Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Jorge Aragão relembra carreira no Papo de Música

Cantor conversou com Fabiane Pereira sobre cenário musical e resgatou histórias do samba

Fabiane Pereira e Jorge Aragão no "Papo de Música"
Fabiane Pereira e Jorge Aragão no "Papo de Música" (Divulgação)

“Coisinha do pai”, “Vou festejar”, “Lucidez”. A lista de sucessos do sambista, cantor e compositor Jorge Aragão é daquelas que não podem faltar numa boa roda de samba, nem mesmo em uma conversa que resgata a história do gênero musical mais popular do país, como no papo comandado pela jornalista e apresentadora Fabiane Pereira em mais um episódio da temporada 2022 do Papo de Música, que este ano homenageia o maestro Letieres Leite. 

Na entrevista, que foi ao ar no último domingo, 2 de outubro, em toda a rede de rádios Novabrasil FM e chegou ao YouTube, na terça-feira, 4 de outubro, via canal Papo de Música. Assim, Fabi e Jorge resgatam histórias que delinearam a trajetória do sambista, desde os tempos do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal

“O Fundo de Quintal nunca foi pensado como um grupo de samba por nós. Sempre foi um estado de espírito”, define o artista, que fez parte da primeira formação ao lado de Almir Guineto, Bira Presidente, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. “E a gente tocava o que gostava, não ‘o que tinha que ser feito’. Todos tinham cabeça para a liderança também, e isso instintivamente fortalecia o grupo”

Autodidata, Jorge Aragão revela que faz samba “sentindo os acordes como se fossem de Frank Sinatra”. A harmonia elaborada em cada música, aliás, é uma das características do sambista, e é a isso que ele atribui o sucesso da música “Malandro” (na voz de Elza Soares): “É uma música singela, como muitas que gravo, mas, talvez, na época, a harmonia descendo os acordes meio tom tenha dado um toque diferente”. 

Com mais de 40 anos de carreira e mais de 20 álbuns lançados, Jorge contou que a música está presente em sua vida desde a infância: “Eu me enfiava debaixo da mesa na sala, embaixo da toalha, e ficava quieto ouvindo Gonzagão”. Para ele, a definição de um grande artista se reduz a um fator: ser de verdade. “Tem que ser muito verdadeiro naquilo que faz. Talvez, o tempero de um grande artista seja a ingenuidade e a leveza em saber conduzir com as pessoas o que ele faz”, resume.

Nesta temporada do Papo de Música, Fabiane Pereira ainda vai receber DjavanXenia França, Hyldon, Luedji LunaLeci BrandãoAlaíde CostaRusso Passapusso, Jup do Bairro, Teresa Cristina e MC Tha. As entrevistas que já foram ao ar estão disponíveis no canal de YouTube: acompanhe o papo com Martinho da Vila (assista aqui), Sandra de Sá (assista aqui), Chico Brown (assista aqui) e Liniker (assista aqui). Todo domingo um episódio novo vai ao ar, às 7h, na rede Novabrasil FM. Já às segundas, as entrevistas ganham as plataformas de streaming de áudio no formato podcast no perfil da Novabrasil FM e às terças, ao meio-dia, um registro audiovisual da conversa entra com exclusividade no canal Papo de Música.

Também vimos Samba nestas notícias e fotos

Jorge Aragão, Leci Brandão e Netinho de Paula em BH. Os ícones da música irão se apresentar no Bambas do Samba 4, no dia 29 de outubro . Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Sorriso Maroto lança novo álbum: “Como Antigamente”. Grupo lança novo trabalho autoral produzido com estilo de session minimalista. Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Vai dar Samba anuncia segunda edição com Turma do Pagode, Rodriguinho, Tiee e Vitinho. Festival acontece no dia 12 de novembro, sábado, a partir das 15h, no Mineirão . Veja mais sobre Samba nessa notícia.

A noite que Príncipe Charles caiu no samba do Rio, veja o vídeo. O então príncipe do Reino Unido visitou o Brasil em 1978. Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Novo casal! Alessandra Negrini e Arlindinho flagrados em clima de romance. Atriz e sambista já foram vistos juntos até em rodas de samba. Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Aline Campos samba de biquíni em vídeo e seguidores piram. Influenciadora e musa fitness mostrou dotes físicos e de dançarina na pedra da gávea . Veja mais sobre Samba nessa notícia.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Música

Cantora afirmou que vai permanecer ao lado dos familiares

Bombando

Funkeiro viralizou após ser flagrado em cima do trio elétrico de Anitta

Música

Cantora rasgou elogios para a Boiadeira e fez comparação entre elas

Música

Cantora foi homenageada e festejou a conquista para a carreira

Música

Ele seguiu os passos do pai e também está no ramo da música

Música

Artista declarou que se deu bem ao seguir trabalhando firme

Big Brother Brasil

Banda comemora 25 anos de carreira dentro da casa mais vigiada do país