Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde

Anvisa, AstraZeneca e Pfizer discutem uso emergencial de vacinas

anvisa,-astrazeneca-e-pfizer-discutem-uso-emergencial-de-vacinas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu nesta quarta-feira (30) com a AstraZeneca e a Pfizer, laboratórios desenvolvedores de vacinas contra a covid-19. O tema da conversa com as empresas foi o uso emergencial das vacinas no Brasil.

A AstraZeneca, que desenvolve sua vacina em parceria com a Universidade de Oxford, informou que não há dificuldade regulatória para atender aos requisitos da agência. Segundo a Anvisa, o prazo para análise de uso emergencial é de até dez dias, a partir da entrada do pedido formal junto à autarquia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ainda de acordo com a própria Anvisa, os dados já apresentados para o registro serão aproveitados para a avaliação do uso emergencial. Com isso, o processo de análise de uso emergencial poderá ser otimizado. Também poderão ser aproveitados estudos e dados já apresentados a outros países.

No encontro, a AstraZeneca informou que o pedido de uso emergencial poderá ser feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira do laboratório no Brasil para o desenvolvimento da vacina.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Pfizer

Ontem (29), a Anvisa havia alterado dois pontos dos requisitos mínimos para submissão de pedido de autorização de uso emergencial de vacinas para covid-19. São alterações referentes à documentação necessária.

Pelas novas regras, passa a ser necessário apresentar somente “informações sobre a previsão da quantidade de produto acabado disponível para importação e/ou disponibilização”. Antes, a autarquia exigia a apresentação de um cronograma de distribuição da vacina específico para o Brasil.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Outro ponto alterado diz respeito ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a ser elaborado com os dados específicos da vacina que se pretende autorizar para uso emergencial. As mudanças foram uma resposta a um comunicado da Pfizer. O laboratório havia dito que não solicitaria o uso emergencial da vacina no Brasil por considerar que o processo envolvia entraves.

No encontro desta quarta-feira, Anvisa e Pfizer trataram do assunto. A agência informou à farmacêutica que ela poderá justificar o eventual não cumprimento de todos os itens do guia para submissão para uso emergencial, em especial o que se refere à previsão sobre o quantitativo de vacinas que poderia ser disponibilizado para o Brasil.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em nota, o laboratório entendeu, após ouvir representantes da agência reguladora, que “há a possibilidade de a Anvisa modular pontos específicos do Guia de Submissão para Uso Emergencial, possibilitando uma maior agilidade na submissão desse tipo de processo”.

No início de dezembro, a diretoria da Anvisa havia aprovado a possibilidade de ambos os laboratórios solicitarem a autorização para uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra covid 19. A autorização de uso emergencial e temporária é restrita a um “público previamente definido”, não substituindo o registro sanitário.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Famosos

Influenciadora foi internada após diagnóstico de pielonefrite

Famosos

Influenciadora surge de biquíni e mostra plenitude da gestação

Famosos

Ator e sua esposa Letícia celebraram alta da filha do hospital após sete meses

Carnaval

Cantora mostrou mais um look exclusivo do "Ensaio da Anitta"

Famosos

Marc Anthony reuniu famosos em seu casamento com a modelo Nadia Ferreira

Música

Com pegada romântica, Taylor vive paixão intensa no videoclipe

Especial para você

Atualidades

Como retomar a rotina de alimentação saudável pós fim de ano e férias?

Famosos

Ator foi uma das vítimas fatais da covid-19

Famosos

Cantora surpreendeu público de show que a apoiou e aplaudiu

Bombando

Cantora testou positivo para covid e se pronunciou pelas redes

Atualidades

Segundo especialista em Medicina do Sono, noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal

Novelas

Nicolas Prattes é um dos afetados, emissora criou novo protocolo

Televisão

Edição especial do "Bem, Amigos" foi adiada por tempo indeterminado

Famosos

Cantora afirma que sintomas estão mais leves graças a vacina

Advertisement