Connect with us

Hi, what are you looking for?

Televisão

Juan Paiva, o Anderson de Malhação, revela que a realidade do morro o fez amadurecer cedo

juan-paiva,-o-anderson-de-malhacao,-revela-que-a-realidade-do-morro-o-fez-amadurecer-cedo

Nascido e criado no Vidigal, comunidade do Rio, o ator comemora vitória na vida e na arte

Com apenas 19 anos, Juan Paiva encara cenas difíceis ao viver Anderson, em Malhação – Viva a Diferença. O ator é porta-voz da luta contra o racismo e preconceito social, por meio de seu personagem, que sofre com a hostilidade e rejeição de Mitsuko (Lina Agifu), mãe de sua namorada, Tina (Ana Hikari). Juan sente-se honrado em representar os adolescentes negros na novela juvenil. “Para nós, negros, ter esse espaço é muito importante. Converso todos os dias com a Heslaine (Vieira, sua irmã na trama) sobre nossas questões, e o que  podemos mudar, arrumar um caminho para podermos abrir portas. A gente pensa num todo”, acredita. Segundo Juan, a função do ator é levar para o público a discussão sobre temas sociais. “Me dedico ao máximo e estudo para não ser bruto, radical, mas também para não ser tão delicado. Tento achar um equilíbrio e passar uma mensagem que atinja a galera com eficácia”, afirma Juan, que também levou assuntos sérios ao interpretar o Wesley, em Totalmente Demais (2015). 

Em Malhação, Tina e Anderson são a prova de que o amor vence tudo. Foto: Marilia Cabral/ Rede Globo

 

Sentindo na pele
Nascido e criado no Vidigal (comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro), Juan já sentiu na pele o preconceito por diversas vezes. Em muitos casos, ele foi seguido por seguranças em lojas de departamento por causa da sua cor. “Já vivi várias situações que não foram legais. É uma sensação péssima. Vai ser sempre ruim passar por isso. Hoje, posso estar mais maduro e seguro de mim, mas sempre vai ser uma situação ruim”, revela. De acordo com o jovem ator, a discriminação piora quando o negro é morador de uma comunidade. Mesmo com a pouca idade, Juan acredita que amadureceu antes do tempo: “Na realidade do morro, você amadurece muito rápido. Eu tenho 19 anos, mas comecei a trabalhar com 16. Já sabia de muita coisa desde muito novo. Não ando pelos lugares sem saber onde estou pisando. O cotidiano do morro é realmente um ensinamento incrível.”

Com Valentina Bandeira, em Totalmente Demais. Juan também usou cadeira de rodas. Foto: João Cotta/ Rede Globo

 

Vida no asfalto
O grande choque cultural para Juan foi mesmo quando desceu da comunidade e encarou a vida no asfalto. “Dentro do morro não há desigualdade. A gente está acostumado com todos os moradores, conhecemos todo mundo. Quando saímos da favela,  aí é que vem a diferença e percebemos os olhares de algumas pessoas, a forma que elas falam sobre nós. Isso me fez assimilar as coisas e amadurecer muito”, relata Juan, que é casado com Luana Souza, de 20 anos. Eles são pais da pequena Analice, de três aninhos. 

O papai coruja não se cansa de postar fotos da pequena Analice na internet. Foto: Reprodução/ Instagram

 

Retorno feliz
Com Malhação chegando ao fim, Juan faz um balanço de sua participação na trama. “Estou feliz com a repercussão. O retorno foi bastante positivo. Meu personagem cresceu muito. Falamos do preconceito, amor proibido, jovem representando os motoboys e negros. Tinha muito medo no início de não ter um retorno favorável, até mesmo por eu ser carioca e ter sotaque. Tinha medo de me atrapalhar. Mas, graças a Deus, tudo foi no caminho certo”, afirma. 

Sotaque da quebrada
Carioca da gema, o grande desafio de Juan foi dar vida a um paulistano nato. O que deu mais trabalho na composição foi o sotaque. “Já estou adaptado, mas tive que me concentrar bastante, fui pegando aos poucos. Se eu dispersar vem o carioquês (risos). Tive até ajuda de fonoaudióloga. Comecei a improvisar nas cenas, pesquisei na internet rappers como Emicida e Mano Brown, as formas que eles pronunciam as palavras. Estudei muito o sotaque paulistano, é quase igual a aprender outra língua”, brinca o pisciano, que viu suas redes sociais crescerem ao conquistar quase 500 mil seguidores, apenas no Instagram, durante a novela.

Advertisement

Recomendas

Curiosidades

A fascinante história da VW Santana e do Jeep Cherokee que conquistaram a China

Música

O ápice da final da Copa América em Miami foi o show de Shakira

Esporte

Com virada sensacional Argentina vence Colômbia e é campeã

Esporte

Seleção Espanhola levanta a taça da Eurocopa 2024 com campanha perfeita

Séries

Cenas devem assustar os fãs e expectadores da série

Últimas

Esporte

Textor, o "rei dos pipoqueiros", ainda não superou o vexame e fracasso de 2023

Séries

Aegon II Targaryen não morreu, mas como será que ficou após ser queimado vivo pelo dragão do irmão Aemond?

Bombando

Donald Trump teria encenado uma armação? Teorias malucas borbulham na Internet

Bombando

Caso Iza e Yuri Lima: Traição, Bafão, Sex0 e tentativa de venda de imagens

Curiosidades

Escândalos e Traições: Famosas que Namoraram Jogadores de Futebol e Foram Traídas

Especial para você

Séries

Rhaenyra está sedenta por vingança na 2ª temporada da saga de R.R.Martin

Séries

A guerra vai iniciar pra valer no próximo episódio de HoD

Televisão

Apresentador do "Manhã do Ronnie" passou situação inusitada

Televisão

"Programa do João" tem estreia prevista para outubro

Séries

O Deus da Trapaça viaja no tempo para uma nova data, com seu lançamento antecipado para 5 de outubro às 22h, exclusivamente no Disney+

Televisão

Narrador transmite semifinais da Copa Sul-Americana

Televisão

Daniela Beyruti é a atual vice-presidente do SBT

Televisão

Apresentador deixou a TV Record a menos de quatro meses

Advertisement