Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde

Saiba como evitar os ataques de tubarões

Ataques de tubarão podem ser evitados com conscientização e educação ambiental, afirma especialista da USP

Especialista alerta sobre ataques de tubarão no Brasil e o que fazer para evitá-los.
Especialista alerta sobre ataques de tubarão no Brasil e o que fazer para evitá-los. Foto: Pixabay / Jornal da USP

Ataques de tubarão podem ser evitados com conscientização e educação ambiental, afirma especialista da USP

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking histórico de ataques de tubarão, calculado pelo Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão (Isaf), uma base de dados ligada ao Museu da Flórida. Ao todo, foram 107 registros, a maioria em Pernambuco. A lista é liderada por Estados Unidos e Austrália, com 1.516 e 670 casos, respectivamente.

O relatório anual mais recente é de 2020. Possivelmente influenciado pela pandemia de covid-19, esse foi o menor índice da década. Foram 57 ataques não provocados, aqueles que ocorrem no hábitat natural do tubarão, sem provocação humana. Os casos provocados ocorrem quando o humano inicia a interação com o animal, como tentar alimentá-lo ou removê-lo de redes de pesca. Não houve registros no Brasil.

Em 2021, entretanto, ao menos quatro incidentes envolvendo tubarões ocorreram no País. Dois casos fatais em Pernambuco. Os outros dois, no litoral de São Paulo, terminaram com os banhistas feridos. Apesar do aumento em relação a 2020, o Isaf aponta que as variações anuais são esperadas e não anulam a tendência de redução no longo prazo.

Um estudo da Universidade de Macquarie, na Austrália, indica que erros de identificação explicam as mordidas a humanos. Os pesquisadores utilizaram um modelo que simula a visão dos animais e, a partir dessa simulação, concluem que os tubarões confundem surfistas e banhistas com suas presas.

Edris Queiroz, doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e diretor do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente, afirma que os tubarões são predadores de topo da cadeia alimentar e, de fato, essas confusões podem acontecer. “Principalmente com os animais jovens, que são muito curiosos e mordem para saber o que é”, diz.

Porém, ele ressalta a diversidade de espécies. “Cada animal tem um hábito alimentar diferente, tem presas diferentes, então nós não podemos generalizar. Esse estudo está mais ligado aos tubarões-brancos, que têm uma ocorrência muito grande de ataques na Austrália.

Queiroz conta que, com o maior número de pessoas vivendo em regiões litorâneas e o desenvolvimento dos equipamentos de comunicação, ficou mais fácil registrar ataques de tubarão. Entretanto, os incidentes ainda são raros.“Pelo número de tubarões que nós temos no oceano, o número de acidentes que ocorrem com ataques é muito pequeno, não dá para categorizar o tubarão como uma espécie ameaçadora.”

Para evitar esses incidentes, o professor ressalta a importância da conscientização. “Se tem uma placa ‘não entre na água’, é para não entrar, porque o tubarão está lá, é o hábitat natural dele e com certeza ele pode provocar um acidente.”

A educação ambiental também é fundamental para que as pessoas conheçam a importância desses animais no meio ambiente. “Os tubarões se alimentam de uma série de outros animais, se a gente diminuir a quantidade de tubarões, levando eles à extinção, que é o que está acontecendo, em breve nós poderemos ter um problema muito grande, a gente quebra um elo da cadeia alimentar.”

O professor ressalta que, diferentemente da ideia de vilões dos mares, esses animais correm risco de extinção. Além da poluição e da perda de hábitat, há a pesca predatória, principalmente de cação. Porém, por serem acumuladores de metais pesados, o consumo de sua carne pode ser nocivo. “A importância de a gente preservar os tubarões é grande, assim a gente vai conseguir salvar os nossos mares”, conclui.

(com informações da agência USP)

Written By

Sou ávida por Shows e Realities (BBB, Fazenda, De Férias com o Ex, Largados e Pelados, The Voice, etc) e uso isso para informar quem não tem tempo para ver tudo que rola na telinha. Amo carnaval e bloquinhos.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Saúde

Diretora da OMS diz que mundo está entrando em quarta onda de covid-19 e que vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis.