Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Jorge Aragão relembra carreira no Papo de Música

Cantor conversou com Fabiane Pereira sobre cenário musical e resgatou histórias do samba

Fabiane Pereira e Jorge Aragão no "Papo de Música"
Fabiane Pereira e Jorge Aragão no "Papo de Música" (Divulgação)

“Coisinha do pai”, “Vou festejar”, “Lucidez”. A lista de sucessos do sambista, cantor e compositor Jorge Aragão é daquelas que não podem faltar numa boa roda de samba, nem mesmo em uma conversa que resgata a história do gênero musical mais popular do país, como no papo comandado pela jornalista e apresentadora Fabiane Pereira em mais um episódio da temporada 2022 do Papo de Música, que este ano homenageia o maestro Letieres Leite. 

Na entrevista, que foi ao ar no último domingo, 2 de outubro, em toda a rede de rádios Novabrasil FM e chegou ao YouTube, na terça-feira, 4 de outubro, via canal Papo de Música. Assim, Fabi e Jorge resgatam histórias que delinearam a trajetória do sambista, desde os tempos do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal

Advertisement. Scroll to continue reading.

“O Fundo de Quintal nunca foi pensado como um grupo de samba por nós. Sempre foi um estado de espírito”, define o artista, que fez parte da primeira formação ao lado de Almir Guineto, Bira Presidente, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. “E a gente tocava o que gostava, não ‘o que tinha que ser feito’. Todos tinham cabeça para a liderança também, e isso instintivamente fortalecia o grupo”

Autodidata, Jorge Aragão revela que faz samba “sentindo os acordes como se fossem de Frank Sinatra”. A harmonia elaborada em cada música, aliás, é uma das características do sambista, e é a isso que ele atribui o sucesso da música “Malandro” (na voz de Elza Soares): “É uma música singela, como muitas que gravo, mas, talvez, na época, a harmonia descendo os acordes meio tom tenha dado um toque diferente”. 

Com mais de 40 anos de carreira e mais de 20 álbuns lançados, Jorge contou que a música está presente em sua vida desde a infância: “Eu me enfiava debaixo da mesa na sala, embaixo da toalha, e ficava quieto ouvindo Gonzagão”. Para ele, a definição de um grande artista se reduz a um fator: ser de verdade. “Tem que ser muito verdadeiro naquilo que faz. Talvez, o tempero de um grande artista seja a ingenuidade e a leveza em saber conduzir com as pessoas o que ele faz”, resume.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nesta temporada do Papo de Música, Fabiane Pereira ainda vai receber DjavanXenia França, Hyldon, Luedji LunaLeci BrandãoAlaíde CostaRusso Passapusso, Jup do Bairro, Teresa Cristina e MC Tha. As entrevistas que já foram ao ar estão disponíveis no canal de YouTube: acompanhe o papo com Martinho da Vila (assista aqui), Sandra de Sá (assista aqui), Chico Brown (assista aqui) e Liniker (assista aqui). Todo domingo um episódio novo vai ao ar, às 7h, na rede Novabrasil FM. Já às segundas, as entrevistas ganham as plataformas de streaming de áudio no formato podcast no perfil da Novabrasil FM e às terças, ao meio-dia, um registro audiovisual da conversa entra com exclusividade no canal Papo de Música.

Também vimos Samba nestas notícias e fotos

Advertisement. Scroll to continue reading.

Jorge Aragão, Leci Brandão e Netinho de Paula em BH. Os ícones da música irão se apresentar no Bambas do Samba 4, no dia 29 de outubro . Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Sorriso Maroto lança novo álbum: “Como Antigamente”. Grupo lança novo trabalho autoral produzido com estilo de session minimalista. Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Vai dar Samba anuncia segunda edição com Turma do Pagode, Rodriguinho, Tiee e Vitinho. Festival acontece no dia 12 de novembro, sábado, a partir das 15h, no Mineirão . Veja mais sobre Samba nessa notícia.

A noite que Príncipe Charles caiu no samba do Rio, veja o vídeo. O então príncipe do Reino Unido visitou o Brasil em 1978. Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Novo casal! Alessandra Negrini e Arlindinho flagrados em clima de romance. Atriz e sambista já foram vistos juntos até em rodas de samba. Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Aline Campos samba de biquíni em vídeo e seguidores piram. Influenciadora e musa fitness mostrou dotes físicos e de dançarina na pedra da gávea . Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Música

“Monotonía” é uma parceria da colombiana com o cantor Ozuna

Televisão

Premiação celebra maiores nomes da TV, dos filmes, da música e da cultura pop

Famosos

Rosália Lima morreu nesta segunda (5) e dupla fez comunicado

Cinema

"Mickey 17" conta história de uma expedição humana enviada para colonizar o mundo do gelo

Famosos

Atriz morreu aos 71 após batalha contra um câncer

Televisão

Ricardo Feltrin afirmou que humorista foi vítima de armação

Especial para você

Música

“Monotonía” é uma parceria da colombiana com o cantor Ozuna

Música

"Ninguém Tá Vendo Nada (Felicidade Black VI)" debate sobre racismo

Música

Cantora que largou direito para se lançar na música comemora carreira

Música

Cantor também alcança primeiro lugar no Deezer, Top 10 nas rádios e Top 1 dos videos mais visto do YouTube Brasil

Música

Segundo cantor, faixa traz uma canção "dançante, suingada, gruvada e gostosa"

Música

Atriz comemora o sucesso de carreira musical e lança novo single

Esporte

Ex-jogador deu entrevista reveladora à Sormani e Alfinete no Deu Zebra Cast

Música

Dupla lançou nas plataformas digitais o single "Tanta Lembranças"

Advertisement