Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde

Mapa aponta estado do Rio como de risco alto para a covid-19

mapa-aponta-estado-do-rio-como-de-risco-alto-para-a-covid-19

O estado do Rio entrou na zona de alto risco (bandeira vermelha) na classificação de risco para covid-19 elaborada pela Secretaria de Saúde. É a primeira vez que isso acontece desde que o governo do estado começou a fazer o monitoramento por meio do Mapa de Risco da Covid-19, em julho.

Das nove regiões do estado, cinco estão classificadas com bandeira vermelha: Metropolitana I, Baía da Ilha Grande, Serrana, Norte e Noroeste, que concentram 75,58% da população fluminense.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A 12ª atualização do Mapa de Risco da Covid-19 indica que as outras regiões (Médio Paraíba, Centro Sul, Baixada Litorânea e Metropolitana II) estão classificadas em bandeira laranja, o que significa risco moderado para a covid-19. A análise compara as semanas epidemiológicas 49 (de 29 de novembro a 5 de dezembro) e 47 (de 15 a 21 de novembro).

De acordo com a Secretaria de Saúde, cada bandeira representa um nível de risco e um respectivo conjunto de recomendações de isolamento social que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Advertisement. Scroll to continue reading.
Mapa de risco de covid-19 no estado do Rio de JaneiroMapa de risco de covid-19 no estado do Rio de Janeiro

Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde destaca que o Rio de Janeiro apresentou um expressivo aumento no número de internações e de óbitos ao longo das semanas epidemiológicas 47 e 49, relativas ao período de 15 de novembro a 5 de dezembro. “Entre essas semanas a média de internações registradas foi de 2.500 e 507 óbitos. As taxas de ocupação de leitos de UTI também indicam um agravamento do cenário”, apontou.

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação de leitos chegou a 77% na UTI e 69% nas enfermarias, com tendência de aumento a partir de 1º de novembro. Há, entretanto, diferenças entre as regiões: a Baía de Ilha Grande e o Noroeste Fluminense estavam com mais de 80% de taxa de ocupação. Nas regiões Noroeste e Metropolitana I houve redução da taxa de ocupação comparado com a semana anterior de apuração.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais, é de 90%. A ocupação nos leitos de enfermaria atingiu 83%. Segundo a SMS, a rede municipal possui 923 leitos para covid-19, deste total, 293 são leitos de UTI.

Hospitalizações

As unidades da rede municipal estão com 649 pacientes internados, sendo 277 em UTI. Na rede SUS na capital há 1.394 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 627 em UTI. Conforme a última atualização, 227 pessoas aguardam transferência para leitos na capital e na Baixada Fluminense, sendo 125 para leitos de UTI covid.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“As pessoas que aguardam leitos de UTI estão sendo assistidas em leitos de unidades, com monitores e respiradores”, informou a secretaria.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Famosos

O Rei adaptou a canção "Amigo"

Música

Alteração da lei no país elevou em casos excepcionais, a idade limite para os 30

Famosos

Atriz veste looks Giambattista Valli em um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, na Arábia Saudita

Esporte

Eigon Oliver está vivendo dias de celebridade no país da Copa

Música

Cantor comemora gravação de disco ao vivo

Famosos

Rapper usou redes sociais para acusação e causou muita polêmica

Especial para você

Famosos

Cantora surpreendeu público de show que a apoiou e aplaudiu

Bombando

Cantora testou positivo para covid e se pronunciou pelas redes

Bombando

Musa fitness gerou reações e muitos comentários com o post

Famosos

Atriz esbanja beleza em sequência de fotos em Angra dos Reis

Famosos

Cantora esbanja beleza e boa forma e fãs reagem a post

Atualidades

Segundo especialista em Medicina do Sono, noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal

Famosos

Apresentadora virou assunto na web e se explicou após o fato

Bombando

Cantora ganha declarações dos seguidores

Advertisement