Connect with us

Hi, what are you looking for?

Televisão

Daniel Ortiz, autor de Haja Coração, fala sobre o desafio de atualizar ‘Sassaricando’

daniel-ortiz,-autor-de-haja-coracao,-fala-sobre-o-desafio-de-atualizar-‘sassaricando’

O autor da nova trama das 7 é o responsável por atualizar a novela escrita por Silvio de Abreu e exibida em 1987, na Globo

Em 2014, Daniel Ortiz estreou na Globo como autor principal da novela Alto Astral. O sucesso da trama o credenciou a voltar à tela com uma proposta bem diferente em sua nova história, Haja Coração: uma releitura de Sassaricando, de Silvio de Abreu, exibida em 1987. “É um sonho reviver personagens como a Tancinha (Cláudia Raia) e o Apolo (Alexandre Frota)! E o que eles vivem agora é tudo novo”, conta. Aos 43 anos, o maior desafio de Daniel é emocionar e mostrar, ao lado do diretor Fred Mayrink, uma trama vibrante e solar. “A vida já está tão complicada, por isso, queremos ir contra todo o caos dos noticiários”, garante o paulista.

Como surgiu a ideia de fazer uma releitura de Sassaricando?
Eu sempre quis escrever sobre São Paulo e lembrei logo de Sassaricando, uma novela muito especial pra mim. Tenho o VHS gravado até hoje. É um sonho reviver personagens como a Tancinha e o Apolo! E o que eles vivem, agora, é tudo novo.
O que você mudou na história? 
Muita coisa! Por exemplo: a Tancinha (Mariana Ximenes) está mais romântica e o Apolo (Malvino Salvador) agora é um cara bem mais responsável. Eu coloquei novos personagens e tirei alguns da versão original que eu não queria em Haja Coração, como o Guel (que era vivido por Edson Celulari). A novela também está mais moderna, já que em 1987 não tinha toda a tecnologia de hoje. Uma coisa interessante é que eu pedi emprestada a Shirley Manca (que era interpretada por Karina Barum e agora será Sabrina Petraglia), de Torre de Babel (1998), para o Silvio de Abreu. Ele achou estranha toda essa mistura, mas me deu bandeira branca.

Sassaricando era uma comédia rasgada. Você manteve essa linha em Haja Coração? 
Sim, vai ter comédia, principalmente por causa da Fedora, personagem da Tatá Werneck. Ela é muito engraçada e se mete em várias confusões para ser a mulher mais seguida do mundo nas redes sociais. Mas Haja Coração também vai ter bastante do meu estilo, que é o romântico. Vou começar mostrando o amor de Tancinha e Apolo desde a infância. Vai ser algo intenso.

Que outros elementos de Sassaricando você aproveitou? 
Sassaricando não é uma novela datada: é uma história de amor e comédia, que pode até mesmo ser considerada atual se assistida nos dias de hoje. Então, estou tentando trazer temas contemporâneos para a trama. A virgindade da Tancinha, por exemplo, era um assunto polêmico em 1987. Hoje, isso já não é mais tabu. Vamos falar sobre o boom das redes sociais, popularidade, entre outros assuntos. 
Como foi a escolha do elenco? 
Quando comecei a escrever, não tinha nenhum ator/atriz em mente. Só depois surgiu a ideia de colocar a Mariana como Tancinha, a Cleo Pires como Tamara e o Malvino como Apolo. E eles casaram muito bem com os personagens. 
Quem viu Sassaricando vai estranhar muito essa releitura?
Acho que sim. No começo vai ser estranho ver a Tancinha e o Apolo vivendo novas aventuras, mas tudo é questão de costume. Quando as pessoas entenderem que Haja Coração não tem a intenção de ser uma cópia fiel, elas vão gostar. 

Como é o diálogo com o Silvio de Abreu, autor original da novela? 
Incrível! Ele é um grande parceiro e tem um carinho enorme pelo projeto desde o início. Silvio me deu carta branca e espero que ele se divirta com o resultado final. Assim como o público, talvez ele estranhe, afinal, são os personagens dele em outra trama.

Advertisement

Recomendas

Música

Festival promete agitar o Villa Lobos com um line-up incrível

Famosos

A atriz pornô Stormy Daniels já fez mais de 100 filmes

Curiosidades

Bilionários como dono do Facebook investem em bunkers para se proteger de apocalipse

Esporte

Palmeiras derrotado pelo Atlético Paranaense em Barueri

Esporte

Um novo amanhecer de glória para o Esporte Clube Bahia

Últimas

Tudo Sobre

O talento de Bruno Mars, inspirado no deus Marte

Música

Datas de shows de Bruno Mars causam confusão e viram caso de polícia

Netflix

As complexidades da vida em "Limites", um filme que vai além do convencional!

Esporte

Tite e Flamengo estão muito próximos de um vexame histórico

Cinema

David Corenswet vai assumir o papel principal de Superman

Especial para você

Televisão

Apresentador do "Manhã do Ronnie" passou situação inusitada

Televisão

"Programa do João" tem estreia prevista para outubro

Séries

O Deus da Trapaça viaja no tempo para uma nova data, com seu lançamento antecipado para 5 de outubro às 22h, exclusivamente no Disney+

Televisão

Narrador transmite semifinais da Copa Sul-Americana

Televisão

Daniela Beyruti é a atual vice-presidente do SBT

Televisão

Apresentador deixou a TV Record a menos de quatro meses

Televisão

Depois de sair da Globo, Galvão contou como está sua vida, abrindo o coração nas redes sociais

Televisão

Ex-apresentador do Encontro se posiciona contra boatos envolvendo a apresentadora

Advertisement