Connect with us

Hi, what are you looking for?

Televisão

Série Especial de TV faz homenagem a Ayrton Senna

Série da TV Brasil presta tributo a Senna com imagens e momentos históricos

Série da TV Brasil presta tributo a Senna com imagens e momentos históricos (Divulgação)
Série da TV Brasil presta tributo a Senna com imagens e momentos históricos (Divulgação)

A partir desta segunda (2), a TV Brasil apresenta a produção Ayrton: Retratos e Memórias, sobre um dos maiores ídolos nacionais do esporte, o piloto brasileiro Ayrton Senna. A emissora pública homenageia o saudoso tricampeão de Fórmula 1 ao exibir o seriado de segunda a sexta, às 18h, com dois episódios consecutivos. A atração também está no app TV Brasil Play.

A série documental vai ao ar na telinha durante toda a semana em que se recorda a morte de um mito do automobilismo mundial. Senna morreu em 1º de maio de 1994, após grave acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.

O piloto perdeu o controle de sua Williams enquanto perseguia o rival da Benetton, o então jovem alemão Michael Schumacher, novo talento da categoria. O carro de Senna passou reto na curva Tamburello até se chocar, em alta velocidade, contra o muro. A trágica batida encerrou a vida do esportista e a esperança de milhares de brasileiros que acordavam cedo nas manhãs de domingo apenas para acompanhar as conquistas do astro e comemorar vitórias, recordes e títulos em autódromos como o de Mônaco.

Com dez edições de 25 minutos, o programa traz uma perspectiva intimista, emocionante e reveladora sobre os bastidores da rotina de Ayrton Senna da Silva. Para contar a trajetória e celebrar o legado deixado por ele, a atração reúne cerca de 60 entrevistas com diversas pessoas que conviveram com o piloto que faleceu novo, com apenas 34 anos de idade.

A produção destaca, principalmente, aspectos vividos do Senna fora dos circuitos. O seriado em cartaz na programação da emissora pública é inspirado na obra do jornalista Ernesto Rodrigues, também biógrafo do atleta. Ele transforma as páginas de seu livro e recupera momentos pessoais e feitos da carreira profissional de Ayrton Senna.

Para redigir o livro e, depois, dirigir a série, o autor entrevistou pilotos e ex-pilotos, correspondentes internacionais, pessoas que trabalhavam diretamente com Senna, artistas e personalidades da mídia. Amigos, admiradores e companheiros de pista recordam histórias curiosas e divertidas. O arquivo é enriquecido com imagens de acervo em alta resolução de diversos acontecimentos expressivos.

Obstinado por ganhar disputas, Senna marcou época e sua garra e talento atravessam gerações. O público hoje em dia pode conferir nas redes sociais trechos de provas com manobras espantosas e ultrapassagens incríveis do brasileiro que fez o fechado mundo da Fórmula 1 se render à emoção de suas conquistas.

Com técnica, perspicácia e dedicação, o piloto transformou o modo como o brasileiro assistia a corridas. Semanalmente o público aguardava ansiosamente para que aquele jovem levantasse os braços e, dentro de seu carro, segurasse a bandeira do país que tremulava ao som da canção da vitória e, no pódio do hino nacional.

Disputas com rivais
A produção resgata o começo da carreira no kart e a enorme percepção que Senna tinha nas pistas de corrida. A habilidade e o arrojo para manobras arriscaram eram características que marcam o trabalho do piloto que tinha fixação em ser o melhor.

As passagens marcantes por Toleman, Lotus e McLaren têm destaque. As desavenças com o também brasileiro Nelson Piquet e a relação conturbada com alguns companheiros de equipe são lembradas. A disputa com o francês Alain Prost era acirrada e Senna se superava na competição para vencer o rival.

A série ainda fala sobre a amizade de Senna com o piloto austríaco Gerhard Berger. O surgimento de novos adversários é tratado ao mostrar a tensão do homenageado em sua temporada derradeira pela categoria, na até então vitoriosa Williams, com o surgimento do jovem talento Michael Schumacher.

Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Ernesto Rodrigues

Direção de Fotografia: Roberto Riva

Produção: Gina Marques, João Rodrigues, Mitsuo Kawasaki, Paula Arantes e Pedro Pedreira

Pesquisa: Paulo Rubens Sampaio

Som: Diogo Correa

Edição: Thiago Maia

Distribuição: Bizum Comunicação Ltda.

Gênero: documentário

Episódios: 10

Duração: 25 minutos

Ano: 2015

Classificação indicativa: Livre

Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço
Ayrton: Retratos e Memórias – segunda a sexta-feira, entre os dias 2 e 6/5, às 18h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil

Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

(Com informações de Agência Brasil)

Written By

Viciado em todos tipos de streaming (Netflix, Amazon, HBO Max, Globoplay, Disney e tudo mais), e uso meu vício para o bem de todos compartilhando o que descubro com os leitores. Curto praia, sol e beach tênis.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Inteligência Artificial

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

Música

Banda ícone do metal sinfônico tem mais de 100 músicas no repertório

Música

Rainha do Pop traz a turnê "Celebration" ao Brasil

Últimas

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Tecnologia

A agência de segurança cibernética dos EUA descobriu bug crítico de injeção de SQL

Criptomoedas

Cathie Wood, da Ark Invest, está otimista em relação ao futuro do Bitcoin

Netflix

"O Problema dos 3 Corpos" é baseada em uma das maiores obras de ficção científica recentes

Mais notícias relacionadas

Netflix

"O Problema dos 3 Corpos" é baseada em uma das maiores obras de ficção científica recentes

Netflix

Plataforma revelou todos os detalhes da sexta temporada

Séries

Empresa foi acusada por um autor chamado Demetrius Polychron

Séries

“Turma da Mônica Origens”, é uma série original Globoplay

Séries

Produção indicada ao Emmy vai estrear sua terceira temporada

Famosos

Apresentadora revela detalhes do período difícil vivido após a morte do piloto

Famosos

Cantora é uma das maiores revelações recentes da MPB

Tudo Sobre

O brasileiro Senna deixou sua marca inesquecível nas pistas