Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Polêmica! Show de Johnny Hooker cancelado em Itabira; entenda

Abaixo assinado afirma que cantor “fere todos os princípios da família cristã itabirana”

Abaixo assinado causa cancelamento de show de Johnny Hooker em Itabira-MG (Divulgação)
Abaixo assinado causa cancelamento de show de Johnny Hooker em Itabira-MG (Divulgação)

O show do cantor pernambucano Johnny Hooker foi cancelado na programação do 48º Festival de Inverno de Itabira, na região Central de Minas. O motivo do cancelamento não foi esclarecido na nota da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), organizadora do evento, mas ocorreu em meio a pressão de parte da população da cidade contra a apresentação do artista.

A reportagem procurou a equipe do artista no domingo (19) e, nesta segunda-feira (20), ele se pronunciou esclarecendo que o show foi cancelado porque ele precisará estender sua estadia na Europa, onde atualmente faz uma turnê. “A produção do Festival de Inverno foi maravilhosa e fez de tudo para que o show acontecesse”, escreveu, no Twitter.

Um abaixo-assinado online contra a apresentação do músico, que é gay, afirma que ela “fere todos os princípios da família cristã itabirana”. O show estava programado para o dia 9 de julho.

Na nota em que anunciou o cancelamento, a FCCDA declarou que a decisão pelo cancelamento foi tomada “em comum acordo com a produção do artista”. A fundação foi procurada pela reportagem, porém não atendeu até a finalização desta matéria.

O abaixo-assinado contra o show teve 1.097 assinaturas até a noite deste domingo (19). Ele cita que os shows de Hooker feririam o Estatuto da Criança e do Adolescente, porque não seriam adequados para essa faixa etária. O texto não diz, entretanto, o que seria contraindicado na apresentação do cantor.

Em comentários nas redes sociais, pessoas contrárias ao show lembraram uma fala de 2018, quando, durante um show, o artista disse que “Jesus é travesti”. A declaração foi feita, na época, em protesto contra o ataques à peça “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”, protagonizado por uma atriz travesti no papel de Jesus.

Por outro lado, mais um abaixo-assinado foi aberto neste domingo, desta vez pedindo o retorno do show, com 716 assinaturas até esta noite. “Itabira resiste à minoria que não nos representa, que dissemina discurso de ódio e preconceito na nossa cidade! Somos uma cidade progressista e não nos calaremos! A arte é livre. Queremos de volta Johnny Hooker na programação do Festival de Inverno!”, diz o texto.

No fim da manhã desta segunda (20/6), a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade enviou uma nota para explicar o ocorrido:

“A respeito do cancelamento do show de Johnny Hooker no 48º Festival de Inverno de Itabira, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) esclarece que o distrato se deu em comum acordo com a produção do artista. E foi motivada por um problema de agenda do cantor, que precisou estender a turnê que faz atualmente na Europa.

A princípio, Johnny Hooker se apresentaria em Itabira no dia 9 de julho. Depois de ser comunicada pela produção de que o cantor voltaria da Europa no dia 16, a FCCDA sugeriu de reagendar a apresentação no dia 17, data de encerramento do Festival. O entendimento, porém, foi de que ficaria inviável para o artista cumprir a agenda em Itabira.

Vale frisar que o destrato não acarreta em nenhum ônus para nenhuma das partes, já que o contrato ainda não havia sido assinado. O que havia sido formalizado era apenas um pré-agendamento com a produção do artista.

A FCCDA reafirma seu respeito ao trabalho de Johnny Hooker, um dos expoentes da nova geração da Música Popular Brasileira (MPB). Ao mesmo tempo, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade se posiciona sempre favorável às diversas manifestações culturais, repudia todas as declarações de cunho preconceituoso e compreende que o Festival de Inverno deve ser, necessariamente, plural e abrangente.”

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Séries

Telespectadores soltaram o verbo nas redes sociais