria com ele. Gael vai atrás de Damião para tirar satisfações com ele, mas não o encontra. Ramona aconselha Paloma a pressionar Gael a contar para  Elisa o que ocorreu entre eles, antes ela mesma o faça. Damião pede à mãe que falem com Elisa, já que ela sempre foi muito injusta com ela, Almerinda se nega. Damião procura por Gael na igreja, mas o informam que ele não se encontra, pois foi preso após uma briga com Ramiro. Elisa, em frente ao tumulo de sua mãe, promete que limpará seu nome e chora pela falta do pai. Ramona encontra Elisa no cemitério e comenta com ela que Paloma vai embora do povoado, Elisa diz que está muito triste por ter enganado Gael. Ramona  aconselha que fale com Paloma e afirma que Gael mentiu. Paloma visita Gael na prisão e pede que ele diga a verdade a Elisa. Elisa procura por Paloma no consultório e chega justo no momento em que Almerinda pede a Florência o anel de compromisso que Damião lhe deu. Almerinda diz a Florência e Elisa que elas se equivalem, pois são duas mulheres muito frívolas e más. Damião desesperado pede a Elisa que diga, olhando em seus olhos, que ama Gael, já que não agüenta mais a angustia de viver nessa dúvida. Elisa não responde e Damião a beija.

Capítulo 103 – Quinta 16/01
Damião e Elisa estão se beijando na praça quando Almerinda começa a aplaudir em frente a várias pessoas, e grita que Elisa é igualzinha a louca de sua mãe. Elisa jura se vingar dela. Almerinda desmaia e Damião a leva ao centro de saúde. Henrique procura  Florência e ela pede uma oportunidade, diz que o ama e eles se beijam. Gael e Damião se encontram, Gael está a ponto de matar Damião quando chega Padre Lupe, que grita que eles são filhos do mesmo pai, e, portanto, irmãos. Elisa chora com Dolores e Lucio, pela revelação de que Gael e Damião são irmãos e iam se matar por sua culpa. Damião enfrenta a mãe por ter rejeitado Gael e o ter privado de crescer com as comodidades as quais tinha direito. Lupe triste diz a Almerinda que já não é mais padre, pois rompeu com um segredo de confissão ao revelar a verdade sobre sua origem a Gael. Damião diz a Gael que renunciará ao amor de Elisa para sempre. Damião promete a Gael que se afastará de Elisa para que ele possa ser feliz ao lado dela, ele ainda afirma que partirá do povoado, pois sua mãe não está bem e a colocará sob os cuidados de um cardiologista da capital, e que nem se despedirá de Elisa, já que seria capaz de levá-la com ele novamente. Henrique confessa a Paloma que está apaixonado por ela e pede  que se casem  e lhe permita colocar seu sobrenome em seu filho. Paloma se nega, já que ainda ama Gael. Ramona pede a Paloma que repense sobre sua decisão quanto a Henrique, pois ele vale a pena. Damião deixa uma carta para Elisa explicando porque partiu sem se despedir. Elisa chora. Carmem adverte Padre Lupe e diz que não tem o direito de revelar os seus segredos, pois ela é capaz de tudo. Lucio faz Gael reconsiderar e falar com Padre Lupe. Gael procura o padre na para pedir  perdão por tudo que o fez sofrer. Lupe se nega a aceitar o pedido, dizendo que antes ele deve ser honesto com seus sentimentos, e dizer a verdade a Elisa, pois ele a traiu primeiro. Paloma visita Gael para consolá-lo, mas ele  pede que se afaste, já que ainda ama Elisa e só a fará sofrer.

Capítulo 104 – Sexta 17/01 
Gael confessa a Elisa que esteve com outra mulher antes que se casassem e pede que o perdoe. ela se nega. Padre Lupe viaja para falar com o bispo, já que rompeu um segredo de confissão, e não pode seguir sendo sacerdote, o bispo o confessa e Lupe diz sentir muito pelo ocorrido. Almerinda está a ponto de ser transferida para a sala de cirurgia, e pede a Damião que a perdoe, e caso morra, que nunca volte a ver Elisa, Damião se nega a fazê-lo. O padre Lupe diz a Damião que não irá embora do povoado, pois sua família está ali. Carmem segue atormentada, pois pensa que a qualquer momento, Guadalupe revelará seus segredos. Paloma aconselha Florência a lutar pelo amor de Henrique, já que ele anda muito confuso. Florência promete que não deixará de lutar por ele. Edmundo e Betânia levam Sabrina até o aeroporto onde embarcará para sua missão na África. Elisa conta a Paloma que Gael esteve com outra mulher pouco antes do casamento, Paloma confessa que essa mulher foi ela. Elisa e Dolores pensam que existe algo mais que Paloma não quer dizer. Elisa pede a Paloma que não vá embora do povoado, já que a considera uma irmã, que entende o que ela passou com Gael, por amá-lo, mas não quer não tê-la mais por perto. Dolores e Bráulio comentam a má sorte de Gael, que mesmo sendo um Arango, nunca teve nada na vida, ao contrário de Damião. No hospital, informam Damião que Almerinda saiu muito bem da operação. Ramiro visita Almerinda, lhe confessa todo seu amor tenta beija-la, Damião entra no quarto neste momento. Padre Lupe pede a Gael que se afaste de Elisa, mas ele diz que fará exatamente o contrário, e  pede ao Padre que interceda por ele junto a  Elisa. Henrique segue seguro de seu amor por Paloma. Elisa diz a Gael que é um covarde pelo que fez a Paloma. Gael chega ao consultório de Edmundo e ouve quando Henrique fala com Florência sobre o bebê de Paloma, que se fará responsável por ele. Gael se zanga e eles discutem. Paloma chega e pede a Gael que não se meta mais em sua vida.

Último acesso: 28 Jan 2020 - 06:15:46 (1051794).