Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tudo Sobre

O Rebaixamento do São Paulo no Paulista de 1990

Rebaixamento e virada de mesa, a vergonhosa história do Tricolor do Morumbi em 1990

Jornal noticia o rebaixamento do São Paulo para Série B do Paulista (Foto: Reprodução)
Jornal noticia o rebaixamento do São Paulo para Série B do Paulista (Foto: Reprodução)

No mundo do futebol algumas histórias se tornam verdadeiras lendas, enquanto outras ficam escondidas nas páginas do passado. O ano de 1990 foi marcante para a história do São Paulo Futebol Clube, apesar de os torcedores tricolores tentarem a qualquer custo esconder esse momento triste e vergonhoso de sua história, ele está lá, registrado nas páginas de jornais e reportagens de rádio e TV, que teimam em sempre retornar e relembrar os tricolores.

O ano de 1990 trás duas vergonhas na história tricolor, primeiro seu rebaixamento no Campeonato Paulista, até aí nenhum time no mundo está imune a esse tipo de infelicidade, mas depois veio a vexatória virada de mesa de 1991, que até nos faz lembrar a virada de mesa do Fluminense das Laranjeiras, que saltou da série C (terceira divisão) do Brasileiro, diretamente para série A, sem nunca ter pago a série B. Viradas de mesa e arranjos como esse envergonham o futebol brasileiro muito mais do que eventuais rebaixamentos, que acontecem dentro de campo, e fazem parte do esporte.

Contexto Histórico

Na temporada de 1990 do Campeonato Paulista, o São Paulo passou por uma fase tumultuada, enfrentando dificuldades que culminaram com uma péssima posição na tabela. O clube, após uma campanha muito aquém das expectativas, encontrou-se na zona de rebaixamento. A situação desencadeou uma série de debates e discussões sobre o destino do tricolor paulista até os dias de hoje.

A Folha de S.Paulo noticiou após a repescagem: "São Paulo vai disputar Segunda Divisão em 91" (Reprodução/Folha)
Na época a Folha de S.Paulo noticiou – assim como vários outros veículos de imprensa – que após o fracasso tricolor na repescagem, o “São Paulo vai disputar Segunda Divisão em 91” (Reprodução/Folha)

O Rebaixamento

As principais fontes jornalísticas que cobriram o campeonato paulista de 1990 (dentre elas O Estado de S. Paulo, a Folha de S. Paulo, a Gazeta Esportiva, a revista Placar, a TV Globo, a TV Cultura, dentre várias outras) possuem registros jornalísticos históricos que atestam que de fato o São Paulo terminou a temporada de 1990 na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista, em seguida disputou o torneio de repescagem, e ao final da repescagem foi rebaixado para a série B do Paulistão do ano seguinte.

Com um desfecho trágico, testemunhado por apenas 600 torcedores que foram ao estádio Morumbi, o glorioso tricolor iria disputar a segunda divisão do Paulista em 1991. Os resultados e classificações da época são documentos incontestáveis, provando que o São Paulo ficou entre os times que foram rebaixados à Série B do Paulista.

Quando cheguei ao São Paulo ele estava na segunda divisão do campeonato paulista e com medo de cair no brasileiro“.

Telê Santana, maior técnico da história do São Paulo, no Roda Viva da TV Cultura

A chegada de Raí e Telê Santana para disputar a série B

Para confirmar que o São Paulo foi de fato rebaixado, e que o resto é fake news, e tentativa desesperada de tentar reescrever a história, dois dos maiores ídolos da história tricolor chegavam ao Morumbi para começar sua vitoriosa carreira em 1991, e ao chegar deram entrevistas para várias rádios e TV, e as perguntas sempre recaiam no como seria o desafio de disputar a segunda divisão do Paulista. De maneira austera Raí e Telê Santana em várias entrevistas alegaram que seria um desafio, mas que acreditavam na recuperação do tricolor. Essas declarações de Raí e do mestre Telê são um balde de água fria em qualquer são-paulino que tenta contestar a verdade histórica.

Anos depois, numa entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, o mestre Telê chega a contar com suas próprias palavras: “Quando cheguei ao São Paulo ele estava na segunda divisão do campeonato paulista e com medo de cair no brasileiro“.

Virada de Mesa da cartolagem e Final Polêmica

Contudo, uma reviravolta inusitada ocorreu no ano seguinte. Os cartolas mudaram o regulamento da época e criaram uma disputa entre os campeões da Série A e da Série B do Paulistão. Num resultado inusitado para a época o Bragantino sagrou-se campeão da séria A, e o São Paulo por sua vez conquistou o título da série B. Na partida entre os campeões da série A e B, entre Bragantino e São Paulo, o tricolor saiu vencedor. Esse fato peculiar levou os são-paulinos a argumentarem que nunca foram rebaixados, uma vez que fizeram uma “final” e saíram vencedores. Mas existem inúmeros comprovantes de que na verdade, no ano de 1991, o São Paulo disputou a série B (segunda divisão) do campeonato paulista.

A Controvérsia Continua

A polêmica sobre o rebaixamento do São Paulo em 1990 persiste, dividindo opiniões entre torcedores, historiadores e amantes do futebol. Enquanto alguns consideram a conquista de 1991 como prova de que o clube nunca esteve na Série B, outros argumentam que o rebaixamento é uma realidade que não pode ser apagada pelos feitos subsequentes.

Jornal noticia orebaixado do São Paulo para Série B Foto: Reprodução

Nunca Rebaixado? A maior Fake News do futebol brasileiro

Apesar de o São Paulo ser um dos clubes mais vitoriosos do Brasil, não está imune a episódios controversos em sua rica história e o rebaixamento do Paulistão de 1990 é um fato incontestável. O debate sobre o rebaixamento de 1990 permanece vivo, torcidas organizadas do tricolor até ostentam faixas com “Jamais Rebaixado”, mas trata-se apenas de uma peça de marketing. O rebaixamento do São Paulo é fato normal do futebol, não clube está imune, nem os maiores do mundo, já a virada de mesa de 1991 é um fato vergonhoso do nosso futebol, e pode ser comparado com a virada de mesa do Fluminense, o tricolor das Laranjeiras, que foi rebaixado pra série B do Brasileirão, depois para a C, e que saltou direto da C para A numa virada de mesa da cartolagem, que até hoje mancha a história do Fluminense.

Written By

Leitor voraz de tudo sobre esportes e cinema. Escrevo sobre cena musical, shows, tecnologia e cinema. Viciado em 007, Missão Impossível e Universo Marvel desde os '80. Amo futebol no estádio e torcer pelo meu Vascão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Esporte

Presidente do Palmeiras criticou a reação dos rivais após o clássico

Esporte

Clássico paulista ficou marcado pelas decisões de arbitragem

Esporte

Clima depois do jogo contra o Palmeiras não ficou nada bom

Esporte

Clássico ainda teve repercussão fora do gramado do Morumbis

Tecnologia

Ideia é implantar um centro de engenharia da empresa na cidade

Esporte

Peixe garantiu vaga na fase decisiva do estadual após três anos

Carnaval

Escolas de samba prometem fechar a edição com muitas emoções

Carnaval

Festa acontece nas noites de sexta (9) e sábado (10)