Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Dia da Mulher: conheça mulheres que mudaram a tecnologia!

Dia 8 de março começou a ser comemorado em 1917

Dia da Mulher começou em 1917
Dia da Mulher começou em 1917 (Foto: Divulgação/Canva)

O Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, tem origem em 1917. Assim, nesta data, cerca de 90 mil operárias russas saíram às ruas para exigir melhores condições de trabalho e de vida. Além disso, elas se manifestaram contra o czar Nicolau II. Este evento ficou conhecido como “Pão e Paz”. Dessa forma, o dia foi instituído, quando as mulheres russas conquistaram o direito ao voto.

A ideia de uma celebração dedicada às mulheres surgiu em 1908, quando cerca de 1500 pessoas do gênero feminino se uniram numa manifestação em prol da igualdade económica e política nos EUA. Assim, em 1909, o Partido Socialista dos EUA oficializou o Dia Nacional da Mulher em 28 de fevereiro. Outro marco para o estabelecimento do Dia das Mulheres foi um incêndio que aconteceu em Nova York.

O incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. A partir disso, o Dia da Mulher passou a ser comemorado e festejado. Porém, vale destacar a luta diária de todas elas por condições igualitárias, respeito e educação. Baseado nesta tarefa diária, nós trouxemos uma lista de mulheres que tiveram importante papel na história da tecnologia.

DIA DA MULHER: EDITH RANZINI

Edith Ranzini é uma engenheira cujo talento e dedicação foram fundamentais na equipe responsável pela criação do primeiro computador brasileiro, o Patinho Feio, em 1972. Assim, durante mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli) e sua participação no Laboratório de Sistemas Digitais (LSD), ela desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da memória do Patinho Feio

Além de sua contribuição pioneira, Ranzini é reconhecida como uma destacada professora na Poli e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Por lá, ela continua a influenciar e inspirar futuras gerações de engenheiras e engenheiros. Sua atuação nas áreas de inteligência artificial, engenharia de computação, redes neurais e sistemas gráficos é um exemplo inspirador de excelência feminina.

ANNIE EASLEY

Annie Easley foi uma notável cientista da computação, matemática e cientista de foguetes. Seu trabalho na NASA a tornou uma das primeiras mulheres negras a ocupar um cargo de liderança na agência. Como diretora da equipe de desenvolvimento de software do Centaur, ela desempenhou um papel crucial no processo de propulsão de foguetes e satélites para o espaço.

Além disso, seu envolvimento em projetos de energia solar e eólica, bem como em pesquisas sobre a vida útil de baterias de armazenamento, demonstra compromisso com a inovação e o progresso tecnológico. Dessa forma, o legado de Easley segue inspirando mulheres e minorias a buscar carreiras em STEM e a desafiar os limites.

DIA DA MULHER: SINHÁ MOREIRA

Luzia Rennó Moreira, carinhosamente conhecida como Sinhá Moreira, deixou um legado duradouro como pioneira da educação técnica no Brasil. Como fundadora da primeira escola técnica de nível médio da América Latina, em Santa Rita do Sapucaí (MG), ela abriu portas para o desenvolvimento tecnológico na região, que hoje é reconhecida como o Vale da Eletrônica.

GRACE HOPPER

Grace Hopper foi uma visionária almirante e analista de sistemas da Marinha dos EUA, cujo trabalho pioneiro deixou um legado duradouro no campo da computação. Como membro da equipe que desenvolveu o UNIVAC I, o primeiro computador comercial fabricado nos EUA, ela desempenhou um papel fundamental na história da computação moderna. O legado continua a inspirar mulheres em todo o mundo.

HEDY LAMARR

Hedy Lamarr foi uma figura multifacetada cujas contribuições para o cinema e a tecnologia a tornaram uma verdadeira pioneira em seu campo. Além de sua notável carreira como atriz de Hollywood, ela foi uma inventora autodidata com genialidade levou ao desenvolvimento da tecnologia Wi-Fi. Seu trabalho para ajudar os esforços da Segunda Guerra Mundial demonstrou não apenas sua inteligência.

ADA LOVELACE

Ada Lovelace é reconhecida como a primeira programadora de computadores da história, cuja visão e talento abriram caminho para a era da computação moderna. Seu trabalho pioneiro na escrita do primeiro algoritmo processável por máquina, em colaboração com Charles Babbage e sua Máquina Analítica, estabeleceu as bases para a programação de computadores.

RADIA PERLMAN

Radia Perlman é uma renomada cientista da computação americana, cujas contribuições revolucionárias para o campo das redes de computadores a tornaram conhecida como a “mãe da internet”. Assim, sua criação do protocolo Spanning Tree, fundamental para a operação de redes de computadores, demonstra sua genialidade e habilidade técnica.

ELIZABETH J. FEINLER

Elizabeth J. Feinler é uma pioneira da internet cujo trabalho fundamental no projeto Arpanet estabeleceu as bases para o desenvolvimento da internet moderna. Dessa forma, como diretora do Network Information Center (NIC), ela desempenhou um papel crucial no armazenamento e arquivamento de diretórios da rede, permitindo que pessoas e serviços aparecessem na então nascente internet.

SHERYL SANDBERG

Sheryl Sandberg é uma executiva de destaque cujo papel na transformação do Facebook em uma potência tecnológica é inegável. Como diretora de operações da empresa, ela desempenhou um papel crucial em tornar o Facebook lucrativo e influente no cenário global. Sua liderança e visão estratégica foram fundamentais para o sucesso da empresa, apesar dos desafios enfrentados ao longo dos anos.

NIKI PARMAR

Niki Parmar é uma cientista da computação notável cujo trabalho revolucionário no Google Brain e na Adept IA está moldando o futuro da inteligência artificial. Sua contribuição para o artigo seminal “Attention is All You Need”, que resultou na arquitetura Transformer, demonstra sua inteligência e habilidade técnica. Assim, como cofundadora da Adept IA, ela está na vanguarda do desenvolvimento de IA.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Tecnologia

Multinacional americana sofreu cyber ataque devastador

Tecnologia

A agência de segurança cibernética dos EUA descobriu bug crítico de injeção de SQL

Inteligência Artificial

Michio Kaku aponta a era quântica como determinante para o futuro

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Tecnologia

Problema afetou milhares de usários do aplicativo de fotos e vídeos

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial pode liderar um mercado com valor de 1 trilhão de dólares

Inteligência Artificial

Pesquisadores utilizaram um modelo de neurônios artificiais

Tecnologia

Washington prevê financiamento bilionário para alimentar o boom da IA