Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Chile inicia vacinação com imunizante da Pfizer-BioNTech

chile-inicia-vacinacao-com-imunizante-da-pfizer-biontech

O Chile começou hoje (24) a administrar as primeiras doses da vacina contra covid-19 da Pfizer-BioNTech a profissionais de saúde. O objetivo é avançar rapidamente em sua campanha contra o novo coronavírus, que já deixou mais de 16 mil mortos no país sul-americano. 

Chile e México foram os primeiros países da região a iniciar a vacinação. A Costa Rica também recebeu doses da Pfizer, enquanto o primeiro lote da russa Sputnik já chegou à Argentina. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Num voo procedente da Bélgica e sob medidas rígidas para mantê-las em baixa temperatura, as caixinhas com as primeiras 10 mil doses foram levadas a Santiago para dar início imediato à campanha em três hospitais. Outra remessa de 10 unidades chegará na próxima semana. 

O ministro da Saúde Enrique Paris explicou que serão recebidas 240 mil doses em janeiro e um número maior em fevereiro, até completar as 10 milhões de doses contratadas com a farmacêutica. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em meio a uma transmissão amplamente divulgada pela mídia local, uma funcionária de um hospital público foi escolhida para tomar a primeira vacina. 

“Eu entendo que as pessoas ficam desconfiadas, é uma coisa nova; mas se vacine enquanto pode, o mais rápido possível e continue se cuidando”, disse a técnica de enfermagem Zulema Riquelme, de 46 anos, após receber a dose. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

O Chile está entre os países latino-americanos com mais acordos para obtenção de vacinas de diversos laboratórios, incluindo Sinovac e AstraZeneca, além de participar do acordo global Covax. 

México

Nesta quinta-feira, o México também aplicou a primeira dose de vacina contra a covid-19, em uma enfermeira de 59 anos. É o início do plano pelo qual o governo disse que espera imunizar toda a população de 130 milhões de habitantes.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ontem, o país recebeu o primeiro lote com 3 mil doses da vacina norte-americana Pfizer, de um pedido total de 34,4 milhões feito à farmacêutica.

“Estou um pouco nervosa mas muito feliz, é o melhor presente que poderia receber em 2020”, disse María Irene Ramírez pouco antes de ser vacinada.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Isso me dá forças agora para seguir com mais segurança em meio a essa guerra invisível”, completou a chefe de enfermagem da unidade de terapia intensiva de um hospital da capital.

O México ocupa o quarto lugar no mundo entre os países com mais mortes pelo novo coronavírus (120.311), além de 1.350.079 infectados.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Hoje muda definitivamente a perspectiva, hoje temos a esperança de que com a vacina começaremos a combater de maneira muito mais efetiva esse inimigo terrível da humanidade”, disse o subsecretário de Saúde, Hugo López-Gatell, ao iniciar a vacinação.

*Com informações da Reuters

Advertisement. Scroll to continue reading.

Especial para você

Televisão

Atriz teria sido convidada pela própria autora de Travessia, da TV Globo

Famosos

Matriarca da Família Real apresenta problemas de mobilidade aos 96 anos

Esporte

Vitória deixa o Rubro-Negro na liderança do Grupo H

Esporte

Galo supera o Internacional no estádio do Mineirão

Esporte

Seleção brasileira enfrenta Chile pelas Eliminatórias com novidades na escalação

Famosos

O comediante Marcos Veras compartilhou o momento nas redes sociais

Saúde

A Fiocruz ressaltou que a vacinação de crianças e de pessoas que vivem em locais remotos é estratégica para enfrentar a covid, em pesquisa...

Atualidades

Produto está sendo testado também nos EUA e em outros países

Advertisement