Connect with us

Hi, what are you looking for?

Televisão

Imperdível! Nova série mostra relação entre cinema e Segunda Guerra

“O Cinema e a Segunda Guerra” é uma série inédita e exclusiva do canal Curta!

Charles Chaplin parodia Adolf Hitler no filme "O Grande Ditador"
Charles Chaplin parodia Adolf Hitler no filme "O Grande Ditador" (Divulgacão)

Durante a Segunda Guerra Mundial, houve uma expansão do cinema. Então, seja como propaganda ou como um escape para o duro cotidiano daqueles anos, a sétima arte esteve bastante presente na vida das pessoas. Além disso, o próprio conflito em si, mesmo depois de seu término, foi assunto de dezenas de filmes. Assim essa estreita relação é o tema da série “O Cinema e a Segunda Guerra”, inédita e exclusiva do canal Curta!. Dirigida por Lyndy Saville, a produção apresenta uma narrativa que costura entrevistas com especialistas, imagens da época e cenas de filmes.

O primeiro episódio, intitulado “Cinema, Som e Nazismo”, mostra que a representação de guerras pelo cinema começou antes. Isto porque, em 1930, foi lançado “Nada de Novo no Front”, que tem bas no livro homônimo de Erich Maria Remarque que retrata a sina de jovens alemães enviados para batalhar — e morrer — nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. O filme contava a rendição alemã naquele conflito, o que gerou indignação em um país onde o nazismo estava em plena ascensão. Mas a potência comunicativa do longa abriu os olhos de Hitler: era preciso usar o cinema como ferramenta para conquistar maior adesão popular. Nesse intuito nasceram filmes como “Triunfo da Vontade” e “Oympia”, ambos dirigidos por Leni Riefenstahl, que glorificavam o ditador e as premissas nazistas. 

A diretora preferida de Hitler

Durante a Segunda Guerra, as produções de Leni Riefenstahl foram material de propaganda e tiveram um grande impacto na promoção da ideologia nazista dentro e fora da Alemanha. Os filmes foram parar em cinemas e em eventos públicos para promover o regime de Hitler e motivar as tropas alemãs. Além disso, “Triunfo da Vontade” também teve uma grande influência na linguagem e na estética cinematográfica, tornando-se uma referência para documentários políticos e de propaganda em todo o mundo.

Paralelamente, os estúdios de Hollywood inicialmente evitavam abordar o cenário político europeu. Mas Essa tendência acabou com o filme “Confissões de Um Espião Nazista”, de Anatole Litvak, um lançamento ousado da Warner Bros, meses antes de a guerra eclodir em 1939, alertando para a ameaça que se aproximava. No ano seguinte, com o mesmo objetivo, estreava um clássico: “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, uma sátira a Hitler e a Mussolini. “Foi um grande risco para ele interpretar o ditador em forma de comédia”, comenta o crítico de cinema Derek Malcom. 

Charles Chaplin

“O Grande Ditador” tem uma importância histórica significativa, pois foi lançado em um momento em que muitos países lutavam contra as forças do Eixo, lideradas pela Alemanha nazista, e precisavam de um incentivo para continuar a luta. O filme teve um grande impacto na opinião pública e é considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema. Além de ser uma obra de arte em si, a obra ajudou a motivar os Aliados na luta contra o nazismo e a promover os valores da democracia e da liberdade. A partir de então, cada vez mais filmes mostravam a Segunda Guerra, e vários são relembrados pelos especialistas entrevistados. 

A série “O Cinema e a Segunda Guerra” conta ainda com dois episódios que abordam a representação de momentos como o ataque à base de Pearl Harbor, o Holocausto e as bombas atômicas. Aliás, você também pode ver a série no Curta!On – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo. A estreia é na Quarta do Cinema, 19 de abril, às 23h. Confira o trailer:

Veja mais sobre Série nestas notícias e fotos:

Written By

Viciado em todos tipos de streaming (Netflix, Amazon, HBO Max, Globoplay, Disney e tudo mais), e uso meu vício para o bem de todos compartilhando o que descubro com os leitores. Curto praia, sol e beach tênis.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Cinema

Ator ganhou o Oscar e teve os valores revelados pela participação no filme

Cinema

Ator entregou o prêmio de Cillian Murphy durante o Oscar

Cinema

Filme de Super Mario Bros tem lançamento marcado para abril de 2026

Cinema

Diretor de Oppenheimer já chegou ao total de US$ 100 milhões

Cinema

Diretor faturou quantia milionária após o enorme sucesso do longa

Cinema

Filme dirigido por Christopher Nolan levou sete estatuetas para casa

Cinema

Longa segue sendo o grande destaque das premiações do cinema mundial

Cinema

Astro de Oppenheimer disse que prefere conversar com as pessoas