Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde

Covid-19: Fiocruz quer contribuir com início da vacinação neste mês

covid-19:-fiocruz-quer-contribuir-com-inicio-da-vacinacao-neste-mes

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, em nota, que quer contribuir com o início da vacinação contra covid-19 ainda neste mês. Para isso, é necessário a realização do pedido para uso emergencial da vacina, o que deve ser feito nesta semana.

As primeiras vacinas serão importadas da Índia, um dos locais de produção da AstraZeneca, laboratório que tem parceria com a Fiocruz no Brasil. Serão 2 milhões de doses. As demais serão produzidas pela própria fundação brasileira após a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), também prevista para janeiro.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“A estratégia é contribuir com o início da vacinação, ainda em janeiro, com as doses importadas, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, e, ao mesmo tempo, dar início à produção, conforme cronograma já amplamente divulgado”, informou a Fiocruz. O pedido de registro definitivo da vacina está previsto para ocorrer em 15 de janeiro.

De acordo com a fundação, em uma reunião ocorrida recentemente entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a AstraZeneca, o laboratório mostrou a viabilidade de entregar ao governo brasileiro doses prontas da vacina para agilizar o processo de vacinação da população.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Além disso, o registro da vacina em países como Argentina e Índia, além do Reino Unido, teria aberto caminho para o pedido de importação das primeiras vacinas, já autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

A Fiocruz entregará 110,4 milhões de doses até julho deste ano. A primeira entrega ocorrerá na semana de 8 a 12 de fevereiro. “Com a incorporação da tecnologia concluída, a Fiocruz terá a capacidade de produzir mais 110 milhões ao longo do segundo semestre de 2021”, acrescentou a fundação.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Insumos

A Secretaria de Comércio Exterior publicou uma portaria proibindo a exportação de seringas, mesmo com agulhas, de 3ml, e outras agulhas que possuam as seguintes dimensões: 22G x 1”, 23G x 1” e 24G x ¾ após o dia 1º de janeiro deste ano. A exportação só poderá ser feita mediante uma licença especial.

Recentemente, o governo federal questionou empresas sobre o risco de desabastecimento de seringas. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) quer analisar se haverá risco de desabastecimento e consequente falta de acesso aos produtos, bem como a possibilidade de reajuste nos preços pelo aumento na procura. O Ministério da Saúde informou em nota que realizou pregão para compra de seringas e agulhas dentro do trâmite legal. Após a fase de recursos, a previsão é que os contratos sejam assinados ainda em janeiro.

Advertisement. Scroll to continue reading.

matéria atualizada às 19h25 para acréscimo de informações 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Televisão

Filha de Regina Duarte deixa a emissora após 34 anos

Famosos

Astro de Hollywood foi diagnosticado com demência frontotemporal

Famosos

Cantora reagiu na hora com o público: "Nunca vivi isso na minha vida"

Famosos

Atriz esbanja sua beleza em clique e ganha elogios

Big Brother Brasil

Polícia do Rio de Janeiro abre inquérito após polêmica e expulsão

Big Brother Brasil

Ex-BBB publicou vídeo antes de entrevista com Ana Maria Braga

Especial para você

Saúde

Influenciadora e empresária traz dicas essenciais para proteger a pele no verão

Saúde

Descubra quais os hábitos para cuidar da pele após os 40 anos

Saúde

Ter uma pele saudável e jovem pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor consigo mesmas e mais confiantes em sua aparência.

Atualidades

Como retomar a rotina de alimentação saudável pós fim de ano e férias?

Famosos

Ator foi uma das vítimas fatais da covid-19

Famosos

Cantora surpreendeu público de show que a apoiou e aplaudiu

Bombando

Cantora testou positivo para covid e se pronunciou pelas redes

Atualidades

Segundo especialista em Medicina do Sono, noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal

Advertisement